Publicidade
Foto: Tite

Foto: Tite

Tite, j  li vc dizendo que a DR800 da Suzuki d  muita manuten‡Æo; por outro lado, sei que vc gosta e sempre elogia a DR650. Agora, qual a diferen‡a de manuten‡Æo entre as duas, se ambas sÆo monocil¡ndricas, refrigeradas a ar/¢leo, com 2 v lvulas e 2 velas, utilizam um balanceiro para diminuir a vibra‡Æo do motor, nÆo possuem regulagem de suspensÆo dianteira ou traseira, etc.?
Ralph – Rio de Janeiro – RJ
Eu pilotei muito pouco a DR 800, mas lembro que gostei muito. At‚ conhecer a DR 650, muito melhor em v rios itens. O que percebi dessas duas motos ‚ que a 800 ‚ mais indicada para longos raids tipo travessia de metade do planeta. O banco ‚ mais largo e a suspensÆo mais suave. J  a DR 650 ‚ mais vers til, econ“mica, por‚m menos confort vel. A 650 ‚ mais esportiva e a 800 ‚ mais touring. Quanto … manuten‡Æo, como todas as Suzuki monocil¡ndrica que tive, vaza ¢leo por todo lugar! Eu resolvi fazendo minhas pr¢prias juntas, mas haja saco ficar trocando de junta o tempo todo. Ah e as pe‡as sÆo caras pra chuchu!

TW 300
Ola tite. gostaria de perguntar se vc pode me afirmar se a honda vai nos presentear uma TWISTER de 300cv em setembro e vc acha que vai ser melhor que a de hoje em dia que mudan‡as vc acha que vai acorrer nela.
Junior – SÆo Jose do rio claro mt
Eu acho que seria uma Twister 300 com inje‡Æo eletr“nica e flex, pra usar  lcool ou gasolina.

Consumo
Caro Tite minha CG Sport fez ontem 500 km nas duas mediÇõÇæes de consumo que fiz, deu por volta de 25 km/L ou menos Me parece o consumo de uma TW, certo? Esperava pelo menos 30 km/h segundo o que andei lendo na net. O que pode estar havendo? 1- Ç? minha primeira moto e acabei de aprender a pilotar. 2- A moto Ǹ zero estÇ­ amaciando. 3- Aqui na cidade onde moro Ǹ ladeira para todo lado. 4- NÇœo confio na procedǦncia da gasosa dos postos daqui.
Raul – CaetitǸ, BA
Hum deixa eu ver, acho que est  havendo: 1-  sua primeira moto e acabou de aprender a pilotar. 2- A moto ‚ zero e est  amaciando. 3- A¡ na sua cidade onde mora ‚ ladeira para todo lado. 4- NÆo confio na procedˆncia da gasosa dos postos da¡.

Publicidade

Usadas
por favor como posso ter seguran‡a ao comprar uma moto usada de particular e ate de lojas peq.
silvio – sÆo paulo
Muito f cil, vc entra na ferramenta de busca e digite “Como comprar sua moto usada”.

Categorias
Gostaria de saber exatamente a diferen‡a e as categorias existentes de motos no mercado. Por exemplo: fora de estrada, estradeira, esportiva, custom, etc; enfim quais sÆo e para que cada uma ‚ indicada (tipo de terreno, altas velocidades).
Marcelo – Jaragu  do Sul, SC
Caro Tite, minha d£vida ‚ a seguinte: At‚ que cilindrada considera-se uma moto como de baixa, m‚dia ou alta cilindrada (perdoe-me a redundƒncia !). Valeu !
David – SÆo Paulo
Depende muito dos mercados, por exemplo, na R£ssia uma 500 ‚ moto grande, porque l  a maior moto produzida ‚ 500. J  na China, uma 350 ‚ grande, porque o mercado interno comercializa motos at‚ 350. J  no Brasil, uma 600 ‚ m‚dia, porque temos motos de 1.300 e at‚ a Triumph Rocket 2.300. Em suma, nÆo existe UMA classifica‡Æo, depende do mercado. Al‚m disso, as classifica‡äes trail, custom, estradeira ou esportiva tamb‚m variam de modelo e marca. Por exemplo, como classificar uma Yamaha TDM 900? Ou uma Triumph Speed Triple 1050? Em suma, nÆo d  pra classificar, porque varia muito.

Estressado e ego¡sta
Envocado Tite, cara as vezes vc parece muito aborrecido com algumas perguntas, se vc nÆo gosta de responder, vai fazer outra coisa, agora vc me responde: “Desde que minha bola de cristal quebrou eu nÆo posso mais prever se a XT 250 ser  uma moto boa ou nÆo! Posso tentar descobrir pelo tar“!” s¢ te perguntei isso pois achei que vc fosse uma pessoa com muita experiˆncia e que sabe sobre novos lan‡amentos e o que rola por ai a fora, por‚m nÆo gostei da sua resposta. Te dou um conselho, antes de responder as cartas d  umazinha com a gata! que isso as vezes, desestressa. Obs: para saber sobre desestressante nÆo olhei em bola de cristal ou joguei tar“.
Patrick – Samambaia – DF
Pois ‚, nego mala ‚ que nem mato, tem em tudo que ‚ lugar. O mala Patrick por exemplo, s¢ quer ver resolvida a SUA vida. NÆo se interessa pela vida dos outros. NÆo quer saber se eu respondo 30 cartas por sai, quer saber apenas da SUA questÆo resolvida. Ele chega num site que est  tratando do assunto XT 250 h  mais de seis meses e resolve perguntar porque nÆo tem saco de procurar no site. Se procurasse veria fotos e at‚ uma ficha t‚cnica que traduzi do japonˆs. Tamb‚m quer que o man‚ aqui “preveja” como ser  uma moto que nem sequer foi lan‡ada! E quando eu respondo que nÆo sou bidu, o mala fica nervosinho e gozadinho! Faz o seguinte, Patrick, vˆ se as mo‡as da sua fam¡lia nÆo querem desestressar comigo? E se acha que peguei pesado, pergunta pra outro site como eles acham que ser  a XT 250.

Siglas
Ol  eu tenho uma bros 150 NXR e tenho uma curiosidade !! Qual ‚ o significado das siglas que tem na maioria das motos ! Tipo NXR, CBR, CG, CB, GSX e por ai vai!
Muito obrigado desde j !
Daniel – SÆo Paulo
Fui pesquisar na imensa biblioteca motocicl¡stica do Harada e achei um livro da Honda que trata de v rios assuntos da marca, inclusive siglas. Descobri algumas coisas interessantes, tipo CB ‚ usada para motos custom; NXR para trail esportiva; CBR para super esportivas; CG para modelos b sicos com comando OHV. J  a GSX ‚ Suzuki ‚ nÆo tenho os c¢digos.

Publicidade

Farol
Possuo uma bros 125, ano 2004, sem nenhuma modifica‡Æo (possui somente pe‡as originais). Eu gostaria de saber se ‚ poss¡vel melhorar a ilumina‡Æo do farol (se poss¡vel como o da twister), pois ando muito … noite na BR 101 (trecho nÆo duplicado) e acho o farol da bros muito fraco para esse uso.
Diego – Palho‡a, SC
Existem lƒmpadas mais luminosas no mercado, mas como eles s¢ anunciam em revistas eu nÆo saberia informar quais sÆo nem onde encontrar.

Hornet
Prof.Tite,na sua bola de cristal aparece alguma mudan‡a na Hornet2007? precisamente: painel (ja alterado na europa) e, principalmente, inje‡ao eletronica? vc pode opinar? se eu tivesse certeza de q nao haveria mudan‡a,compraria agora.mas se houver possibilidade de altera‡ao, aguardarei na boa,andando de Fazer250.
Luiz – araguaina/to
At‚ agora nÆo se ventilou nada no mercado, mas ‚ poss¡vel sim, inclusive tor‡o muito para que isso se concretize porque estou louco pra ter uma moto 4 cilindros de novo, mas nÆo quero saber mais de carburador.

Pintura
Tite, estou querendo pintar a roda da minha cbx250 twister 2005 da mesma cor da 2006. Gostaria de saber a cor exata da roda. Me disseram que ‚ grafite, agora eu nao sei se ‚ isso mesmo e nem se ‚ metalico ou fosco. Gostaria que, por favor, sanassem essa d£vida.
vitor – Itanha‚m, SP
Vixe, vc foi perguntar justamente para um dalt“nico! Pe‡o ajuda aos Motonliners: qual a cor da roda da Twister 2006?

Raptor
Gostaria de saber onde encontar uma cagiva raptor 125. Caso nÆo tenha para venda aqui no brasil quais os procedimentos para levantar pre‡o e importar.
CARLOS – SÇO PAULO – SP
Sobre importa‡Æo, vc encontra a resposta no item n§ 15 do FAQ. No Brasil nÆo tenho conhecimento de nenhuma Cagiva Raptor 125 … venda.

Publicidade