Publicidade

Dá para tornar uma moto carburada numa injetada? E ABS, é possível instalar em qualquer moto? Estas são as dúvidas do Davi Bachião. Acompanhe.

Esquema básico de injeção eletrônica para motocicletas

Esquema básico de injeção eletrônica para motocicletas

Publicidade

Gostaria de fazer algumas perguntas para o Bitenca se é que ainda é ele que responde as perguntas como antigamente quando me respondeu prontamente. Mas pode ser qualquer outro desde realmente entenda do assunto. Gostaria de saber se tem como colocar injeção eletrônica em uma CBR 1100 super blackbird 1997? E em uma Hayabusa, tem como colocar ABS e controle de tração? Como ficaria os custos para isso?

Veja a resposta do Bitenca.

David, é possível uma adaptação de injeção eletrônica numa moto carburada, mas você precisa ter conhecimentos e recursos avançados sobre o equipamento que vai instalar. O megasquirt é um sistema aberto em que qualquer pessoa pode fazer a adaptação em um motor de carburador convencional. Vai precisar pesquisar bastante e encontrar ou fabricar componentes que se adaptem bem ao seu projeto. Há fóruns no exterior onde engenheiros trocam ideias e eles podem oferecer dicas de como fazer isso.

Publicidade

Não há como prever os custos porque muitos testes devem ser realizados, sem garantia de resultado. É tarefa para uma equipe de engenheiros em um laboratório bem equipado. Quanto ao ABS e controle de tração o problema é maior e mais complicado ainda. A Bosch é a empresa que fornece uma boa parte dos projetos para os fabricantes que utilizam seus componentes em sistema OEM (componentes originais). Para um interessado em adaptar o sistema em uma moto particular esse serviço não está disponível.