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Da mesma forma como precisamos aprender a ler, para entender o mundo e transformar o mundo.

N¢s precisamos passar por um processo de alfabetiza‡Æo tamb‚m no trƒnsito. Precisamos aprender a ler nossa cidade, nossas ruas e estradas. (Miguel Paiva – cartunista, autor da personagem Radical Chic)
A hist¢ria legal da educa‡Æo de trƒnsito no Brasil come‡a em 1991 com uma portaria do Minist‚rio da Educa‡Æo e do Desporto. O regulamento assinado pelo Ministro Carlos Chiarelli, j  continha as orienta‡äes b sicas para as escolas e professores ensinarem a educa‡Æo de trƒnsito.
Em 1993, O Simp¢sio Nacional Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito, realizado em SÆo Paulo inicia uma prega‡Æo para tornar a educa‡Æo de trƒnsito obrigat¢ria em todos os n¡veis de ensino. Participam do evento a presidente do Conselho Nacional de Educa‡Æo e especialistas da Fran‡a, Estados Unidos, Canad  e Alemanha. O documento final do evento ‚ enviado ao Presidente da Rep£blica solicitando a institui‡Æo de um ano nacional de educa‡Æo para o trƒnsito.

Em 1994, a solicita‡Æo do Simp¢sio Volvo se transforma em decreto do entÆo Presidente da Rep£blica, Itamar Franco, que institucionaliza o “Ano Nacional da Educa‡Æo para o Trƒnsito.
Finalmente, a educa‡Æo de trƒnsito ganha um cap¡tulo no novo C¢digo de Trƒnsito Brasileiro, sancionado em dia 23 de setembro de 1997, pelo Presidente da Rep£blica, Fernando Henrique Cardoso. O Cap¡tulo VI do C¢digo dispäe sobre a obrigatoriedade:
Art. 74. A educa‡Æo para o trƒnsito ‚ direito de todos e constitui dever priorit rio para os componentes do Sistema Nacional de Trƒnsito.
õ 1§  obrigat¢ria a existˆncia de coordena‡Æo educacional em cada ¢rgÆo ou entidade componente do Sistema Nacional de Trƒnsito.
õ 2§ Os ¢rgÆos ou entidades executivas de trƒnsito deverÆo promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convˆnio, o funcionamento de Escolas P£blicas de Trƒnsito, nos moldes e padräes estabelecidos pelo CONTRAN.

No ano 2000, o Programa Volvo lan‡a o projeto TRANSITANDO destinado a professores e alunos do ensino m‚dio.

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Motonline recomenda leitura completa no site da Volvo ou no link anexo.
Para quem se preocupa com os Motofretes, cumprir o que existe, diminuiria em muito os acidentes di rios. RH