Publicidade

Competição é uma das mais importantes na agenda dos atletas da equipe, os quais disputam três categorias

A equipe Amazonas de ciclismo tem um dos desafios mais importantes da temporada neste final de semana (18 e 19). Três integrantes do grupo disputam o Iron Biker Brasil, na região histórica de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. O campeão brasileiro de maratona, Robson Ferreira, é um dos favoritos na categoria Elite Masculino. Amarildo Ferreira busca o quinto título na categoria Master A e Claudio Roberto Alves luta pela vitória na Master C. Para alcançar a taça, os competidores terão de percorrer 73 quilômetros no sábado e mais 55 no domingo. No primeiro dia, a largada será dada na praça da Estação, em Mariana, às 9h. No segundo, os atletas saem da praça Tiradentes, em Ouro Preto, no mesmo horário. O evento contará com a participação de cerca de mil atletas.

O Iron Biker exigiu uma preparação especial dos atletas. Robson Ferreira, que alcançou o vice-campeonato no ano passado, fez vários treinamentos focados na competição. “Em 2007, o Robson teve problemas nos dois dias de prova e mesmo assim chegou em segundo. Esse ano, todos nós estamos melhor preparados, tanto física quanto psicologicamente, além de estarmos com equipamentos novos”, explicou Amarildo.

A equipe, patrocinada pela ASW, corre também em busca de pontos importantes do ranking nacional. “O Iron Biker é considerado a maior prova da América Latina e conta com vários competidores de qualidade, inclusive vindos de fora do país. Mas ao contrário do que todos pensam, nós avaliamos esse fato de forma positiva, pois torna a competição ainda mais forte. Além disso, a presença dos estrangeiros tira um pouco o foco dos outros competidores no Robson, que foi muito marcado nas outras provas. Assim, podemos fazer um trabalho m elhor em conjunto”, completou.

Publicidade

O atleta, que também é chefe da equipe, afirma que a prova exige muito de todos os participantes. “É uma região de muita subida e trilhas, com um grau de dificuldade enorme. Por isso, o condicionamento físico é fundamental.”