Publicidade
Foto: Palestra do Tite para garotada em SP

Foto: Palestra do Tite para garotada em SP

Secretarias de Educa‡Æo de munic¡pios servidos pela Via Dutra j  estÆo comemorando.
A NovaDutra (Concession ria da Rodovia Presidente Dutra S/A) vai prosseguir em 2006 com o Programa Estrada para a Cidadania, beneficiando mais 40 mil crian‡as em 33 cidades servidas pela Via Dutra.

Lan‡ado em maio de 2005, o Programa visa levar estimular a dissemina‡Æo de informa‡äes sobre seguran‡a de trƒnsito e cidadania entre alunos da 3¦ s‚rie das redes p£blicas municipais de ensino fundamental. A a‡Æo envolveu 1.300 educadores e 40 mil crian‡as na faixa et ria compreendida entre 8 e 11 anos.

Mecƒnica
O Estrada para a Cidadania oferece conte£do did tico desenvolvido especialmente para o Programa e que leva em considera‡Æo a transversalidade entre mat‚rias. Isso significa que um mesmo assunto pode come‡ar a ser tratado na aula de Hist¢ria e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conte£dos tradicionais informa‡äes sobre trƒnsito e cidadania.

Publicidade

Para facilitar a sua assimila‡Æo pelas escolas, o Programa inclui treinamento dos profissionais de educa‡Æo, com sugestäes de exerc¡cios, trabalhos e atividades de sala. Al‚m disso, oferece material de apoio aos educadores e cartilhas aos alunos envolvidos. Todo o material ‚ fornecido gratuitamente pela Concession ria.

A prepara‡Æo de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibiliza‡Æo e oficinas de capacita‡Æo, que correm nas cidades abrangidas pelo projeto. · medida que o conte£do for ministrado, novas possibilidades de aplica‡Æo do material did tico sÆo apresentadas aos educadores.

Nas escolas, as aulas do Estrada para a Cidadania acontecem semanalmente e algumas das atividades estÆo formatadas de maneira a envolver tamb‚m os familiares das crian‡as, com exerc¡cios que precisam ser realizados em casa. Com essa dinƒmica, a NovaDutra estima que aproximadamente 200 mil pessoas serÆo atingidas pelas mensagens educativas.

33 cidades
As cidades que participam do Programa Estrada para a Cidadania no trecho paulista sÆo: Aparecida, Aruj , Ca‡apava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Guararema, Guaratinguet , Guarulhos, Jacare¡, Lavrinhas, Lorena, Pindamonhangaba, Queluz, Roseira, Santa Isabel, SÆo Jos‚ dos Campos, Silveiras e Taubat‚.

Publicidade

No trecho fluminense, serÆo abrangidas as seguintes cidades: Barra Mansa, Belford Roxo, Mesquita, Itatiaia, Nova Igua‡u, Paracambi, Pinheiral, Pira¡, Porto Real, Queimados, Resende, SÆo JoÆo do Meriti, Serop‚dica e Volta Redonda.