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Foto: Bitenca

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Tenho uma dúvida que não quer calar. A injeção eletronica das motos são iguais a dos carro deixando de alimentar quando em reduzidas? Grato!!! Vinicius 26 São Paulo SP
R: Vinícius, A maior vantagem da injeção eletrônica é a sua “inteligência”. Nas várias condições de funcionamento do motor é possível controlar a condição ideal. Não é garantido que todo fabricante vá explorar essa vantagem ao máximo, mas é muito provável. Como nos automóveis, alguns têm mapeamento especial para quando o ar condicionado está ligado mas não todos. Nas motos, pelo número de sensores pode-se estimar o tipo de mapeamento feito e que variáveis são consideradas. O registro do posicionamento do acelerador é comum a todas as injeções e portanto é muito provável que todas tenham esse controle de fechar a alimentação na desaceleração.
Abraços, Bitenca

Gostaria de saber porque as motos do mundial de moto gp tanto as 125 como as 250 2t conseguem atingir velocidades tão altas na casa dos 250,sendo que uma moto 125 tradicional custa passar dos 110 e uma 250 como a minha fazer custa passar dos 135,sera que estes motores tem tanta potência assim,ou é devido ao giro muito alto em que trabalhão?um grande abraço e parabêns pelo site. Alexsandro 31 campo belo mg
R: Alexsandro, essas motos são construídas especialmente para as competições e possuem motores também especiais, por isso obtêm resultados bem acima de uma moto de passeio, pagam o preço de terem baixa durabilidade, mas para uma corrida de poucas horas quem se importa. Abraços, Bitenca

Foto: Bitenca

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Ola amigos prescizo saber qual a quantidade de oleo que se põe no amortecedor traseiro da tornado 250 muito obrigado pela atenção Tiago, 19 Rio Grande do Sul
R: Tiago, Esse amortecedor não é desmontável, o fabricante não especifica o
volume de óleo. Se for recuperar um desses, procure uma oficina
especializada.
Abraços, Bitenca

Gostaria de saber se tem como por um conta giro em uma cg titan 125 de ano 2001? Se tiver como por, qual vc recomenda? Atenciosamente obrigado Eduardo 23 Umuarama PR
R: Eduardo, A instalação de um conta-giros eletrônico na sua moto é possível, mas como o sistema elétrico dela não prevê isso fica bastante complicado. Somente um bom engenheiro eletrônico seria capaz de projetar e fazer um para você, não sei se compensaria. abraços, Bitenca

Olá, pessoal do Motonline, como usuário assíduo do fórum, me surgiu aqui uma dúvida. Tanque cheio pode comprometer estabilidade da moto? a minha é uma Fazer 250cc com capacidade de 19,2lts e quase sempre encho ele pra fazer média de consumo. tem perigo por ex. nas curvas em uma tocada mais esportiva ir ao chão por isso??? particularmente não percebo diferença com cheio e vazio. abraços e vida longa!!! Eduardo 24 Divinópolis, MG
R: Eduardo, A diferença é mesmo muito sutil e dependendo do modelo, da capacidade do tanque e maneira de pilotar pode-se não perceber diferença e por isso não há perigo nenhum. Eu também faço como você, para verificar o consumo sempre que completo o tanque. Vai de gosto e vida longa para você também, com tanque cheio ou não.
Bitenca

Boa tarde Estou pesquisando sobre a capacidade de carga de diversos modelos de motocicletas, porém estou tendo certa dificuldade em encontrar essa informação, os fabricantes não revelam com certa facilidade. Podem me indicar onde conseguir ? Att Pedro 35 Curitiba, Paraná
Caro Pedro, De fato algumas marcas se esquivam de dar maiores especificações de seus modelos, mas se você pesquisar com afinco pode conseguir essa informação ou diretamente dos fabricantes pelas fichas técnicas ou por email se não for publicado pela marca. Seja claro no tipo de uso que pretende que o fabricante se interessará em esclarecer.
Abraços, Bitenca

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Bom dia, primeiramente gostaria de parabenizálos pelo trabalho sério que vocês do motonline tem realizado. Gostaria de saber um pouco mais sobre a COMET GTR 250cc da kasinski. Tenho interesse mas ouvi muito pouco sobre essa moto até agora. Obtigado. Att. Sidnei. 26 Novo do Parecis, MT.
Sidnei, esse modelo é um projeto da Hyosung com tecnologia da Suzuki. Uma moto bem conceituada mas de pequena série e talvez por conta disso as peças ainda são pouco disponíveis e caras. Em contrapartida tem mais exclusividade e por conta do desenho até parece uma moto maior. Veja mais comentários em nosso forum. Abraços Bitenca.

Bitenca, v. é um grande guru do motocicleta, muito sensato e com bom humor, mas sem excesso. Ja fui um feliz dono de XT 600 E. Sugero ao colega (não informado) que volte pra XT correndo. A moto era o modelo de catalogo da Yamaha no mundo inteiro – alem disso e quase toda fabricada no Japao. Essas caracteristicas que fazem algumas motos serem de qualidade comprovada. E comprar e andar. Quanto ao consumo, quem acelera pouco gasta pouco. Klinger 42 Maringá/PR
Obrigado Klinger, Realmente os modelos fabricados em maior série têm a tendência de ter seus problemas mais bem resolvidos. Mas isso também tem suas excessões, como tudo na vida. Gostei da frase “quem acelera pouco gasta pouco”, é bem isso, mas vale mais ficar atento para o inverso: Se acelerar muito vai gastar muito e se arriscar mais. Sou contra as corridas nas ruas e estou cansado de “levar pau” de motoqueiros irresponsáveis que “se acham”. Fazem questão de passar e bloquear o nosso caminho dando uma de espertinho. Abraços Bitenca

Acabei de adquirir uma CB 500 2002 , gostaria de saber se é defeito ou normal que ao dar partida com o motor frio e engatar a 1ª marcha ela apague o motor. Depois que o motor esquenta ela fica normal. Clovis 42 Cerquilho – Sp
R: Clovis, Se você ler as cartas recentes dos leitores vai entender que isso é normal. Os discos de embreagem “colam” uns nos outros quando o motor está desligado e frio. Quando engatamos a marcha sem descolá-los esse fato faz com que o motor eventualmente apague com o tranco. Antes de engatar a marcha dê umas aceleradinhas com a embreagem acionada enquanto esquenta o motor para que o torque na campana solte os discos. Assim a marcha entra sem trancos e mais suavemente.
abraços, Bitenca

É verdade que a nova Suzuki GSX-650F é mais pesada do que sua antecessora, a GSX-750F?Como pode ser? Aristóteles 32 Aracaju,SE
Aristoteles, A GSX 650 pesa 216 kg / 85bhp (declarados) e a GSX 750F (Katana) 211 kg / 93bhp (declarados também), uma pequena diferença de peso mas uma diferença maior de potência. A nova 650 tem o motor menor e agrega todos os acessórios para controle de emissão que a antiga 750 não tinha. Talvez isso explique mas realmente não justifica esse fato estranho. Parece que a fábrica não se importou muito em melhorar esses números não é mesmo?
abraços, Bitenca
Quero opinião sobre troca de uma CB 450 ano 86, impecável, por uma Kasinski Comet GTR 250. Será que acostumo com a diferença de potencia? Piloto desde os 20 anos, ja tive três CBs, e gosto da força do motor. Pego estrada toda semana com a moto; +/- 150 Km. O principal motivo, seria economia. Como é vista no mercado esta kasinsk, principalmente pelos ladrões. No aguardo. Mauricio 50 Santo André – SP
R: Amigo Mauricio, Nós nos excluímos de dar opinião acerca de “que moto comprar”. Não podemos e não queremos nos envolver nas decisões dos nossos leitores a respeito disso. Peço que refine sua pesquisa na internet e verifique as opiniões no nosso forum.
Abraços Bitenca

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