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 imposs¡vel ignorar que o Brasil reencontrou o caminho do crescimento. Os sinais estÆo por toda a parte, com a ind£stria investindo em equipamentos para se modernizar, as a‡äes na Bolsa de Valores subindo a cada dia, ao mesmo tempo em que pesquisas indicam o aumento do poder de compra da popula‡Æo mais pobre, motivado pelo acesso a empregos formais e ao cr‚dito oferecido a juros baixos.

A grande d£vida ‚ at‚ quando teremos condi‡äes de sustentar esse ritmo em meio a problemas cr“nicos de infra-estrutura, uma legisla‡Æo tribut ria sufocante, juros ainda altos e uma ausˆncia de pol¡ticas educacionais capazes de inserir todas as classes sociais no c¡rculo virtuoso da moderniza‡Æo. Temos de criar condi‡äes para desenvolver o capital humano.

Assim, o que mais preocupa, ‚ a situa‡Æo da Educa‡Æo em nosso Pa¡s. Alguns dados sÆo estarrecedores. Uma pesquisa recente do instituto Ipsos aponta que apenas 23% dos brasileiros conseguem identificar o Estado de SÆo Paulo em um mapa. Entre os entrevistados com n¡vel universit rio, em curso ou rec‚m-conclu¡do, o ¡ndice de acertos foi de 55%. Levando-se em conta que as aulas de Geografia come‡am quando a crian‡a atinge os 9 ou 10 anos, o resultado ‚ alarmante.  um contingente enorme de profissionais que desconhece conte£do b sico … disposi‡Æo do mercado de trabalho.

Se nÆo houver uma mudan‡a significativa nesse setor, o Brasil vai parar de crescer em m‚dio prazo, sem que haja milagre para reverter o quadro. O setor de Tecnologia, por exemplo, j  prevˆ um d‚ficit de 100 mil profissionais em 2010 em nosso territ¢rio. E de nada adianta mandar o filho fazer uma faculdade nessa  rea se ele nÆo estiver preparado para enfrentar calculadoras cient¡ficas e se dedicar com afinco aos estudos.

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Nas £ltimas d‚cadas, o sistema de ensino enfrenta problemas graves, que vÆo da metodologia do ensino … ausˆncia de profissionais preparados para o magist‚rio. Para resgatar a qualidade do ensino, ‚ necess rio investimento pesado em material e no corpo docente.  uma medida que requer urgˆncia e nÆo pode mais ser adiada, sobretudo porque seus reflexos poderÆo atingir uma parcela consider vel de nossa popula‡Æo.

Os jovens tamb‚m precisam mudar seu comportamento diante da leitura. Hoje em dia ‚ dif¡cil ver algu‚m com menos de 20 anos empunhando um jornal no “nibus ou no metr“. A justificativa ‚ a mesma. A informa‡Æo vem da Internet, embora saibamos que muitos passam o tempo na frente do computador batendo papo com os amigos. Muitos sequer desconfiam de que esse tempo precioso vai fazer muita falta amanhÆ.

 nesse ponto que os aposentados tˆm a contribuir com esse debate. Se nÆo tem for‡as para mudar as pol¡ticas p£blicas da educa‡Æo, eles podem incentivar os jovens, filhos e netos principalmente, a mudar a atitude diante da leitura. Isso j  seria um bom come‡o para mudar a situa‡Æo, sem contar que serviria como uma grande heran‡a deixada para quem quer que seja. Por que nÆo come‡ar presenteando algu‚m que vocˆ gosta com um bom livro sobre geografia do Brasil? Fa‡a sua parte a favor da Educa‡Æo.


* Milton Dallari ‚ consultor empresarial, engenheiro, advogado e presidente da Associa‡Æo dos Aposentados da Funda‡Æo Cesp. O e-mail para contato ‚ o [email protected].

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