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Foto: XTX 250 supermotard

Foto: XTX 250 supermotard

Esta semana aconteceu comigo uma coisa interessante: Estive em duas concession rias da Yamaha em BH para ver a nova NEO 115 e perguntar quando que chegariam as super motards baseadas na Lander. Quando mencionei as supermotards os vendedores me olharam cam aquela cara de “mais uma! de qual planeta este cara veio? ” como vi que eu estava chovendo no molhado pois at‚ o gerente veio me dizer que isto era conversa de motoboy eu pedi para usar a internet e entrei no motonline, achei a nota sua sobre as supermotards da yamaha e pronto o mundo desabou na concession ria ! Todos ficaram inconformados de que como eles trabalham para a yamaha e nÆo sabem de nada! Depois de mostrar o site e eles ficarem com as caras de tacho eu fui embora e como a mesma coisa aconteceu nas duas concession rias ficou uma duvida: Eles realmente nÆo sabem porque tem pregui‡a de se informarem a respeito ou sabem e negam para tentar vender o que est  no estoque?
Gledyston – Belo Horizonte/MG

R: Realmente nÆo sabem, pois estas informa‡äes sÆo passadas num congresso anual com os concession rios.

Travado
Agrade‡o a ante‡Æo em rela‡Æo a minha pergunta sobre o freio a disco da minha super-titan, mas o problema era simples, era s¢ uma lavagem com agua e sabÆo, pq um * pegou com a mÆo cheia de graxa no disco, e ela lambuzou tudo o meu sistema, mas agora t  bala! mas o problema passou pro freio traseiro, coloquei um pneu + esportivo (MT65 c/camera 90/90), de borracha + macia, e senti que a frenagem traseira ficou pior, a roda trava com muita facilidade e quase nÆo d  pra controlar, com o pneu original era menos sensivel, o meu paupite est  correto? ‚ pq o pneu ‚ + macio? outra coisa, li a mat‚ria sobre freios a tambor e adivinha: meu tambor travou ap¢s uma lavagem! ‚ persegui‡Æo, vou inventar uma titan com disco atras, vcs vÆo ver!
Thiago Ferreira – Hortolƒndia – SP

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R: 1) Provavelmente vocˆ nÆo regulou o freio traseiro ap¢s substituir o pneu traseiro. Como este sistema foi desajustado, no instante que se removeu o pneu ele deve ser ajustado novamente. 2) Se vocˆ quer evitar o travamento do conjunto da roda traseira nÆo deve investir o seu tempo no desenvolvimento de um disco de freio traseiro, basta tomar o cuidado de nÆo exagerar no freio dianteiro. Isso mesmo, quando se freia demais o dianteiro a transferˆncia de massa pra frente ‚ tÆo grande que a traseira fica leve e trava a roda. Por isso ‚ preciso tamb‚m frear o traseiro JUNTO com o dianteiro.

RD 135 e RD 135 Z
Caro Biagio comprei uma RD 135 motorzinho 2 tempos e tal mandei para retifica para o encamizamento esta stand e estou restaurando aos poucos mas vc sabe esta muito mexida por mexanicos entÆo fala ai qual a medida dos gicles de alta e baixa e regulagem da b¢ia e regulagem da agulha de ar.
Wamberto – Garanhuns – PE

R: Carburador da RD 135 : Tipo/c¢digo=VM24SS/2MW-00 / Marca=Mikuni / Giclˆ Principal=150 / Giclˆ de lenta=27,5 / Parafuso de regulagem de ar=1 volta e meia / Altura da b¢ia=21 mm / Rota‡Æo de marcha lenta = 1300 rpm. Carburador da RD 135 Z: Tipo/c¢digo=VM26SS/2MX-00 / Marca=Mikuni / Giclˆ Principal=145 / Giclˆ de lenta=30 / Parafuso de regulagem de ar=1 volta e (1/4) / Altura da b¢ia=21 mm / Rota‡Æo de marcha lenta = 1300 rpm

Meteu o bedelho
Ol , Biaggio e Tite!Deixem eu meter o bedelho na carta do “Coa-SP”.AmigÆo, tb tenho Yes e a vibra‡Æo dela ‚ muito sentida aos 60 km/h.De fato, d  impressÆo de algo pior.Mas ‚ do modelo.Repare que acima desta velocidade a vibra‡Æo desaparece.NÆo se preocupe, nada h  de errado.
Osmar Lima J£nior- Rio de Janeiro, RJ

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R: Da pr¢xima vez que vocˆ “meter o bedelho” fa‡a o servi‡o direito. Nos informe sobre a rota‡Æo do motor e a marcha utilizada! Obrigado por colaborar.

Ford
Ol ! SÆo duas perguntas.  poss¡vel instalar um compressor do tipo supercharge numa Vblade 250cc da Sundown? Seria poss¡vel, partindo da base desse motor chegar a uns 30 cv de potˆncia? O que seria necess rio para fazer isso com uma prepara‡Æo aspirada?
Fernando- Curitiba, PR

R: 1) NÆo somos favor veis …s modifica‡äes que nÆo sÆo homologadas pelos fabricantes. 2) O Supercharge que conhe‡o ‚ uma tecnologia da Ford.

Neutro rebelde
Caro Biaggio, estavamos comentando, entre amigos, a respeito da troca de marchas. Uma das questäes levantadas na ocasiÆo foi relativa ao “neutro” que ocorre em determinadas situa‡äes em que ao tentar passar a marcha, a alavanca emperra e nÆo entra na marcha seguinte nem permanece na anterior. Neste momento, ocorre um estraladeiro no motor e ap¢s acionarmos a embreagem e for‡armos a alavanca a marcha entra e fica tudo aparentemente normal. Pergunta: O que isso pode acarretar na moto? Por que a posi‡Æo neutro, em alguns casos, ‚ mais f cil de ser colocada com a moto desligada?
Hermes Luiz-Mossor¢/RN

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R: Muitas sÆo as causas de um engate “inadequado”, mas os problemas mais freqentes sÆo: 1) Ajuste incorreto da embreagem observe que, 11 de 10 motociclistas acionam a embreagem com os quatro dedos e adoram quando a embreagem ‚ acionada muito pr¢xima … manopla, tudo errado! Existe especifica‡Æo t‚cnica que determinam o valor desta folga do manete da embreagem al‚m do que um acionamento utilizando dois dedos mantem o restante da mÆo firme ao guidÆo. 2) Rota‡Æo de marcha-lenta muito elevada, uma rota‡Æo muito elevada dificulta o posicionamento do neutro.

Custo x benef¡cio
Biaggio, lendo as caracter¡sticas da Neo-2008, a Yamaha informa sobre o afogador eletr“nico, que ‚ que ‚ isso? NÆo era mais f cil uma inje‡Æo eletr“nica?
Marcelo – Praia Grande – SP

R: Este novo afogador permite uma partida mais confi vel e f cil al‚m de uma alimenta‡Æo de combust¡vel est vel. Esta motocicleta j  tem um valor elevado e seu custo aumentaria ainda mais com o desenvolvimento da inje‡Æo eletr“nica.

A‡o
Muito se fala em coroas de a‡o 1045 e agora est  chegando as de a‡o 1050. O que significa ser uma coroa de a‡o 1050? E a corrente deve acompanhar este tipo de a‡o, deve ser 1050 ? Marco – GUAÖBA

R: Significa conter mais carbono na sua estrutura met lica e com isto obter uma dureza maior para resistir mais. Por‚m como vocˆ mesmo questionou, resta saber se a dureza da corrente modificar  caso contr rio h  o risco de gastar mais a corrente.

Motope‡a
Comprei uma Titan 150 KS, acho que a primeira marcha ‚ muito longa, vai aos 30 e se puxar um pouquinho vai aos 40. Isto ‚ ruim para mim, pois geralmente ando muito dentro da cidade, com a esposa na garupa, ruas cheias de buracos. Gostaria de saber se posso mudar o pinhÆo para um com menos dentes para aumentar a for‡a e diminuir a velocidade, sem prejudicar (leia-se, quebrar) o cƒmbio da moto. Por questÆo de diminuir a velocidade final nÆo ‚ problema, pois nÆo passo dos 100kM/H.
Carlos – Goioerˆ-PR

R: Vocˆ pode realizar tais modifica‡äes, por‚m deve verificar quais tipos de coroa e pinhÆo estÆo dispon¡veis na sua regiÆo.