Publicidade

Evitar o vazamento de informa‡äes confidenciais ‚ um dos desafios empresariais do mundo moderno.

Para prevenir este problema, a Smart Solution lan‡a um sistema com recursos para seguran‡a, monitoramento, rastreamento
e bloqueio de informa‡Æo

O uso do e-mail corporativo para fins pessoais, o bate-papo com amigos no MSN e o acesso … sites nÆo relacionados ao trabalho sÆo os principais problemas enfrentados pelas empresas atualmente, chegando a comprometer at‚ 30% do tempo £til do usu rio. A afirma‡Æo ‚ de S‚rgio Mancera Jr., diretor da Smart Solutions, consultoria de solu‡äes, seguran‡a e otimiza‡Æo de recursos para internet, que acaba de lan‡ar uma nova versÆo do Smart Manager.

Trata-se de um sistema que re£ne ferramentas de monitoramento, rastreamento e bloqueio de informa‡äes empresariais. “O objetivo do sistema ‚ criar uma pol¡tica do uso da internet”, diz Mancera, exemplificando que, no caso do MSN, o Smart Manager estabelece regras que levam em considera‡Æo o perfil do usu rio, o hor rio, os contatos que serÆo adicionados e as fun‡äes a serem liberadas ou bloqueadas. “Esta dinƒmica trata os funcion rios de maneira individual, liberando mais ou menos acesso conforme a necessidade de cada um.”

Publicidade

J  para o controle de acessos … internet e e-mails pessoais, o sistema permite que os gestores determinem, por exemplo, que durante o hor rio de trabalho o usu rio acesse apenas …s p ginas relacionadas ao seu dia-a-dia e que, na hora do almo‡o e fora do expediente, o acesso aos demais sites sejam liberados. Usando um bloqueio por palavras-chaves, o Smart Manager impede a navega‡Æo em sites de relacionamento, como o Orkut, e p ginas de conte£dos indesej veis.

No caso do uso do e-mail corporativo, al‚m do monitoramento constante, o sistema ainda disponibiliza uma ferramenta de bloqueio de mensagens. “Durante o dia, quando a troca de e-mails ‚ mais intensa, esta ferramenta cadastra, identifica e bloqueia a‡äes de comportamento incomuns, como o envio de mensagens a concorrentes, que s¢ serÆo liberadas com a autoriza‡Æo de um superior”, explica Mancera.

O diretor diz ainda que nÆo ‚ preciso ser um especialista em tecnologia para gerenciar o Smart Manager, uma vez que o produto torna a administra‡Æo da rede uma tarefa simples e inteligente.