Publicidade
Foto: Ducati 999

Foto: Ducati 999

Tite, S¢ recentemente pude ver uma Ducati 999 funcionando de perto: Linda, acabamento perfeito, e todos os elogios poss¡veis. At‚ ligar a moto. Como sou amante dos 4 cil achei horr¡vel o barulho, parecia uma Toyota com motor batido. O propriet rio falou que “at‚ 250 km/h nigu‚m fica na frente, depois disso todas as motos sÆo praticamente iguais”. Vocˆ que j  deve ter andado em v rias motos da marca:  tudo isso mesmo? Fico pensando na R1 e na Srad 1000…
Harllen – Fortaleza, CE
Rapaz, pense numa moto r pida! Hoje as esportivas de 1.000 cc tˆm desempenho muito semelhante.

SBK
Verificando no site oficial SBK, verifiquei que muitos recordes de volta r pida foram realizados a alguns anos atr s (2001, 2003). Qual a explica‡Æo para isso? A tendˆncia nÆo ‚ que com a evolu‡Æo as motos fiquem cada vez mais r pidas e aconte‡am novos recordes?
Daniel – Caxias do Sul, RS
Nem sempre! Precisa verificar em quais condi‡äes as corridas foram disputadas, qual a temperatura, condi‡Æo de piso etc. Al‚m disso, as motos originais podem at‚ evoluir, mas na hora que sÆo preparadas para competi‡Æo ficam muito equilibradas, a evolu‡Æo nas pistas ‚ muito lenta ultimamente.

Foto: Superbike

Foto: Superbike

Publicidade
Alvejado
Tite, Essa semana estava com minha CG numa BR aqui do RS e fui alvejado por uma pe‡a grande que se soltou de um carro logo … minha frente. Por sorte, nÆo me acertou e nem me fez perder o equil¡brio a quase 100Km/h. Ao chegar em casa fui perceber que a pe‡a havia acertado o escapamento pr¢ximo ao encaixe do motor amassando bastante. Al‚m de uma caneleira, vou precisar comprar um outro escapamento ou nÆo havendo perfura‡Æo ele ainda pode ser utilizado?
Felipe – Porto Alegre – RS
Eu j  levei uma pedrada no joelho! Se vc achar um bom funileiro pode conseguir desamassar seu escape batendo por dentro, nunca por fora. Se nÆo conseguir troque o escape porque atrapalha a vazÆo dos gases. E fique longe dos caminhäes e dos carros velhos.

Strada
Tenho uma Moto Strada 200cc, fiz uma adaptaÇõÇœo de Pro-link (amortecedor ǧnico central), todas as peÇõas foram adaptadas e preparadas em torneiro, a ǧnica coisa original q comprei foi o (amortecedor central, pro-link), queria tem uma opniÇœo de vcs e sua equipe de tǸcnicos e engenheiros, pra saber se afeta o quadro da moto, corre risco de quebrar ou coisa parecida! TǸm gostaria de saber se vc ja fizeram o teste de aumentar desempenho da Strada 200cc, quais as modificaÇõÇæes no motor e por aÇð vai!!
Tiago – Salvador, Ba
Bom, lamento informar que nossa “equipe de engenheiros e t‚cnicos” se resume a eu mesmo! Cara, toda adapta‡Æo requer um estudo profundo, vcoˆ pode pesquisar no f¢rum Motonline que l  tem uns negos que entendem dessas coisas. Para aumentar o rendimento da Strada vocˆ agora tem o kit da CRF 230 (comando, pistÆo, an‚is etc).

Hunter
Caro Tite, gostei do comparativo entre a Hunter 90 e a Pop 100. Eu tenho uma Hunter, gosto da moto, atende …s minhas necessidades, mas concordo com vocˆ no ponto da rela‡Æo muito longa. Vocˆ sugere alguma troca para melhorar esse aspecto?
Rossini – Dourados-MS
Sim, eu experimentaria uma rela‡Æo mais “curta” para melhorar a retomada, mas apenas um dente a mais na coroa, pouca coisa.

Consumo
Tite, àtima sua mat‚ria sobre as implica‡äes na mudan‡a de escapes, principalmente a parte que fala do refluxo dos gases frios nos escapamentos modificados. Nunca imaginei que isso acontece. Lendo o motonline fiquei impressionado quando um leitor comentou que a Honda Bros faz 25 km/l (Carta do Leito do dia 08/01). Eu tive uma XT600E 99/99 e ela fazia 20 km/l na cidade. O que faz a 150 da Honda gastar tanto?
Luciano – Bras¡lia/DF
Rapaz, a moto DO LEITOR fez 25 km/litro, nÆo significa que TODAS sejam iguais!

Publicidade

Falcon
tite a mais ou menos 2 anos acompanho suas materias e como sou fascinado pela nx4 a qual tenho de ano 2002, nÆo vejo materia mais conscistente sobre esta motocicleta, como um teste por exemplo de avalia‡Æo, e seu conceito sobre esta moto entendo que a nx4 nÆo tem uma concorrente direta para ser avaliada uma vez que entendo que a xt600 nao pode ser testada com a nx por serem motos totalmente destintas em objetivo e cilindradas , nÆo concordo nesta compara‡Æo afinal sÆo 200cc a mais ,mas como ja havia dito solicito uma avalia‡Æo sua, nÆo que eu seja totalmente cr£ com respeito a motocicletas pois eu mesmo fa‡o a manuten‡Æo em minha moto desde a lubrifica‡Æo a regulagem de v lvulas. At‚ foi bom tocar neste assunto sei que vocˆ sabe como se faz uma correta regulagem de valvulas , depois que aprendi ‚ que fui ver como os mecƒnicos quando querem sÆo rid¡culos, para quem queira eu recomendo estes cds manual de mecÆnica ‚ muito bom , mas vamos a os fatos. Tite qual sua avalia‡Æo teste da nx4 falcon.
agnaldo – v.velha ES
P ra com esse neg¢cio de me chamar de cru! Tomei sol semana passada e estou bem torrado! Eu acho a Falcon uma boa moto, mas poderia ser muito melhor se nÆo fosse exatamente igual h  mais de seis anos! A Falcon ‚ uma moto sem defini‡Æo: nÆo ‚ trail, nem urbana, nem naked, nem fun-bike, sei l ! J  pedi a moto pra teste, s¢ que at‚ hoje nÆo rolou.

Bolha
Tite, To com duas duvidas e gostaria de pedir sua opiniÆo. NÆo sei se recorda que tenho uma intruder 250 (inclusive ja te mandei fotos dela)e agora estou para pegar uma shadow 750. O caso ‚ que a minha intruder desde que peguei ela tinha uma bolha. Porem depois de um tempo resolvi tira-la e a moto come‡ou a andar mais e a beber menos. Porem vou usar a Shadow para viagens longas e passeios de final de semana. Ser  que se eu por a bolha nela ela vai perder muita final e aumentar muito o consumo? Vai perder quanto mais ou menos? Outra duvida ‚ quanto ao escape. A unica coisa que nÆo gostei na shadow ‚ o escape 2X1. Haveria muito problema se depois que a garantia acabar eu trocar por um 2×2? Um abra‡o.
Thiago – Belo Horizonte MG
Vc acaba de confirmar o que eu repito h  d‚cadas: a bolha reduz a velocidade e aumenta o consumo, afinal ‚ um arrasto aerodinƒmico! Quando escrevi isso uma vez um leitor quase me matou, me chamou de burro, idiota e outras coisas menos nobres. Vc pode colocar qualquer escape, desde que nÆo fa‡a barulho, nem prejudique o desempenho.

Escape
eu queria saber se ‚ possivel adaptar o escapamento da fazer 600 na fazer 250, e onde encontro os acessorios para a mudan‡a.
fernando – guarapuava – pr
De jeito nenhum, sÆo motos totalmente diferentes.

Quickshift
Boa tarde, tenho uma Hornet600F 2006 e estou inclinado em colocar um quickshift mas nÆo tenho certeza se esta mudan‡a ser  boa ou nÆo. A marca selecionada foi a “X” modelo TLS-QS2GPPUSH. Gostaria de saber se j  existe algum equipamento deste instalado no Brasil e pode causar algum dano a minha moto.
Andr‚ – Manaus;AM
O quickshift ‚ um sistema eletr“nico auxiliar da embreagem que funciona como se fosse um cƒmbio semi-autom tico. Normalmente ‚ usado em motos de competi‡Æo (eu j  usei) e reduz o tempo de troca de marchas. Mas para motos de rua ‚ totalmente desnecess rio.

Publicidade