Publicidade

 A ocasião histórica acontecerá durante o evento 10º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, que este ano será realizado no estado do Rio de Janeiro, de 12 a 15 de novembro, na cidade serrana de Santa Maria MadalenaPela primeira vez, ciclistas brasileiros terão a oportunidade de ouvir e dialogar com três viajantes que já deram a volta ao mundo de bicicleta., considerada um dos desafios máximos do cicloturismo. A ocasião histórica acontecerá durante o 10º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, que este ano será realizado no estado do Rio de Janeiro, de 12 a 15 de novembro, na cidade serrana de Santa Maria Madalena.

Os debatedores serão Antonio Olinto, Argus Caruso e Artur Simões, que viajaram por cerca de três anos, em épocas diferentes e extraíram desta aventura experiências também distintas. O resultado está apresentado em livros, sites, palestras, exposições fotográficas e outros projetos envolvendo o cicloturismo.

Somadas, as três viagens ao redor do globo totalizam 116 mil km, cheios de histórias, sonhos e muito aprendizado.
Promovido pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, e 10º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura ainda terá outras atividades, todasa voltadas para os amantes da bicicleta.

Mobilidade Urbana
Além de agradáveis passeios by bike, o evento contará com uma forte programação de palestras e cursos, com cicloturistas experientes em várias áreas, inclusive, um debate sobre os novos conceitos de Mobilidade Urbana e a bicicleta inserida no dia a dia das cidades, também com figuras importantes nessa área. E, para completar as atividades, sera realizada uma oficina de Desidratação de Alimentos para viagens e palestras com relatos de inspiradoras viagens por Cuba, Santiago de Compostela, Alpes e uma Volta pela América do Sul.

Publicidade

O cicloturista não tem preocupação com performance ou velocidade, ele busca conhecer mais a fundo os locais onde passa, aproveitando o máximo da cultura, gastronomia, natureza e principalmente o contato com as pessoas. E é neste espírito que será comemorado o 10º Encontro de Cicloturismo, onde são esperados 150 participantes, de diversos estados do país.

Sobre o Clube de Cicloturismo
O Clube de Cicloturismo completa em 2011 dez anos de fundação e vê com entusiasmo o crescimento da atividade no país. Com cerca de 15 mil cadastrados, de todos os estados do Brasil, a entidade vem mostrando que viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e consciência ambiental.

Um dos grandes objetivos do Clube nestes dez anos foi mostrar que qualquer pessoa, desde que adquira um condicionamento físico mínimo, pode realizar uma viagem de bicicleta. “Muita gente acha que somos atletas e que seria impossível para qualquer pessoa, realizar uma viagem de bicicleta” diz Eliana Garcia, fundadora do Clube de Cicloturismo. “Mas o que temos constatado é que um número cada vez maior de pessoas estão percebendo que da mesma forma como andavam de bicicleta quando crianças, podem voltar a fazê-lo com a mesma alegria depois de adultas”.

Evento:
10 º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Público: Todos os interessados em saber mais sobre bicicleta e viagens
Quando: de 12 a 15 de novembro de 2011
Local: Santa Maria Madalena – RJ
Informações e Inscrições: www.clubedecicloturismo.com.br

Publicidade

Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil
Patrocínio: CatEye, Amazonas Bike e Pref. de Santa Maria Madalena
Apoio: Via Pedal, FECIERJ, Pousada Verbicaro, BikeBross, Rio Estado da Bicicleta, SETRANS-RJ, Alforjes AraraUna