Publicidade

Domingo termina o horário de verão

A partir da zero hora do pr¢ximo domingo (25/2), os moradores das regiäes Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil deverÆo atrasar os ponteiros dos seus rel¢gios em uma hora.  o fim do hor rio de verÆo que vai provocar a mudan‡a de fuso de 10 estados mais o Distrito Federal.

Em vigor desde 5/11/2005, o hor rio de verÆo permitiu um maior aproveitamento da luz natural, trazendo benef¡cios concretos para toda a popula‡Æo.

Mais importante que diminuir o consumo de energia, a medida deslocou da demanda de energia do hor rio de pico (entre 18h e 21h) para outros hor rios.  nessa hora que as pessoas costumam chegar em casa, ver televisÆo, cozinhar, tomar banho, acender as luzes, etc. Distribuindo o consumo nesse hor rio, o sistema de abastecimento de eletricidade ‚ menos exigido, o que garante mais seguran‡a contra eventuais interrup‡äes de energia el‚trica.

Publicidade

Esclarecendo o Plano VerÆo: Qual a fun‡Æo do hor rio de verÆo?
O hor rio de verÆo visa reduzir a demanda por energia (consumo) no hor rio de “pico”, que acontece entre 18h e 21h, quando a maior parte das pessoas chega do trabalho e liga equipamentos como chuveiro el‚trico, ar-condicionado, televisor, enquanto ainda h  f bricas e lojas funcionando, al‚m da ilumina‡Æo p£blica, que acende automaticamente.

O que ‚ demanda?  a quantidade m xima de energia consumida em um determinado momento e o m ximo de capacidade que se exige do sistema el‚trico.

O que acontece com a implanta‡Æo do hor dio de verÆo? Consegue-se deslocar (antecipar) a carga de energia residencial para que esta nÆo coincida com os demais setores (industrial e comercial), pois chegando mais cedo do trabalho, as pessoas aproveitam mais a luz do dia, utilizam o chuveiro el‚trico mais cedo, etc. Vale lembrar que o chuveiro el‚trico ‚ o grande “vilÆo” do consumo de energia.

Qual o objetivo do hor rio de verÆo? Quanta energia ‚ economizada nessa ‚poca?
A diminui‡Æo da sobrecarga de energia ‚ uma maneira de economiz -la. A economia nÆo ‚ o grande objetivo, pois nÆo ‚ significativa, fica entre 0,5 e 1%. Entretanto, quando o sistema est  muito sobrecarregado (muitas pessoas utilizando uma grande quantidade de energia ao mesmo tempo), a tendˆncia ‚ que parte dessa energia tamb‚m seja perdida, logo, desperdi‡ada.
O principal objetivo do hor rio de verÆo ‚ diminuir o risco de blecaute atrav‚s da distribui‡Æo do consumo de energia para al‚m do “hor rio de pico”. O hor rio de verÆo existe desde 1931, e desde 1985 ele acontece todos os anos

Publicidade