Foto: Tite no filme

Editorial, Shineray, busanfa molhada, técnicas

Foto: Tite no filme

Foto: Tite no filme

Tite, lendo o editorial “Em busca de um sonho”, percebi que o que vocˆs fazem nÆo ‚ buscarem somente sonhos pessoais, mas concretizar o sonho de uma enormidade de amantes das duas rodas. Enquanto a nossa imagem vai ficando irremediavelmente maculada, as f bricas todas – campeÆs de venda de meios de transporte, porque s¢ investem nessa imagem da moto – fecham os olhos para oportunidades de aprimorarem em seus usu rios uma verdadeira cultura motocicl¡stica, aumentando neles a paixÆo pela moto, despertando a “alma selvagem”. Tivessem os envolvidos com o mercado motocicl¡stico a mesma inteligˆncia dos homens do mercado automobil¡stico, as vendas cresceriam mais e nossa seguran‡a cresceria muito mais. Mas t  certo. Deve ser melhor colocar uma CYGZXRR1-1000 em duas p ginas da Veja do que fomentar uma verdadeira cultura de seguran‡a e respeito pelos usu rios da motocicleta… Eles, os executivos que sequer sentam nas motos que produzem, ‚ que estÆo certos, n¢s, os apaixonados motociclistas ‚ que estamos errados.
Orlando Caetano Filho
Belo Horizonte – MG
Ao Orlando e todos os leitores que enviaram mensagens de apoio: muito obrigado, podem ter certeza que tanto eu quanto o Renzo somos dois burros velhos que nÆo desistem tÆo f cil. Como diz o budista Renzo: “a diferen‡a entre o teimoso e o bem sucedido ‚ o sucesso!”. Estou mais disposto a buscar o sucesso! J  que vocˆs foram tÆo legais, se eu fizer uma campanha “Quero a Ivete Sangalo s¢ pra mim”, vocˆs me ajudam?

Foto: NÆo basta carenagem, ‚ preciso estilo

Foto: NÆo basta carenagem, ‚ preciso estilo

Shineray
Tite, J  reclamei aqui sobre a nÆo existˆncia de motos carenadas de fabrica,com baixa cilindrada, a exemplo da saudosa cbr 450 sr.Sua resposta foi que o nosso mercado nÆo ‚ o europeu e est  mais para o indiano,bl ,bl ,bl ,etc e tal. NÆo duvido da sua capacidade de entender de motos, mercados e de outras coisa mais.No entanto aqui na regiÆo metropolitana do Recife (minha cidade faz parte), estÆo sendo vendidas aos montes, motos da marca Shinerai, chinesas, com 150 e 200cc carenadas e com painel completo. Elas nÆo tem desempenho mais satisfaz aquele sonho de ter uma moto com visual de gente grande. Aquela “coisa” que a Honda chama de pop, s¢ vejo em autorizada, e olha que passo por tres cidades para ir ao trabalho.Acho que t  na hora de dar um basta a essas “motos” sem freio a disco, far¢is que parecem velas e sem possibilidades de melhorar.NÆo tem que me explique no caso de honda e yamaha para ter um freio a disco ter que levar junto a partida el‚trica,encarecendo o produto.O cliente devia ter a possibilidade de equipar sua moto como quisesse e podesse
Raimundo – Paulista / PE
Rapaz, pense numa moto feia! Eu vi essa Shineray (que na verdade ‚ Loncin) ao vivo e achei mais feia que bater na mÆe. Mas fazer o quˆ, se tem p£blico para ela, espero que seja boa e daqui dois anos ningu‚m me escreva perguntando onde encontrar a rebimboca da parafuseta de uma Shineray 125!

Busanfa molhada
Sou prorietario de uma shadow 2002 e pela primeira vez em um final de semana deste fui para pista e para minha surpresa ap¢s 15 Km estava com a busanfa toda molhada. Sou marinheiro de primeira viagm e gostaria de saber se existe algo proveniente do aquecimento do motor ao banco que ‚ original e se existe alguma sugestÆo para reduzir este calor louco. Aguardo alguma dica daqueles que tem mais experiˆncia.
ademir – sÆo bernardo do campo-SP
Hahahahaha, desculpe a risada, mas essa da busanfa molhada foi demais! Existe uma almofada de gel vendida em lojas de produtos ortop‚dicos que serve para pacientes cadeirantes. J  uso essa almofada para viajar em locais quentes porque ajuda a arrefecer os pa¡ses baixos! Detesto ficar com o fiof¢ superaquecido!

Freio
Obrigado por publicar a foto do encontro de Fazer (a minha era a cinza quase no meio da foto e a primeira com o kit de adesivos para personalizar) e Twister – a t¡tulo de curiosidade, o organizador Adriano tem uma Twister, mostrando que os xiitas moram em outro pa¡s e de quebra deixando-nos famosos. Sobre os borrachäes meu primeiro “quase tombo” foi passando sobre um desses artigos de decora‡Æo na estrada, pois um carro que estava a minha frente desviou (era de noite) e deixou o presente todo pra mim, e ao passar por cima a roda da frente oscilou tanto que quase entrou em shimmy (isso, o famoso) e ainda tomei uma pancada pq aquela porcaria subiu e bateu bem no joelho direito. Depois da publica‡Æo sobre os fluido de freio, que tal falar sobre os aeroquips? eu instalei um de fabrica‡Æo nacional na Fazer, junto com um fluido DOT4 e o resultado foi muito bom, e melhor ainda depois da troca das pastilhas – tem uma d£vida que debatemos nos f¢runs – a distƒncia de frenagem ‚ menor, igual ou s¢ o tempo de resposta da a‡Æo no manete/freio melhora?
Renato – Embu, SP
Ikeda San, nunca fique tÆo perto de um carro a ponto de nÆo conseguir desviar de algum objeto! Quanto ao freio, sim, a malha de a‡o melhora a sensibilidade, mas nÆo reduz o espa‡o de frenagem, isso se obt‚m pela experiˆncia e troca por pastilhas mais racing.

Porcarias
Tite, sou ass¡duo leitor da SITE motonline, Tenho um terr¡vel defeito que ‚ gostar de porcaria, (unica excessÆo e ler o MOTONLINE), para que vocˆ tenha uma ideia desse problema, tenho um grande amigo chamado KLEBER TINOCO (Ninguem merece uma mala desse tamanho), para completar, agora estou querendo comprar uma AMAZONAS 1600, vocˆ teria algum material sobre esse tro‡o e mercado de pre‡os.
Olavo – Natal – RN
Bom, essa tranqueira do Kleber Tinoco ‚ pior que piolho de galinha: gruda e nÆo sai mais! Fa‡a bom proveito desse labrogeiro! Quanto … Amazonas, todas as revistas que tinha j  foram vendidas, mas vc pode obter alguma coisa com meus amigos da GHF, tente pelo site dos caras: www.ghf.com.br mas avise que ‚ meu amigo que eles sÆo mais arredios que crian‡a em dia de vacina!


TCNICAS (por Biagio Ferrari)
àleo
Tenho uma XTZ 125 e rodo diariamente cerca de 70Km em pistas de alta velocidade. Ela est  agora com 4.200km e fa‡o todas as revisäes de f brica. Pergunta: pelas caracter¡sticas de rodar bastante em altas rota‡äes, que cuidados extras devo ter com a moto? Que tipo de ¢leo/graxa devo usar na corrente desta moto? Agrade‡o desde j  pela aten‡Æo.
M rcio – Rio de Janeiro – RJ
Ol  M rcio, vocˆ dever  prestar uma aten‡Æo especial ao n¡vel de ¢leo do motor, verifique diariamente se necess rio complete ou substitua. A corrente de transmissÆo dever  ser verificada todos os dias e se necess rio ajuste a sua folga, lubrifique a corrente com ¢leo (spray) pr¢prio para corrente de transmissÆo, nÆo aconselho o uso de graxa, pois os detritos do asfalto se aderem a ela, tornando-a abrasiva, e aos inv‚s de lubrificar ela gastar  ainda mais o sistema de transmissÆo. Lembre-se que estes sÆo apenas os t¢picos de mais importƒncia para verifica‡Æo di ria, vocˆ dever  verificar tamb‚m os pneus, far¢is e luzes, freios, etc