Publicidade

A 31ª edição do Enduro da Independência começou para valer nesta quarta-feira (4). Em dia nublado e em alguns trechos com chuva, os pilotos partiram de Vitória (ES) rumo a Venda Nova do Imigrante (ES) em 217 quilômetros de percurso. A competição, que promete ser acirrada, teve início com um empate entre dois capixabas na categoria Master: Jomar Grecco e Carlos Minet, ambos com 47 pontos. Na primeira etapa Minet, piloto da casa, levou a melhor e Jomar, da vizinha Pedra Azul, ficou em segundo. Já na parte final as posições se inverteram e por ter vencido a última etapa Grecco fica na frente na corrida pelo título de 2013.

 

O Enduro da Independência nesta quarta-feira foi de Vitória (ES) rumo a Venda Nova do Imigrante (ES)

O Enduro da Independência nesta quarta-feira foi de Vitória (ES) rumo a Venda Nova do Imigrante (ES)

“Já deu para sentir como serão os próximos dias. Apesar de as últimas trilhas serem bem travadas, o roteiro está mais aberto, diferente das demais edições. Estou bastante focado em conquistar esse título e a oportunidade é boa. Afinal, já são quatro vezes batendo na trave”, conta Jomar, que nunca venceu o Independência e coleciona quatro vice-campeonatos.

Publicidade
Jomar Grecco

Jomar Grecco

As primeiras trilhas do Enduro da Independência foram de adaptação para os pilotos, com um grau de dificuldade menor do que vem pela frente. A prova passou pela região de Santa Leopoldina, Marechal Floriano e Pedra Azul. Um dos trechos mais temidos foi uma subida de pedras, que deu trabalho até para quem tem bastante experiência na competição. “Gostei muito da prova do primeiro dia. Foi bem solta e o fato de nós capixabas conhecermos bem os terrenos acabou nos dando uma pequena vantagem”, explica Minet.

Nesta quinta-feira (5), os competidores partem de Venda Nova do Imigrante rumo a Minas Gerais, passando por Conceição do Castelo (ES), Ibatiba (ES) e Pequiá na divisa dos dois estados, até chegar a Manhuaçu (MG) em 204 quilômetros de trilhas.

A edição 2013 do Enduro da Independência vai até sábado (7), dia em que é comemorado a Independência do Brasil. Serão no total 821 quilômetros de trilhas até Ouro Preto (MG), através da Rota Imperial, caminho utilizado por Dom Pedro II em viagens ao interior do país. Cerca de 400 participantes estão divididos em 12 categorias: Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Junior, Dupla Graduado, Over 55, Feminino, Novato e Dupla Estreante. A Vintage será apenas no último dia da competição.

Publicidade

Confira os 5 primeiros de cada categoria:

Programação:

5/9 (Quinta-feira)
Venda Nova do Imigrante (ES) a Manhuaçu (MG)
Total percurso – 204 km

Publicidade

6/9 (Sexta-feira)
Manhuaçu (MG) a Viçosa (MG)
Total percuso – 231 km

7/9 (Sábado)
Viçosa (MG) a Ouro Preto (MG)
Total percurso – 168 km

O Enduro da Independência 2013 tem patrocínio da Honda, Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Ipiranga, Instituto Rota Imperial, Microcity, Prefeitura Municipal de Vitória, Cervejaria Backer e Plena Alimentos. Apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e Motostreet.