Publicidade

A sétima edição do maior evento de cicloturismo do Brasil começou hoje, em pleno feriado.

O VII Encontro de Cicloturismo e Aventura que dessa vez acontece no estado de Santa Catarina, considerado um dos mais propícios para a prática de cicloturismo no Brasil, começa hoje e termina no domingo, dia 23.

O Encontro que tornou-se o maior evento voltado para a atividade no país, acontece em Camboriú e reúne cerca de 250 apaixonados por bicicleta vindos de diversas regiões do país. Muitos deles, de bicicleta!

São quatro dias de intensa programação e confraternização, com passeios, exposições fotográficas e palestras relacionadas ao ciclista no trânsito, ajuste da bicicleta para o cicloturismo, roteiros e viagens.

Publicidade

Os passeios percorrem as estradas de terra e asfalto da região de Camboriú (90 km da capital, Florianópolis), uma pacata cidadezinha rodeada de muito verde, e próxima às belíssimas praias da badalada Balneário Camboriú. Com diversas trilhas e opções de turismo rural, é um excelente destino de cicloturismo.

Como nos anos anteriores, não é necessário ser atleta para participar. As pedaladas são em ritmo de passeio e com carro de apoio. Contudo, o uso do capacete é obrigatório! Não se esqueça o seu!

Confira a programação das palestras:
Navegação e GPS – Navegação em mapas topográficos e utilização do GPS em viagens de bicicleta. Que equipamentos utilizar e como utilizá-los para melhorar suas viagens.
por Paulo Roberto Cunha, Rodrigo Telles e Adilson dos Santos

Bike Fit para Cicloturismo – O ajuste e as adaptações da bicicleta para o cicloturismo são diferentes do mountain bike em competições. O objetivo deste workshop é mostrar como tornar sua bicicleta mais confortável e adaptada para o seu corpo, evitando dores e prevenindo lesões.
por equipe do Clube de Cicloturismo

Publicidade

Santiago de Compostela por Dois Hospitaleiros – O Caminho de Santiago de Compostela do ponto de vista de um casal que, além de já tê-lo percorrido, passou uma temporada como hospitaleiros voluntários em um albergue do caminho. por Carlos Beppler e Malú França

Leis de Trânsito para Ciclistas – Pedalar exige responsabilidade e é fundamental que todo ciclista esteja plenamente ciente de seus direitos e obrigações nas ruas e estradas. A grande vantagem é que as leis são na maioria bastante boas para o ciclista.

Caminho do Peabiru – Rota indígena pré-colombiana que ligava o Atlântico ao Pacífico passando pelos Andes e que foi percorrida por dois cicloturistas brasileiros. Por Fernando Angelletto e Luiz Carlos Pereira

Caminho da Fé – A já tradicional rota de peregrinação brasileira com cerca de 400 km de extensão e com um dos mais difíceis relevos do Brasil. A opinião e as dicas de vários cicloturistas sobre esse caminho. Por Rodrigo Telles e Eliana Garcia

Publicidade

Velotour – Vale Europeu – Viagem com maior número de cicloturistas autônomos do país que aconteceu no Vale Europeu, SC. Relatos e vídeos deste evento. Por Walter Magalhães

E mais: Passeios – Quatro passeios em trilhas e estradas da região de Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema, sempre em ritmo leve e com carro de apoio.

Exposições – Exposições fotográficas de viagens de bicicleta.

Test Ride – Teste de bicicletas carregadas com alforjes durante os passeios.

Confraternização – Momento reservado para integração e confraternização dos participantes do encontro.

Organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, instituição criada em 2001 com o objetivo de difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta, por meio da promoção e troca de informações e experiências entre cicloturistas, o Encontro é destinado a todo público interessado na atividade. Desde aqueles que estão querendo começar até os que já fizeram longas viagens por outros países e que tenham em comum, é claro, a paixão pela bicicleta e pela natureza!

VII ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Data: 20 a 23 de Novembro de 2008
Local: Colégio Agrícola de Camboriú – Camboriú – SC
Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil