Publicidade
Foto: Jean e Matheis

Foto: Jean e Matheis

Equipe Petrobras Lubrax apresenta seus pilotos para 2008. Nas motos, Rodolpho Matheis estr‚ia como companheiro de equipe de Jean Azevedo no Dakar 2008

A grande novidade da categoria motos da equipe brasileira da Petrobras Lubrax que ir  participar da 30¦ Rally Dakar 2008 ‚ a chegada de um jovem refor‡o. Isso porque Jean Azevedo estar  acompanhado de Rodolpho Mattheis, de 25 anos. O piloto, que estreou no Rally dos Sertäes em 2005, j  participou de provas importantes em 2007, como o Rally de Las Pampas, que percorreu mais de 4 mil quil“metros entre Bariloche, na Argentina, e Iquique, no Chile. Na competi‡Æo off-road mais perigosa do planeta, Mattheis competir  na categoria Maratona com uma KTM 450.

A largada da competi‡Æo est  marcada para o dia 5 de janeiro, em Portugal, com t‚rmino previsto para o dia 20 do mesmo mˆs na chegada a Dakar, no Senegal. Ao todo serÆo 15 etapas distribu¡das por pouco mais de 9 mil quil“metros percorrendo Portugal, Marrocos, Mauritƒnia e Senegal. S¢ na categoria motos estÆo inscritos 245 pilotos.

Publicidade

Nesta entrevista, realizada em SÆo Paulo antes do embarque para A Europa, o piloto Rodolpho Mattheis conta suas expectativas para a estr‚ia na competi‡Æo e d  mais detalhes de sua participa‡Æo pela equipe Petrobras Lubrax.

INFOMOTO – Como come‡aram as negocia‡äes com a equipe Petrobras Lubrax?
Rodolpho Mattheis – Eu j  conhecia o Jean Azevedo desde 2005, quando comecei a fazer alguns treinamentos junto com ele. Em 2006 me dediquei integralmente ao motociclismo para poder me preparar melhor para o campeonato brasileiro, tamb‚m ao lado de Jean. Com a amizade, em 2007 veio o convite para fazer parte da equipe Petrobras Lubrax, primeiramente como “mochileiro”, ou seja, para ajudar em uma assistˆncia r pida. Com toda essa proximidade, no decorrer da hist¢ria fui convidado a fazer parte da equipe para competir no Dakar 2008 como piloto oficial ao lado do Jean e representar o Brasil na categoria Maratona.

INFOMOTO – Qual moto vocˆ ir  pilotar?
Mattheis – A equipe optou por um modelo mais leve e menor que a moto a ser utilizada pelo Jean, que competir  com uma KTM 690. Dessa forma, na minha estr‚ia, vou usar uma KTM 450, um modelo ideal para adquirir maior experiˆncia …s dif¡ceis condi‡äes do Dakar.

INFOMOTO – Por falar em Dakar, como est  a expectativa em estrear na competi‡Æo?
Mattheis – Estou bastante ansioso, o cora‡Æo nÆo p ra! Cada vez que vai chegando mais pr¢ximo ao dia da largada o “friozinho” na barriga cresce. Pela grandeza da competi‡Æo est  sendo um grande sonho poder estrear no maior rali do mundo.

Publicidade

INFOMOTO – Em sua opiniÆo, qual o maior desafio a enfrentar?
Mattheis – O maior desafio vai ser administrar bem os problemas que surgirem, tanto no que diz respeito … moto, como na parte f¡sica. Tenho consciˆncia que terei que poupar ao m ximo o equipamento e minhas emo‡äes, sem entrar naquela empolga‡Æo de um competidor me passar e eu querer ir atr s para pass -lo de volta. NÆo! O desafio vai ser adquirir experiˆncia para conseguir chegar ao final com seguran‡a e, claro, se poss¡vel, em uma boa coloca‡Æo. NÆo tenho muita experiˆncia em desertos, entÆo pretendo ter muita cautela durante a prova para terminar bem a competi‡Æo.

INFOMOTO – Qual seu principal objetivo na estr‚ia do Dakar?
Mattheis – O Dakar tem aquela tradi‡Æo de ser uma competi‡Æo dif¡cil e amea‡adora para muitos pilotos. E nesta 30¦ edi‡Æo nÆo vai ser diferente. L¢gico que meu principal objetivo numa competi‡Æo ‚ a vit¢ria, no entanto, sei que estou estreando e tamb‚m sei que nÆo se pode almejar muito logo na primeira participa‡Æo. Dessa forma, meu principal objetivo ‚ dar o m ximo de mim e ajudar a equipe a fazer um bom trabalho. Acho que assim uma boa coloca‡Æo acaba sendo a conseqˆncia de tudo.

INFOMOTO – Como foi sua rotina de treinamentos e prepara‡Æo para enfrentar o Dakar?
Mattheis – Nossa rotina de treinamentos est  sendo realizada em SÆo Jos‚ dos Campos (SP) e Cabo Frio (RJ) e est  dividida em trˆs partes. Em primeiro lugar temos a prepara‡Æo f¡sica, onde fazemos quase quatro horas de exerc¡cios musculares todos os dias. A outra parte inclui aulas de mecƒnica para que possamos solucionar problemas b sicos que venham a acontecer durante a competi‡Æo. E por £ltimo temos os treinamentos de pilotagem, realizados na regiÆo de Cabo Frio (RJ) e no deserto de Atacama, no Chile, lugares que simulam bem as condi‡äes enfrentadas no Dakar.

INFOMOTO – Como ‚ trabalhar ao lado de Jean Azevedo?
Mattheis – Al‚m de ser um grande sonho, est  sendo uma oportunidade £nica poder trabalhar ao lado dele. Estou aprendendo muito e espero poder colocar todo esse aprendizado em pr tica para conseguir estrear bem. Considero o Jean um verdadeiro mestre das motos!

Publicidade