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Foto: Equipe Petrobras Lubrax sa£dam o piloto Jean Azevedo em Dakar, no Senegal.

Foto: Equipe Petrobras Lubrax sa£dam o piloto Jean Azevedo em Dakar, no Senegal.

Nas motos, Jean Azevedo est  entre os favoritos;entre os carros Klever Kolberg acelera Mitsubishi superpreparado; e nos caminhäes Andr‚ Azevedo quer superar vice de 2003 e vencer a prova.

A Equipe Petrobras Lubrax nunca esteve tÆo forte e preparada para encarar os desafios do Dakar. Os pilotos Jean Azevedo (moto), Klever Kolberg (carro) e Andr‚ Azevedo (caminhÆo) largam de olho nas primeiras posi‡äes do rali mais dif¡cil, longo e perigoso do planeta. A 28¦ edi‡Æo da legend ria prova africana tem largada marcada para o dia 31 de dezembro em Lisboa, Portugal. No dia seguinte, a caravana de 748 ve¡culos e duas mil pessoas atravessa o Mar Mediterrƒneo, desembarca no Marrocos e segue deserto adentro pela Mauritƒnia, Mali, Guin‚ e Senegal. SerÆo 9.043 quil“metros durante os 16 dias de prova.

Nas motos, o desempenho de Jean Azevedo nas competi‡äes nacionais e o hist¢rico nas areias africanas o levaram … elite dos favoritos. Um boletim divulgado pela organiza‡Æo colocou o piloto de SÆo Jos‚ dos Campos (SP) no patamar de oito pilotos das equipes oficiais. Cinco vezes vencedor do Rally dos Sertäes e pentacampeÆo brasileiro de Rally Cross Country, o paulista tem no curr¡culo um quinto (2003) e um s‚timo lugar (2005) na classifica‡Æo geral do Dakar. Jean ‚ tamb‚m bicampeÆo da categoria Production (1997 e 2003). Na edi‡Æo de 2005, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer uma etapa entre as motos. No mundo do rali, o triunfo equivale … conquista de um GP de F¢rmula 1.

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“Al‚m da experiˆncia acumulada em quase duas d‚cadas de Dakar, os ve¡culos e a estrutura de apoio sÆo os melhores desde o in¡cio da caminhada da equipe no Dakar, em 1988”, diz Klever Kolberg, que a bordo de um Mitsubishi Pajero Full segue para a sua 19a participa‡Æo no Dakar. Com navegador novo, Kolberg quer chegar … capital do Senegal entre os dez pilotos mais r pidos. “Ser  o segundo ano seguido com o mesmo carro. Isto me deixa mais confiante”, afirma o ga£cho que em 2002 teve sua melhor a participa‡Æo entre os carros no Dakar: foi vice-campeÆo na categoria Super Production Diesel e oitavo lugar na geral.

O percurso do Dakar 2006 agradou os pilotos brasileiros. “Teremos menos dunas e mais savanas”, analisa Andr‚ Azevedo, vice-campeÆo da prova em 2003 entre os caminhäes. “ um terreno com o qual j  estamos acostumados no sertÆo do Brasil.” Uma mudan‡a mecƒnica feita no eixo dianteiro do caminhÆo Tatra, produzido na Rep£blica Tcheca, d  ao piloto brasileiro a chance de novamente chegar ao p¢dio. “Solucionamos um problema que parecia cr¡tico e agora podemos sonhar com a vit¢ria.”