Publicidade

Na busca por um público consumidor diferente de seus tradicionais “Ducatisti”, a Ducati apresentou recentemente na Europa sua Linha Scrambler, denominada como uma moto “pós-vintage” que une e mistura o tradicional e o moderno, que conserva o design retrô, mas com uma identidade própria (e tecnológica) na cor amarela, fugindo das características motos vermelhas da tradicional marca italiana, e que agora chega ao Brasil. A Scrambler tem versões diferentes na Europa, mas no Brasil só chega por enquanto com o modelo Icon, que será apresentado ao público no Salão Duas Rodas (7 a 12 de outubro), quando terá seu preço oficial divulgado. No entanto, as apostas é que o preço público sugerido da Scrambler fique um pouco abaixo do preço da Monster 821 (R$43.900,00).

O conceito da Scrambler Ducati é preservar a aparência das motos de mesmo nome fabricadas nos anos 70, quando a marca produziu a Scrambler com motores de 125 cc a 450 cc e um cilindro, mas atualizando-as ao mundo moderno. Assim, esta Scrambler moderna tem motor derivado do motor da Monster 796, de dois cilindros em “L” com duas válvulas, arrefecido a ar, com 803 cc de capacidade cúbica e que desenvolve 75 cv a 8.250 rpm e 6.9 kgfm a 5.750 rpm. Dentre as mudanças técnicas recebidas por este novo motor está a mudança de curso e diâmetro do pistão (curso 66 mm X diâmetro 88 mm) para garantir mais suavidade na aceleração em todas as fases da pilotagem.

O estilo deu origem às primeiras motos off-road

O estilo deu origem às primeiras motos off-road

Detalhes únicos, como o tubo do escapamento , dão à Scrambler um visual especialmente destacado

Detalhes únicos, como o tubo do escapamento , dão à Scrambler um visual especialmente destacado

Publicidade

A Scrambler tem na suspensão dianteira garfo Kayaba invertido com tubos de 41 mm de diâmetro e na traseira a balança é assimétrica com um amortecedor Kayaba na lateral esquerda. Os freios são a disco simples na dianteira (330 mm) e na traseira (245 mm) com pinça de fixação radial e ABS. Transmissão final por corrente acoplada ao câmbio de 6 marchas completam a novidade. Na parte estética, o motor teve as tampas de alumínio usinadas, assim com os protetores de correia. Outra mudança técnica importante foi feita nos eixos do comando de válvulas (desmodrômico), que tem ângulo de sobreposição da válvula de 11º. Este conjunto mecânico já está adequado às normas de emissões de poluentes PROMOT 4 / Fase 2.

Ducati quer "rejuvenecer" sua marca com o novo modelo

Ducati quer “rejuvenecer” sua marca com o novo modelo

Esguia e leve, pilotá-la é diversão garantida

Esguia e leve, pilotá-la é diversão garantida

Muitos outros detalhes chamam a atenção da Ducati Scrambler, como o escapamento 2 em 1 com o silenciador de alumínio, projetado especialmente para ela e que traz uma placa protetora de alumínio para proteger o piloto (e garupa) do calor e de eventuais queimaduras. As rodas de 10 raios de alumínio (18″ na dianteira e 17″ na traseira) seguem os modelos das pistas de ”flat-track” (corridas em pistas planas, de terra e normalmente ovais) e são exclusivas. O toque de modernidade segue no painel de instrumentos digital em LCD, no farol e na lanterna em LED, que combinam com materiais, formas e itens de conforto e acabamento criteriosamente escolhidos, como o braço oscilante da suspensão traseira em alumínio, entrada USB sob o banco, tanque em formato de gota e chassi de treliça em tubos de aço. O guidão alto e largo com o banco do piloto 790 mm do chão, o baixo centro de gravidade e o peso reduzido (186 kg em ordem de marcha) asseguram conforto e diversão.

Publicidade

Como o próprio nome da moto sugere – “Scrambler” significa “embaralhar” -, a motocicleta permite múltiplas possibilidades de customização, se adequando ao gosto do proprietário. Assim, a Ducati desenvolveu e coloca à disposição dos consumidores uma completa linha de peças e acessórios para customizar a Scrambler, como por exemplo, painéis laterais do tanque em fibra de carbono, opções para o para-lamas dianteiro, elevação da placa, mala para tanque, ponteira Termignoni, aro e grade para o farol, aro no painel de instrumentos, manoplas vintage, espelhos retrovisores, rodas raiadas, além de quatro versões diferentes do assento e guidão baixo cônico.

Ducati_Icon_803_FichaTecnica

A Scrambler Icon será uma das novidades da Ducati para o Salão Duas Rodas 2015, que acontece de 7 a 12 de outubro, em São Paulo, será montada no Brasil, em Manaus (AM) e estará disponível nas concessionárias Ducati de todo país em outubro.Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.