Publicidade

O final de semana foi rico no quesito competições off-road acontecendo Brasil afora, com diversas provas de diferentes modalidades ocorrendo ao longo dos dias 23 e 24 de junho. O 12º Enduro das Neves movimentou Braço do Norte (SC), a terceira etapa da Copa EFX de Enduro foi até Itupeva (SP), em Uberlândia (MG) houve prova pelo Mineiro de Hard Enduro e em São José (SC) teve etapa válida pelo estadual de Motocross.

Jomar Grecco vence Enduro das Neves e assume liderança no Brasileiro de Enduro Regularidade. Foto: Equipe Yamaha o2BH Racing

Jomar Grecco vence Enduro das Neves e assume liderança no Brasileiro de Enduro Regularidade. Foto: Equipe Yamaha o2BH Racing

Emerson Loth (Team Rinaldi)

Emerson Loth (Team Rinaldi)

O Enduro das Neves, penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro Regularidade, foi crucial para a soma de pontos dos pilotos. Jomar Grecco e Fábio Coelho Amaral, da Equipe Yamaha O2BH Racing, conquistaram importantes vitórias e abriram vantagem na liderança. Grecco, bicampeão brasileiro e tetracampeão do Enduro da Independência, chegou à Santa Catarina com o segundo lugar na temporada e assumiu a ponta graças a sua vitória na categoria principal, a Master. Agora, Jomar tem 423 pontos – 33 de vantagem na liderança, sobre os 390 de Tunico Maciel (CRF 450RX, Honda Racing). Emerson ‘Bombadinho’ Loth (Team Rinaldi) foi o terceiro colocado na disputa, somando os pontos necessários para se manter na terceira colocação no Brasileiro, com 326 pontos.

Publicidade
Dário Julio (Honda Racing) toma distância na Over 40. Foto - Gerson Coas/Mundo Press

Dário Julio (Honda Racing) toma distância na Over 40. Foto – Gerson Coas/Mundo Press

Fábio Amaral venceu mais uma pela categoria Brasil, conquistando vitória em 14 (das 16) etapas realizadas até aqui. O piloto compete com a Yamaha TT-R 230, enquanto Grecco corre a bordo da Yamaha WR 450F. Na categoria Over 40, o mineiro Dário Júlio (Honda Racing) conquistou nova vitória e está com uma mão na taça, distante 32 pontos do segundo colocado, Clécio Hiert. “Foi um ótimo resultado, agora fiquei em uma situação bastante confortável para disputar a decisão do Campeonato Brasileiro e confirmar a taça em Viana (ES)”, disse Dário. O piloto tem três títulos nacionais no currículo pela categoria Master e busca sua primeira conquista pela Over 40, pilotando uma Honda CRF 230F.

Júlio Ferreira, vencedor da categoria Elite e da Geral - Foto: Lucídio Arruda/Publix

Júlio Ferreira, vencedor da categoria Elite e da Geral – Foto: Lucídio Arruda/Publix

A equipe Honda Racing está perto do título, também, na Copa EFX Brasil. A competição realizou sua terceira etapa em Itupeva, utilizando partes dos circuitos de motocross e velocross da pista Kalango Cego em conjunto com as trilhas dos arredores especialmente preparadas para o evento. O novo traçado foi palco para nova vitória de Júlio Ferreira, que permanece invicto na temporada 2018 na categoria principal, a Elite. A quarta etapa será realizada no dia 29 de julho e marca a estreia de Bueno Brandão (MG) no calendário da competição.

Publicidade
Ripi Galileu (Rinaldi Team) não teve dificuldades para vencer etapa do Mineiro de Hard Enduro. Foto - Gustavo Narciso

Ripi Galileu (Rinaldi Team) não teve dificuldades para vencer etapa do Mineiro de Hard Enduro. Foto – Gustavo Narciso

Competições estaduais também levaram grande público às pistas. Em Uberlânda, Ripi Galileu (Team Rinaldi) não teve dificuldades para vencer a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Hard Enduro 2018 pela categoria Gold. O percurso teve 24 quilômetros de extensão, passando por terrenos compostos por pedras soltas, subidas íngremes e cavas fundas, tudo dentro de uma mata de calor e umidade intensa. A largada contou com um prólogo, pista cheia de obstáculos, como troncos e pneus posicionados em diferentes formatos. O Campeonato Mineiro de Hard Enduro 2018 volta a reunir seus competidores no dia 21 de julho, no município de Mariana.

Chumbinho foi o mais rápido na categoria MX4 no Catarinense de Motocross

Chumbinho foi o mais rápido na categoria MX4 no Catarinense de Motocross

Já o Campeonato Catarinense de Motocross teve vitória de Milton “Chumbinho” Becker, que representa a equipe Pro Tork Racing Team. A terceira etapa ocorreu no Motódromo Marronzinho, localizado em São José, cidade da Grande Florianópolis. “Foi um grande resultado, estou muito feliz”, comemora o piloto da categoria MX4, invicto na temporada. O Campeonato Catarinense de Motocross 2018 tem a quarta etapa programada para acontecer nos dias 21 e 22 do mês de julho, no município de Ermo.

Publicidade

separador_rally

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza