untcicloitled

Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura acontece de 12 a 15 de novembro

 Para celebrar dez anos do evento, o Clube de Cicloturismo vai reunir grandes nomes do cicloturismo brasileiro. Uma chance única de conhecer e pedalar com quem marcou história nas aventuras de bicicleta . O Clube de Cicloturismo completa em 2011 dez anos de fundação e vê com entusiasmo o crescimento da atividade no país. Com cerca de 15 mil cadastrados, de todos os estados do Brasil, a entidade vem mostrando que viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e consciência ambiental.

Um dos grandes objetivos do Clube nestes dez anos foi mostrar que qualquer pessoa, desde que adquira um condicionamento físico mínimo, pode realizar uma viagem de bicicleta. “Muita gente acha que somos atletas e que seria impossível para qualquer pessoa, realizar uma viagem de bicicleta” diz Eliana Garcia, fundadora do Clube de Cicloturismo. “Mas o que temos constatado é que um número cada vez maior de pessoas estão percebendo que da mesma forma como andavam de bicicleta quando crianças, podem voltar a fazê-lo com a mesma alegria depois de adultas”.

O cicloturista não tem preocupação com performance ou velocidade, ele busca conhecer mais a fundo os locais onde passa, aproveitando o máximo da cultura, gastronomia, natureza e principalmente o contato com as pessoas.

E é neste espírito que será comemorado o 10º Encontro de Cicloturismo, onde são esperados 150 participantes, de diversos estados do país. A faixa etária que costuma comparecer ao Encontro também é bem variada, desde crianças com os pais até cicloturistas na terceira idade.

Além de passeios de bicicleta, o evento contará com uma forte programação de palestras e cursos, com cicloturistas experientes em várias áreas. Teremos um incrível Bate Papo com três brasileiros que já deram a Volta ao Mundo de Bicicleta, um Debate sobre a História do Cicloturismo e da Bicicleta no Brasil, com dois especialistas na área. E também uma boa conversa sobre os novos conceitos de Mobilidade Urbana, a bicicleta inserida no dia a dia das cidades, também com figuras importantes nessa área. Além disso, teremos uma Oficina de Desidratação de Alimentos para viagens e Palestras com relatos de inspiradoras viagens por Cuba, Santiago de Compostela, Alpes e uma Volta pela América do Sul.

A cada ano o Encontro de Cicloturismo é realizado num local diferente, sempre em regiões que tenham belas paisagens e estradinhas de terra tranqüilas para se pedalar. O local escolhido este ano não poderia deixar de ser especial. Santa Maria Madalena, no Estado do Rio de Janeiro, é conhecida como terra de Dercy Gonçalves, que fica numa região de impressionantes afloramentos rochosos e muita natureza preservada. Os passeios foram escolhidos dentre os mais belos atrativos do município. A cidade também é sede do Parque Estadual do Desengano que agora é o ponto de partida para um novo circuito de mountain bike.

Sob a organização do Clube de Cicloturismo do Brasil, o Encontro terá o patrocínio de CatEye, Amazonas Bike e Prefeitura de Santa Maria Madalena, e, apoio de Via Pedal, FECIERJ, Pousada Verbicaro, BikeBross, Rio Estado da Bicicleta, SETRANS-RJ e Alforjes AraraUna.

Serviço: 10 º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Público: Todos os interessados em saber mais sobre bicicleta e viagens
Quando: de 12 a 15 de novembro de 2011
Local: Santa Maria Madalena – RJ
Informações e Inscrições: www.clubedecicloturismo.com.br
Atenção: Inscrições somente até dia 06/11