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Educar desde cedo

Com o objetivo de educar os motoristas e motociclistas iniciantes, a Semana Nacional de Trƒnsito ter  como tema “Jovem: paz e amor no trƒnsito”

Como diria o velho ditado popular: “ de pequeno que se torce o pepino”. Com o aumento gradativo da frota circulante de motocicletas – sÆo cerca de 9 milhäes atualmente -, os n£meros de acidentes tamb‚m vˆm crescendo. Para diminuir as ocorrˆncias e aumentar a conscientiza‡Æo dos condutores de ve¡culos, o Conselho Nacional de Trƒnsito (Contran) decidiu voltar seus holofotes aos motoristas e motociclistas principiantes. O tema da Semana Nacional de Trƒnsito deste ano, que vai at‚ o dia 25 de setembro, ‚ “Jovem: paz e amor no trƒnsito”.

Para que a conscientiza‡Æo flores‡a em cada motociclista, alguns dados sÆo de suma importƒncia para compreender melhor a situa‡Æo. O Ibope entrevistou mil jovens entre 16 e 25 anos em 66 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes. O instituto de pesquisa revela que 61% dos motociclistas entre 18 e 25 anos pilotam sem ter a Carteira Nacional de Habilita‡Æo (CNH – categoria A). Al‚m disso, 15% dos ouvidos, entre 16 e 17 anos, afirmaram pilotar motos. Do total dos entrevistados, 79% aprenderam a andar com parentes ou amigos. S¢ 10% aprenderam a pilotar com instrutores. Outra informa‡Æo alarmante ‚ da Associa‡Æo Nacional de Transportes P£blicos (ANTP). A entidade estima que os custos anuais de acidentes de trƒnsito no Brasil ficam na casa dos R$ 28 bilhäes.

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A pesquisa do Ibope revelou tamb‚m que jovem brasileiro tem consciˆncia de que ‚ imprudente no trƒnsito. Ele reconhece que essa imprudˆncia ‚ ainda maior quando est  em grupo e acredita que este comportamento ‚ motivado pela adrenalina. Nesta idade auto-afirma‡Æo, competitividade, exibicionismo, onipotˆncia, busca de intensas e prazerosas sensa‡äes, em conjunto com a bebida alco¢lica, fazem do jovem um forte candidato a fazer parte das tristes estat¡sticas de acidentados no trƒnsito.

“Para agravar ainda mais este quadro, h  uma clara conivˆncia dos pais nesse comportamento imprudente. Al‚m dos pais ensinarem a dirigir, nos grupos de discussÆo, os jovens declararam que dirigem os ve¡culos dos pais”, avalia a coordenadora da pesquisa do Ibope, a pedagoga Nereide Tolentino. Pelo C¢digo de Trƒnsito Brasileiro, entregar ve¡culo para menores de 18 anos ‚ crime.

 por essas e outras que a cultura motocicl¡stica deve estar sempre em permanente discussÆo. Para melhorar o trƒnsito e reduzir o n£mero de acidentes ‚ preciso, segundo os pr¢prios jovens ouvidos pelo Ibope, investir em campanhas educativas, em fiscaliza‡Æo e na puni‡Æo mais rigorosa dos infratores.

Programa de Preven‡Æo de Acidentes
Desde sua funda‡Æo, em mar‡o de 1997, a Associa‡Æo Brasileira de Motociclistas (Abram) tem desenvolvido v rios projetos para que o motociclista adquira uma consciˆncia cr¡tica, de cidadania, meio ambiente e seguran‡a no transito. Para ampliar seus horizontes educacionais, a entidade lan‡ou o Programa de Preven‡Æo de Acidentes com Motocicletas (PRAM). Com foco principal nas empresas de moto-frete, o programa tem como missÆo preparar e estimular o motociclista a nÆo se envolver em acidentes de trƒnsito.
Aproveitando a Semana Nacional do Trƒnsito, coordenada pelo Contran, a Abram come‡ou a distribui‡Æo do cartaz do PRAM com a mensagem: “Vocˆ trabalha com seguran‡a hoje e garante o amanhÆ”, assim, a associa‡Æo enfatizar  a nova postura do motociclista profissional, com foco na seguran‡a no trƒnsito.

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Para Lucas Pimentel, presidente da Abram, o programa de preven‡Æo de acidentes estimular  a conscientiza‡Æo das empresas de entregas r pidas e dos motociclistas profissionais (os populares motoboys) sobre a importƒncia da seguran‡a no dia-a-dia”, enfatiza Pimentel, dizendo que hoje o PRAM conta com 50 empresas de moto-fretes e mais de 2500 motociclistas profissionais. “Responsabilidade social e seguran‡a devem andar sempre juntas. Por isso ‚ importante estar sempre equipado e antenado no que acontece a sua volta”, conclui o presidente da Abram.