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Foto: Yamaha XJ 600 Diversion

Foto: Yamaha XJ 600 Diversion

Tite o que vocˆ fala da seguinte troca: fazer 250 com 2 000 Km + R$5 000 por uma Yamaha XJ600S Diversion 93/93. 2§ dono, com c¢pia da NF original 33.000 Km impec vel. ( MICO ?)
Edvaldo – Cordeir¢polis / SP
Ed, a Diversion ‚ uma daquelas motos que infelizmente tiveram vida curta no Brasil. Hoje seria a op‡Æo que falta no mercado: 4 cilindros, mecƒnica simples, econ“mica e v rias qualidade. No entanto ‚ um grande mico preto de penachos dourados, pois importaram poucas e o valor de revenda cai mais que motoboy. Sem falar na falta de pe‡as.

KTM
Tite, Os coment rios que l¡ sobre a KTM 950 SM sÆo os melhores poss¡veis. Ser  mesmo a perfei‡Æo em forma de moto? Qual a sua opiniÆo sobre essa moto e da marca KTM? Ela ‚ importada oficialmente para o Brasil? Qual o seu valor estimado?
Rafael – Balne rio Cambori£ SC
Fala vida boa! Como vai esse balne rio chato e feio? A 990 SM ainda nÆo ‚ importada, mas a previsÆo ‚ para este ano ainda. O que acho dessa moto? Fico babando s¢ de pensar nela!  tudo que um cara como eu merecia na vida!

Imposto
Caramba, entrei no site do impost“metro e me assustei com tanta arrecada‡Æo. S¢ o estado de SÆo Paulo j  arrecadou quase R$ 200 bilhäes dos R$ 500 bilhäes alcan‡ados na £ltima quinta. E mesmo com tanta arrecada‡Æo os servi‡os p£blicos continuam prec rios. Portanto, pensem muito bem em quem votar nesta elei‡Æo, para depois nÆo chorar quando colocar sua moto novinha que j  vem com “trocentos” impostos embutidos no pre‡o, numa rodovia do governo com mais crateras que a lua.
Marcos – Nazar‚ Paulista

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Foto: KTM 990SM

Foto: KTM 990SM

Faixa
Permitam-me questionar a “exclusividade” das faixas utilizadas pelos “nibus em SÆo Paulo: al‚m destes , ambulƒncias , ve¡culos oficiais e taxis com passageiros tambem podem . Acredito ser de profundo interesse uma melhor ocupa‡Æo , em condi‡Æo de igualdade ,desse espa‡o pelas motos . Salvo melhor entendimento , isto diminuiria o estresse de todos os que se vˆem esprimidos em avenidas . Desde a d‚cada de 70 , a malha vi ria aumentou uma vez e meia e a frota de ve¡culos aumentou quase oito vezes! Resta claro tratar-se de absoluta falta de espa‡o . A faixa “exclusiva” fica ociosa em varios trechos . Quanto aos benef¡cios poderia citar:1- diminui‡Æo da quantidade dos acidentes por nÆo estarem muito pr¢ximos motos e carros ; 2- diminui‡Æo da gravidade dos acidentes ;3- redu‡Æo dos custos de atendimento a sinistros; 4- maior fluidez do tr fego;5- eventual maior substitui‡Æo de autom¢veis por motos , uma vez que seu uso em via preferencial atrairia a aten‡Æo de novos motociclistas; 6- diminui‡Æo da polui‡Æo; 7- menor gasto com combust¡vel e estacionamento; 8- aumento do espa‡o para todos os ve¡culos circularem , estacionarem , conviverem; 9- muitos outros; Assim sendo , submeto as considera‡äes descritas ao crivo da experiˆncia de voces que saberÆo utiliz -las se de fato £teis forem.
MARCIO – SÇO PAULO
Legal, eu sempre defendi a cria‡Æo de faixas preferˆncias de motos e agora o CET me surpreendeu com esta boa iniciativa. Vamos esperar que dˆ certo.

CB 500
Ai Tite como ‚ que t !blz! valeu pela dica, vou come‡ar a procurar uma cb500 em bom estado e ano nÆo muito baixo. Desculpe se achei que tu fosse corinthiano, entÆo aproveita e ajuda a torce pro colorado se campeÆo!
Samuel – Roca Sales; RS
Mas eu SOU corintiano! Mas tamb‚m gosto do Rog‚rio Ceni, por espero que ele seja campeÆo, nÆo importa em que time!

Transporte
Gostaria de parabenizar pelo site, pois tinha uma d£vida como transportar uma moto CG 150 em uma picape (montana), e j  tive minha resposta que vocˆs enviaram para uma outra pessoa. Portanto minha pergunta ‚? Posso pelo C¢digo de Transito Brasileiro (nÆo terei num um problema com a Policia Rodoviaria Federal) em transportar esta moto na picape. Vou fazer o transporte de Curitiba para o Rio de Janeiro.
GLAUBER – Rio de Janeiro
NÆo h  qualquer impedimento legal em transportar motos em picapes, desde que atenda as normas padräes, tipo nÆo rodar com a ca‡amba aberta, nÆo exceder os limites da carroceria e portar os documentos da moto.

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Carburada
Fala¡, grande Tite, mestre dos malas! T  alimentando bem a Z‚fa? pq minha pergunta ‚ sobre alimenta‡Æo. Em seus coment rios sobre uma determinada motinho injetada, vc disse q trocando de marcha ANTES dos 4.000 rpm ela economiza muito e faz quase 40km/L. pergunto: se a gente seguir a mesma regra nas CARBURADAS ser  q economiza tbm? ou vai ficar afogando a bichinha?
Mauricio – Jundiai SP
Mau, esse neg¢cio de “afogar a bichinha” t  meio esquisito! Veja bem: uma coisa ‚ uma coisa, outra coisa ‚ outra coisa e vice-versa! O que funciona para motor injetado nÆo serve para motor carburado. SÆo tecnologias diferentes que exigem pilotagem diferente.

Livro
Tite, lendo sua coluna no site www.gptotal.com.br, vc mencionou o livro ‚ proibido morrer – de Jean-Pierre Beltoise. Vc pode compr -lo no link: http://www.traca.com.br p.s. nÆo tenho nada a ver com esse site, mas acabei procurando, e achei o livro pra vc, leio o que vc escreve desde a (infelizmente) falecida revista MOTO SHOW e agora na revista MOTO.
Andre – SÆo Paulo – SP
A indica‡Æo do site ‚ excelente, mas tenho de fazer uma corre‡Æo. H  seis anos nÆo escrevo mais pra MOTO, mas sim para a DUAS RODAS.

Filtro
Tite. O que vc me diz sobre aqueles filtros de ar esportivos conicos que o pessoal anda colocando por ai? Ja tive um em minha tornado e a moto ganhou mais for‡a, alem do barulho ficar bem mais legal, mesmo eu nÆo usando uma ponteira esportiva. Agora to com uma intruder 250 e tava querendo por nela. Quais sÆo as consequencias m s de se usar este tipo de filtro, mesmo se tomando as precau‡äes de aumentar o fluxo de gasolina via giclˆ maior ou cal‡amento da agulha?
Thiago – Belo Horizonte MG
Bom, pelo jeito vc sabe exatamente o que fazer. Os preju¡zos sÆo evidentes: redu‡Æo na durabilidade do motor, aumento de consumo e de emissÆo de ru¡dos.

Mico
Prezados colegas, ha uns 4 anos comprei minha tÆo sonhada moto. Ocorre que a dois meses ela deu problema, e estou tendo dificuldades em encontrar as pe‡as, al‚m de ter sido informado dos altos custos das mesmas. Gostaria entÆo de saber se posso contar com vocˆs neste momento, no que diz respeito …s informa‡äes necess rias sobre onde encontrar as pe‡as, e os custos. A moto: cagiva holster 200. As pe‡as: -jogo de disco da embreagem; -jogo de juntas do motor. Penso que estes momentos, apesar dos transtornos, nos possibilitam conhecermos as fontes mais atenciosas e confi veis que podem nos servir.
Leandro – Curitiba – PR
Leandro, tenho m s not¡cias: vc est  com um mico dos gra£dos nas mÆos. S¢ conhe‡o uma pessoa que pode te ajudar, trata-se do boa gente Gilberto, da Age Motos de SP (11) 6915-7144 / 6163-2080.

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Verdade?
Tite, tenho um amigo que colocou um escapamento aberto e filtro esportivo na sua cbx-200 strada 98, e diz que a moto rende muito mais na cidade e principalmente na estrada. Isso pode ser verdade mudando s¢ estes itens ? Como isso funciona ?
Romero – Sorocaba
Com certeza aumentou a SENSA€ÇO de velocidade e pode ter conseguido uns 10 km/h a mais no veloc¡metro. Mas a durabilidade do motor vai pro vinagre.