Publicidade

Terminou na última segunda-feira (10) a 5a edição do Campeonato Ricky Carmichael Daytona Amateur Supercross (RCSX). Com um recorde de 1200 inscrições em mais de 30 categorias, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas na histórica pista de Daytona International Speedway, a mesma que recebeu os pilotos profissionais do AMA Supercross no sábado (8). O piloto Ricky Carmichael, 15 vezes campeão, participou ativamente de todos os aspectos do evento, desde a construção e preparação da pista até o processo de inscrição e reunião com os pilotos.

Enzo Lopes continua seu desenvolvimento no Motocross; desta vez foi no Campeonato Ricky Carmichael Daytona Amateur Supercross

Enzo Lopes continua seu desenvolvimento no Motocross; desta vez foi no Campeonato Ricky Carmichael Daytona Amateur Supercross

Devido ao grande número de inscritos em cada categoria, as corridas tiveram o formato de baterias classificatórias, repescagens (LCQs) e depois as finais.  O piloto Enzo Lopes competiu em duas categorias:  a Supermini, para motos de até 112cc, e a Schoolboy 1, para motos de 125cc, ambas para pilotos de 12 a 16 anos.

Com 44 pilotos inscritos na categoria Supermini, Enzo foi o 3o colocado na primeira bateria, tendo feito o holeshot e liderado a corrida até a terceira volta, quando caiu e retornou em terceiro lugar. No ‘main event’, Enzo largou em quinto lugar mas sofreu uma queda durante uma tentativa de ultrapassagem, terminando a prova na 7a colocação.

Publicidade
O jovem Enzo Lopes

O jovem Enzo Lopes

Na categoria Schoolboy 1, com 55 pilotos inscritos, Enzo competiu na ‘heat 2’ com 28 pilotos, largando em 10º lugar. Após sofrer uma queda que o fez perder várias posições, Enzo retornou na 23ª posição, e nas últimas duas voltas acelerou e terminou a prova em 17º lugar.  Essa colocação não foi suficiente na  classificação para o ‘main event’ e o piloto precisou competir contra 29 pilotos na repescagem (LCQ), sendo que somente os 4 primeiros pilotos se classificaram para a final.

Enzo conquistou o segundo lugar na repescagem e foi o último a escolher o gate da final, que foi a última prova do dia e do campeonato em Daytona.  Mesmo com a pista muito deteriorada e com a falta de visibilidade devido ao adiantado da hora no fim do dia, Enzo terminou em 13o lugar na categoria Schoolboy 1.

“Considerando que esta foi a segunda corrida do Enzo com uma 125cc e o estado da pista, que já vinha causando várias quedas com fraturas nas últimas provas do dia, e também pelo fato dele estar competindo com pilotos que já têm 17 anos completos – as regras do AMA determinam que pilotos que tenham 16 anos em 1º de janeiro do ano corrente podem competir nessas categorias, ainda que completem 17 anos durante o ano -, acredito que o Enzo tenha alcançado um bom resultado na Schoolboy 1, e isso lhe dará mais confiança para as próximas competições”, diz Leo Lopes, pai do piloto.

Publicidade