EMTU/SP inaugura bicicletário no Terminal Jabaquara, São Paulo

Usuário pode guardar a bicicleta gratuitamente todos os dias da semana

Na próxima terça-feira, 18/11, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP inaugura o bicicletário do Terminal Metropolitano Jabaquara. O presidente da empresa, José Ignácio Sequeira de Almeida, e a diretoria estarão presentes. No evento, ciclictas farão um show de acrobacias com bicicletas e a música fica por conta de um DJ. A iniciativa faz parte do Projeto Ciclista Cidadão, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

O bicicletário é gratuito e funciona das 6 às 22 horas, todos os dias, com capacidade para guardar 230 bicicletas. Para utilizá-lo, o usuário deve levar um dispositivo de segurança (trava ou cadeado) e preencher uma ficha de cadastro.

O Projeto Ciclista Cidadão acompanha a importância que a bicicleta vem conquistando como meio de transporte complementar do percurso dos usuários entre a residência e os sistemas existentes: Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU/SP. Além de ser um veículo não motorizado e, portanto, não poluente, a bicicleta é um meio de atender as pessoas de baixa renda que residem em locais de difícil acesso para o transporte público.

Este é o segundo bicicletário do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara). O primeiro foi inaugurado em julho de 2007 no Terminal Metropolitano São Bernardo. Além disso, os novos terminais da EMTU/SP, em Hortolândia e Campinas, também tem local reservado para as bicicletas. Em Hortolândia, o ciclista também tem como opção a ciclovia da Avenida Olívio Franceschini, inaugurada em setembro deste ano junto com o Corredor Metropolitano Noroeste, que liga os municípios de Campinas, Hortolândia e Sumaré.