Publicidade

Enduro da Grande Natal - Campeões do ano passado querem manter o título

Nielsen Bueno, Martinho Duarte, Gregório Caselane e Rafael Gaertner abrem campeonato brasileiro de olho nos títulos das duas primeiras etapas da temporada 2009, que acontecem na capital potiguar neste final de semana.

O piloto Nielsen Bueno é uma das presenças mais esperadas nas etapas de abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, que acontecem em Natal neste final de semana. Nielsen foi o campeão da temporada 2008 na categoria -E1-, considerada a mais disputada e, portanto, mais importante da competição. As provas potiguares vão ter como cenários os terrenos arenosos de Pium e Pirangi do Sul, na região metropolitana de Natal. O desafio conta com mais de oito quilômetros de especiais em linha reta, uma especial em circuito de 2.3 quilômetros e um -Extreme Test- em um clube fechado. A largada e chegada acontecem no Praia Shopping, em Ponta Negra.

Nielsen Bueno é conhecido pela técnica apurada de pilotagem, é mineiro e tem excelentes lembranças das etapas realizadas em Natal no campeonato do ano passado, -venci as provas no Rio Grande do Norte e, sabendo que cada competição é uma realidade completamente diferente, não posso confiar nos resultados do passado. Quero muito defender o título e vou brigar por isso-, entrega o competidor.

Publicidade

Outro piloto que promete se esforçar para ser destaque no Enduro da Grande Natal é Gregório Caselane. Ele foi campeão da temporada passada na categoria -E2- e também venceu em Natal. –Gostei muito de competir na cidade e vencer em um terreno tão diferente do que estou acostumado foi uma surpresa, essa experiência pode ser um bom diferencial em relação aos outros pilotos–, conta.

Com Martinho Duarte, da categoria Nacional, a situação é contrária. O piloto não participou da prova potiguar de 2008, mesmo assim, tem boas expectativas e confia nas orientações passadas por amigos que estiveram na disputa natalense antes, –me contaram muita coisa sobre as características de terrenos e sobre a competitividade dos pilotos locais–. Martinho foi campeão da categoria no ano passado e pretende buscar a liderança logo no inicio da competição, –em um campeonato tão disputado como é o Brasileiro de Enduro Fim não dá para ter outro pensamento, tem que entrar para ficar nas cabeças logo no começo, senão pode ser tarde demais–, afirma.

Rafael Gaertner, da -Over 35-, a categoria “E3”, mostra confiança para a abertura do brasileiro da modalidade. Ele diz que treinou muito para as provas inicias da temporada e que quer, no mínimo, ficar em terceiro lugar do ranking, “não vou dizer que vou vencer na primeira, mas vou dar o meu melhor para ficar bem perto”. Rafael é o atual campeão da categoria.

Público terá chance de acompanhar o evento
Essa é uma das primeiras provas do Campeonato Brasileiro de Enduro a estar tão próximo da zona urbana. Largada e chegada do evento acontece do Praia Shopping, com especiais já bem próximo, distante menos de um quilômetro. As primeiras motos partem às 11h e retornam por volta das 17h. Já no domingo, a largada acontece às 9h.

Publicidade

Além dos destaques nacionais, o evento tem expectativa de receber uma média de 100 competidores. O Enduro da Grande Natal abre o Campeonato Brasileiro do esporte neste ano nos dias 18 e 19 . A prova é válida por duas etapas do Brasileiro e por duas do Campeonato Norteriograndese da modalidade. O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM deste ano terá 14 etapas, realizadas em três regiões brasileiras (Nordeste, Sudeste e Sul). O Enduro da Grande Natal é regido pelo Regulamento do Campeonato Brasileiro de Enduro e da Confederação Brasileira de Motociclismo. As etapas potiguares são realizadas pela Femorn – Federação de Motociclismo do Rio Grande do Norte com promoção da A. Aquino Eventos Esportivos. As provas têm patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da SEEL – Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e co-patrocínio da KTM Mania.

Programação – Enduro da Grande Natal
Sexta-feira (17/04)
A secretaria de prova abre das 10h às 22h;
Briefing – 20h, no Beach Resort;
Festa do evento – às 22h no espaço do Chapplin.

Sábado (18/04)
A secretaria abre às 8h;
Vistorias – 9h;
Parque fechado – abre às 9h30 e fecha às 10h30;
Largada – 11h (Praia Shopping);
Previsão de chegada – 17h (Praia Shopping).

Domingo (19/04)
Largada às 9h (Praia Shopping);
Previsão de chegada às 13h (Praia Shopping);
Resultados e Premiação às 17 horas (Praia Shopping).

Publicidade