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Ducati Monster 1200S

Mais de duas décadas após o lançamento da Monster, a Ducati apresenta a mais nova geração deste icônico modelo. A nova Monster 1200 2014 – e sua variação 1200S – chegam com o motor 1198 Testastretta, derivado da Superbike. Traz também novo chassi com desenhado e fabricado com novos materiais, um exclusivo modelo S com 145 hp e 12,72 kgfm de torque e peso seco de 182 kg.

Ducati Monster 1200

Ducati Monster 1200

A nova Moster 1200S  procura ainda oferecer mais conforto e ajustes para pilotos de todos os tipos e por isso traz o inovador ajuste de altura do assento e combina 8 níveis de controle de tração, 3 níveis de ABS e 3 níveis do acelerador Ride-by-wire, todos integrados nos Modos de Pilotagem que podem ser configurados com apenas o toque de um botão.

Ducati Monster 1200

Ducati Monster 1200

A nova Monster volta à suas origens com o motor Testastretta 11° DS, Desmo, refrigerado a líquido, com 4 válvulas por cilindro, e 1198cc. A segunda geração do motor Testastretta 11° com ignição Dual Spark agora vem fixado no chassi como na Panigale e que desenvolve 135 hp a 8.750 rpm e para a Monster 1200S, 10 hp extras chegando a 145 hp a 8.750 rpm. O torque máximo é de 12,03 kgfm para a Monster 1200 e 12,72 kgfm para a versão 1200 S, ambos a 7.250rpm.

Ducati Monster 1200

Ducati Monster 1200

Com corpo de borboletas circular Mikuni com Ride-by-Wire, o 1198 Testastretta 11° DS utiliza posicionamento do injetor de combustível diretamente na parte posterior quente da válvula de admissão ao invés da superfície relativamente fria da parede da porta de admissão. Isso melhora a vaporização do combustível e a eficiência gerada pelo conceito de ignição Dual Spark (DS) com duas velas por cabeçote oferece ignição mais completa e eficiente. Esse motor é fixado diretamente no chassi da nova Monster e tem os pontos de fixação do motor no cabeçote. O design deste novo e compacto chassi combina tubos de aço de maior diâmetro e treliças.

Ducati Monster 1200

Ducati Monster 1200

A Ducati deu uma atenção especial à ergonomia do novo model. Com distância entre eixos 60 mm maior, que melhora a estabilidade, e guidão 40 mm mais alto e 40 mm mais próximo do piloto, a melhora no conforto para pilotagem é sensivelmente melhor. O assento tem superfície de alta aderência e oferece 80 mm de espuma em seu ponto mais baixo e apresenta o primeiro sistema de ajuste de altura do assento da Ducati com simplicidade inovadora. Usando o simples sistema block-and-pin, o assento pode ser adaptado da altura padrão de 810 mm para 785 mm ou 745 mm na posição mais baixa. O tanque de combustível tem capacidade para 17,5 litros e foi redesenhado para moldar-se melhor às pernas do piloto.

Ducati Monster 1200

Ducati Monster 1200

A Monster usa garfos Kayaba de 43 mm totalmente ajustáveis na dianteira e suspensão Sachs na traseira com ajuste de pré-carga de mola e retorno, enquanto a Monster S tem garfos Ohlins de 48 mm totalmente ajustáveis e suspensão traseira Ohlins totalmente ajustável com reservatório integrado tipo piggy- back. Funcionando com articulação progressiva, a suspensão traseira é fixada diretamente do cilindro vertical traseiro ao monobraço oscilante de alumínio fundido. As rodas são de liga leve com 10 raios no estilo Panigale com aros 17″ para a dianteira e traseira, enquanto a Monster S apresenta um novo design nas rodas com raio usinado em ‘Y’. Ambos os modelos usam pneus Pirelli Diablo Rosso II sendo 120/70 na dianteira e 190/55 para a traseira. Os pneus usam o conceito Enhanced Patch Technology (EPT) da Pirelli que melhora a aderência e o padrão de desenho segue o Functional Groove Design (FGD) dos sulcos para melhorar a as características em pista molhada.

Motor da Ducati Monster 1200

Motor da Ducati Monster 1200

A eletrônica na Ducati Monster 1200 se destaca nos modos de pilotagem que incorpora o ABS de três níveis e o DTC de oito níveis no Ducati Safety Pack (DSP), que buscam oferecer segurança com desempenho. O sistema de Freios Bosch Brembo tem ABS de 3 níveis Bosch ABS 9MP, com sensor de pressão e sendo totalmente integrado aos Modos de Pilotagem. Enquanto o nível 1 do sistema permite uma intervenção do ABS orientada à pilotagem esportiva sem prevenção de elevação da traseira, o nível 2 proporciona a mesma intervenção com a prevenção da elevação da traseira ativada. O nível 3 proporciona o máximo em estabilidade de frenagem e prevenção de elevação traseira.

A Monster usa pinças duplas radiais Monobloc M4-32, com quatro pistões e discos de 320 mm, enquanto o modelo principal, a Monster S, é equipada com discos de 330 mm em estilo Superbike e pinças M50 Monobloc. Ambos os modelos usam bombas de freio com reservatórios remotos e disco único de 245 mm na traseira com pinça Brembo. Uma opção para desativar o ABS em cada Modo de Pilotagem individual está disponível através da instrumentação e o sistema permite que a configuração seja salva e memorizada para a próxima partida.

O Ducati Traction Control (DTC) é um sistema inteligente que atua como um filtro entre a mão direita do piloto e o pneu traseiro. Em milésimos de segundo. Ele consegue detectar e em seguida controlar o deslizamento da roda traseira, aumentando a segurança ativa e o desempenho da motocicleta, um importante componente do Ducati Safety Pack (DSP), que intervem somente no ponto de ignição. O sistema oferece oito ‘níveis de sensibilidade’, cada um destes programado com um nível de tolerância de deslizamento da roda traseira alinhado com níveis progressivos de habilidades de pilotagem classificados de um a oito. O nível um é programado para oferecer a quantidade mínima de interação enquanto o nível oito usa a quantidade máxima de interação. Mas os níveis podem ser personalizados e salvos para se adaptar ao piloto com acesso pelo menu.

Os modos de pilotagem da Ducati oferecem configurações adequadas ao piloto e ao ambiente em três pré-definições: “Sport”, “Touring” e “Urban” que podem ser mudados instantaneamente com a moto em movimento. O sistema eletrônico Ride-by-Wire (RbW) usa o acelerador e-Grip da Ducati para administrar diferentes mapeamentos para regular e entrega de potência, enquanto o DTC usa oito níveis de interação do sistema para melhorar o controle reduzindo o deslizamento da roda traseira e o processador do ABS oferece três níveis pré-programados de frenagem antitravamento.

Ficha técnica Ducati Monster 1200 e 1200S

Ficha técnica Ducati Monster 1200 e 1200S