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Foto: Tio Tite

Foto: Tio Tite

Grande Tite! gostei muito da mensagem de natal, e acho que pelo menos metade das pessoas que leram vÆo ter mais consciˆncia do que pode acontecer e das vidas que podem se desfazer se acelerarem suas m quinas e principalmente vÆo lembrar do cheque pr‚ datado.
Bruno – umuarama
Tite,gostaria de parabeniz -lo pela mensagem do final do ano, e perguntar se conhece o Piau¡, e a possibilidade de dar um curso de pilotagem aqui.
JoÆo – Oeiras – PI
JoÆo, sim conhe‡o bem o Piau¡ porque viajei demais por esse Brasil todo. A possibilidade existe sim, basta avaliar a estrutura necess ria.

Troca
Tite Minha d£vida ‚ a seguinte, gostaria de saber se ‚ poss¡vel e se h  necessidade de utilizar algum produto para “limpar” o motor da moto na hora da troca de ¢leo tenho uma CG 2003 e me preocupo com a conserva‡Æo do motor. qdo vou trocar o oleo do carro no posto, utilizo um produto que ‚ adicionado ao ¢leo momentos antes da troca, deixo o carro ligado e depois ‚ feita a troca (teoricamente com o motor sem borras por dentro). Posso utilizar na moto? E se puder como utilizo? NÆo sei qual o nome do produto ‚ importado motor tratament sei l  me dˆ uma ajuda, se tudo q falei foi besteira, mˆ de uma preciosa dica.
Pablo – Vila Velha – E.S
Pablito, seguinte, motor de carro ‚ diferente de motor de moto. No carro a embreagem ‚ seca e separada. Na moto a embreagem trabalha mergulhada em ¢leo. Qualquer produto que vc coloque pode afetar a embreagem. NÆo use nada. Essa “limpeza” nÆo ‚ necess ria, mas se quiser gastar uma grana, vc pode fazer o seguinte: coloque meio litro de ¢leo novo, gire um pouco o motor por alguns segundos e retire o ¢leo. Ele retirar  o resto de impureza, mas fa‡a isso com motor quente, E USE LUVAS, pra nÆo se queimar!

Foto: Alberto Naddeo

Foto: Alberto Naddeo

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Altitude
Tite, vou fazer uma viagem com minha DR 650, e vou passar h  6.000 m de altitude, estou prevendo problemas de mistura por conta do ar rarefeito. Como vc ‚ um especialista nessa moto, vc pode me indicar qual numera‡Æo eu devo usar de giclˆ. Ou indicar alguem que poss me ajudar.
Piti Ruas – Lagoa Santa MG
Piti, tem alguma coisa errada nesse roteiro, porque vc s¢ chega a 6.000 m de altitude na Am‚rica do Sul se vc subir o Aconc gua, o que ‚ dif¡cil pacas at‚ a p‚! Vc deve chegar ao m ximo de 3.000 m em alguns pontos do Peru e Bol¡via. Pense que no ar rarefeito a moto precisa ou de mais gasolina ou de mais ar. Trocar giclˆ da DR 650 ‚ um p‚ no saco, entÆo recomendo aumentar a vazÆo de ar. Fa‡a umas aberturas na caixa de ar de forma que vc possa fechar depois com fita e, se for o caso, retire o elemento e proteja a entrada de ar com uma meia de seda. Outra solu‡Æo ‚ criar um “afogador” improvisado, mas isso requer ajuda de mecƒnico.

Livro
Caro Tite, acabo de receber o exemplar do seu livro “O Mundo ‚ Uma Roda”. Gostaria de parabeniz -lo pelo trabalho, marcado por um estilo de narrativa inteligente e bastante humorado. J  estou … espera do pr¢ximo!
Getulio – Recife, PE
Tite, parab‚ns pelo livro. Comecei a ler e j  dei v rias risadas, inclusive assustando o pessoal l  de casa. Gostaria de parabenizar tb o pessoal da log¡stica, j  que o processo desde a compra at‚ a entrega foi muito  gil. Ah ! acabo de adquirir uma Bandit 650 N. Show de bola. Fraterno abra‡o e um feliz Natal para todos do Motonline.
Paulo – Vitoria da Conquista-Ba
Grande Mestre Titonho! Estou quase terminando de ler o seu (meu) livro! Sem palavras para dizer o quanto ‚ bom! Est  de parab‚ns e eu o recomendo para todos! agora s¢ falta as apostilas de pilotagem! agora vem a minha pergunta, vc com seu profundo conhecimento, e sendo uma pessoa que conhece o pessoal da yamaha, quando eles trarÆo a XT660X para o Brasil? quais os motivos de nÆo trazerem esta belissima motard para c ??
Thiago – Hortolƒndia-SP
Agrade‡o o elogio dos meus mais fi‚is cr¡ticos! Thiag¢n, eu nunca sei o que se passa na cabe‡a da Yamaha, mas as pesquisas de mercado que vi apontam que o brasileiro nÆo gosta do estilo Supermotard, s¢ n¢s mesmo que somos uns malucos pra gostar dessa mistura de trail com esportiva!

Pneus
Sou usu rio de CG desde 92. Em dezembro passado adquiri uma CG 150, Ks 0km. Tenho notado que o pneu traseiro (City Demon, 90/90 18 M/C 57P) traz muita inseguran‡a em asfalto molhado (nota 10 no seco) se comparado com o Mandrake. Pergunto, h  algum modelo de pneu street mais indicado para chuva? O Mandrake ‚ melhor em asfalto molhado que o City Demon? Acredito, como leigo, que o principal benef¡cio do City Demon foi maior dura‡Æo em km e redu‡Æo de consumo de combust¡vel. Por‚m, pelo desenho dele, em pista molhada deixa a desejar.
Marcelo – Brusque, SC
Vc nÆo ‚ tÆo leigo assim, porque sua an lise est  corret¡ssima! Mas o City Demon ‚ bom no molhado, ‚ s¢ uma questÆo de vc se adaptar ao pneu. Por‚m, se vc se sente mais … vontade no Mandrake, nÆo hesite em trocar. Sentir-se seguro ‚ mais importante que dados t‚cnicos.

Escape
Quais os cuidados que tenho que ter ao comprar escapamento esportivo para minha FZ6 (fazer600)?
aires – Trˆs Lagoas – MS
O primeiro cuidado ‚ pedir um laudo t‚cnico do fabricante para usar em caso de multas, depois certifique-se de que o escapamento foi testado em banco de provas tipo dinam“metro e foi feito exatamente para seu modelo de moto.

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Hornet
Tio Tite. Venho de maneira breve, tirar uma d£vida para qual nÆo encontrei resposta no forum. A H6, modelo 2006 ou 2007, tanto faz, conseguiu ou nÆo resolver o problema de refluxo do escape da modelo 2005 (ano quando foi feito o teste MTOLN)? Caso positivo, somente para o piloto ou tamb‚m para o garupa? Na m teria de lancamento da 2006 aqui do site, foi dito que sim, alguns falam de catalisador e gasolina podium, por‚m confio mais na sua opiniÆo direta. Abra‡os, aguardando a H6 com escape do modelo europeu, marcador de gasosa, Deus ou‡a para 2008.
Nelson Simäes – Rio de Janeiro, RJ
Oi primo! Eu ainda nÆo pilotei a Hornet 2006 em diante, mas acho que a gasolina de boa qualidade j  melhora bastante. Devo pegar a moto em breve e te aviso.

Pre‡o
Gostaria de saber o valor de uma Falcon 2006/2006 zero e de uma 2006/2007 zero. Quero o melhor pre‡o. Estou online no momento gostaria de saber o mais rapido possivel pois senÆo vou comprar por aqui.
antonio – joinville SC
Ant“nio, nossos servi‡os nÆo sÆo tÆo expressos assim: para saber pre‡o de qualquer moto usada use a tabela da Fipe no site da Funda‡Æo Instituto de Pesquisas Econ“micas.

Comet
Tite! Tenho uma 125 e me decidi que vou pegar uma 250 agora em Janeiro. Decidi ainda que ser  uma Comet, mas tenho uma d£vida: eu vi aqui no site o teste da Comet 250 que foi realizado em 2005, com as primeiras motos. Vocˆs vÆo fazer algum outro teste com a Phase 2? Al‚m dos cavalos a mais, o que realmente ‚ novo na Comet Phase 2?
Rosalvo – SÆo Bernardo do Campo, SP
Pelo que sei mudaram: escapamento, alimenta‡Æo e outras cositas de acabamento. Tamb‚m sei que melhorou em rela‡Æo … primeira, mas nunca pilotei pra afirmar com exatidÆo. Pesquise com os manos do nosso f¢rum Motonline.