Encarando as dificuldades da Estrada Real nas imediacoes de Ouro Preto (MG)

Enduro da Independência: Emerson Loth vence primeiro dia

Encarando as dificuldades da Estrada Real nas imediacoes de Ouro Preto (MG)

Encarando as dificuldades da Estrada Real nas imediações de Ouro Preto (MG)

Direto de Mariana (MG) – Nesta quinta-feira (4) São Pedro atendeu às preces de todos os competidores do primeiro dia de provas do Enduro da Independência 2014 e não mandou a chuva que ronda os céus do leste de Minas Gerais. Isso foi um alívio para os competidores pois as trilhas do dia, que secas já são difíceis, iriam ficar impraticáveis caso a chuva viesse.

Foi nesse cenário que o piloto paranaense Emerson Loth, o Bombadinho (Pro Tork), venceu o primeiro dia da competição realizado nas trilhas da Estrada Real na região de Mariana (MG). Com 47 pontos, ele foi o segundo na primeira etapa e o primeiro na segunda parte da competição. Em segundo ficou o gaúcho Michel Luiz (VM Motos) e em terceiro, o atual campeão Jomar Grecco (Sherco), de Pedra Azul (ES).

A surpresa do dia foi a revelacão do francês Adrien Metge (Honda Motofield), que disputando uma prova de regularidade pela primeira vez, sem estar familiarizado com a utilização das planilhas indispensáveis ao enduro de regularidade, venceu a primeira etapa, mas errou na segunda parte da competição ficando em 12º. Ele terminou em 4º na classificação geral e permanece na disputa. Ainda faltam 3 dias de competição.

Passando pela Estrada Real nos arredores de Mariana e Ouro Preto, trechos de elevado nível de dificuldade

Passando pela Estrada Real nos arredores de Mariana e Ouro Preto, trechos de elevado nível de dificuldade

Bombadinho declarou que gostou desse primeiro dia e não achou tão “pedreira” como se esperava: “Foi muito bom, estava bastante rápida, muitas pedras mas consegui imprimir um bom ritmo. Estou muito satisfeito”, disse o piloto, que pretende manter a mesma estratégia para os próximos dias.

Amanhã (sexta-feira) o Independência continua, com previsão de largada do primeiro piloto às 7h, para os de 242 km de muita adrenalina por trechos que vão deixar as pedras e se embrenhar nos históricos cafezais que foram a base econômica do Estado de Minas, juntamente com a exploração de minério. O primeiro piloto deve chegar a Manhuaçu (MG) aproximadamente 14 horas, onde uma grande estrutura está sendo preparada para receber os mais de 400 destemidos pilotos.

Somente no domingo (7) será conhecido o 32º campeão da prova de enduro de regularidade mais tradicional do Brasil. O vencedor, além de levar pra casa a desejada Taça dos Campeões e ter a sua posse por um ano, eternizará seu nome gravado no cobiçado troféu.

Durante o percuso deste primeiro dia, em alguns momentos os competidores passaram próximos a lugarejos, ocasião em que os moradores largam tudo que estão fazendo para ver as motos passarem. Curioso é o fascínio que as máquinas exercem principalmente sobre as crianças, cujos olhinhos nem piscam de tanta curiosidade.

O maravilhoso sorriso do pequeno fã

O maravilhoso sorriso do pequeno fã

 

Mapa do primeiro dia – percurso em laço (Mariana a Mariana)

Enduro da Independência 2014 - mapa do primeiro dia

Enduro da Independência 2014 - mapa do primeiro dia

Os 10 primeiros da categoria Máster – EI – 1º dia
Colocação – Nome piloto – pontos ganhos – colocação duas etapas do dia
1º – Emerson Loth Bombadinho – 47 (2-1)
2º – Michel Luiz Cechet – 42 (3-2)
3º – Jomar Grecco – 38 (4-3)
4º – Adrien Metge – 34 (1-12)
5º – Rodrigo Amaral – 33 (6-4)
6º – Oriel Neto – 30 (7-5)
7º – Lucas Nunes – 25 (11-6)
8º – Ronaldi Santi – 25 (8-9)
9º – Alysson Silva – 22 (13-7)
10º – Gianino Coscarelli – 20 (14-8)

Como será o segundo dia – 05/09 Sexta-feira
Percurso: Mariana (MG) – Manhuaçu (MG)
Distância a ser percorrida: 242 km
Local de largada: Arena Mariana
Local de chegada: Parque Exposições de Manhuaçu
Horários: Largada 1º piloto às 7h  –  Previsão chegada 1º piloto às 14h40
Neutros: Acaiaca (com posto), Urucânia (sem posto) e Santa Margarida (com posto)
Primeira etapa: Até Urucânia, trecho longo, com estradas e muito “single tracks”. Dia de transição ao terreno mais liso e estradas rumo ao Mirante do “Cerca-Lá”. Vai exigir atenção ao roteiro.
Segunda etapa: De Urucânia à Santa Margarida. Trecho de terreno liso em alguns cafezais. Exigirá atenção ao roteiro, habilidade, resistência e técnica.
Principal sufoco: Mirante do “Cerca-Lá”, trilha de pedras em alta altitude.

Mapa do segundo dia:

Enduro da Independência - mapa do segundo dia

Enduro da Independência - mapa do segundo dia

Programação total da Edição de 2014

Programação do Enduro da Independência 2014

Programação do Enduro da Independência 2014

Roteiro completo da prova

Roteiro completo do Enduro da Independência 2014

Roteiro completo do Enduro da Independência 2014



Mário Sérgio Figueredo

Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.