Publicidade

Ser  realizada de 27 de julho a 2 de agosto uma das provas mais duras do mountain bike mundial, o Iron Bike It lia disputada na regiÆo norte do Pa¡s – Piemonte.

Em sua d‚cima edi‡Æo, os competidores partirÆo da pequena e medieval cidade de Saluzzo, atravessarÆo os Alpes Mar¡timos, retornando a Saluzzo. SerÆo sete dias de prova, com aproximadamente 500 quil“metros em altitudes de at‚ 2.800 metros.

O Brasil participa deste evento desde 1998, quando foi firmada uma parceria de intercƒmbio entre os Organizadores do Iron Biker Brasil e do Iron Bike It lia. Os brasileiros j  obtiveram bons resultados em edi‡äes anteriores, entre eles um quinto e um oitavo lugar geral. Como parte da premia‡Æo do evento italiano, os campeäes das categorias principais, masculino e feminino, estarÆo automaticamente inscritos para participar, sem nenhuma despesa, do evento brasileiro, que acontecer  nos dias 18 e 19 de outubro de 2003.

Apenas 100 atletas disputam a prova. Uma verdadeira caravana se desloca juntamente com eles para fornecer alimenta‡Æo, alojamento e todos os cuidados necess rios. Este ano a equipe brasileira vai contar com o f“lego e as pedaladas fortes dos mineiros: Raquel Walty, engenheira mecƒnica, campeÆ do Iron Biker Brasil na categoria maratona – a primeira representante brasileira na categoria feminina; Ant“nio Gon‡alves, o Ticorico, empres rio e atleta, que participar  pela quinta vez; Leonardo Caiaffa, engenheiro e ciclista, que participar  pela terceira vez; e o m‚dico Dr. M rcio Penchel, cl¡nico geral, que dar  apoio log¡stico aos atletas.

Publicidade

Raquel, Ticorico e Caiaffa estÆo fazendo treinamentos espec¡ficos no Brasil: no Vale do Matutu – Aiuruoca – para suportar as altitudes, na Serra do Cip¢, Serra dos Alves, Serra dos Linhares e tamb‚m no Parque do Cara‡a para enfrentar as longas distƒncias do circuito italiano.

A grande novidade para este ano ‚ que os atletas portarÆo um aparelho de telefone celular fornecido pela Organiza‡Æo para situa‡äes de emergˆncia. Os interessados em torcer e acompanhar todas as emo‡äes vividas pela Equipe Brasileira no Iron Bike It lia, podem acessar o link abaixo que divulgar  o dia a dia dos atletas durante a competi‡Æo.