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Equipe da Faculdade de Engenharia de Sorocaba sagra-se campeã da Fórmula SAE

Equipe F¢rmula FEI, do Centro Universit rio da FEI, foi a segunda colocada na competi‡Æo, encerrada neste domingo (11)

SÆo Paulo, 12 novembro de 2007 – A equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), sagrou-se campeÆ da IV Competi‡Æo F¢rmula SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo (11), no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP. A equipe do interior paulista obteve 792,47 pontos e foi seguida pela equipe F¢rmula FEI, do Centro Universit rio da FEI, de SÆo Bernardo do Campo, com 651,53 pontos.

“Foi um resultado que h  trˆs anos estava engasgado em toda a nossa equipe”, desabafou o piloto Daniel Henrique Duo Ricardo, estudante do curso de Engenharia Mecƒnica da Facens, ao lembrar das vices coloca‡äes em 2005 e 2006. Com a vit¢ria este ano, a equipe V8 ganhou o direito de representar o Brasil na Formula SAE, que ser  realizada em maio de 2008, em Michigan, Estados Unidos, pela SAE International.

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J  a equipe F¢rmula FEI poder  representar o Brasil na Formula SAE West, que ocorrer  em junho de 2008, na Calif¢rnia, Estados Unidos. A IV Competi‡Æo F¢rmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que teve in¡cio dia 8, indicou como terceira colocada a equipe Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de SÆo Carlos da USP, e como quarta classificada a equipe F¢rmula Unip, da Universidade Paulista. A quinta colocada foi a equipe Öcarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A IV Competi‡Æo F¢rmula SAE BRASIL-PETROBRAS homenageou equipes em 9 quesitos:
Melhor Prova de Custos – equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).
Melhor Auto Cross – equipe V8, da Facens.
Melhor Enduro – equipe V8, da Facens (percorreu 22 voltas, num trecho de 21 km em apenas 30 minutos).
Melhor Apresenta‡Æo – equipe F¢rmula FEI, do Centro Universit rio da FEI.
Melhor Design – equipe Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de S.Carlos da USP.
Melhor Skid Pad (manobrabilidade) – equipe Solid Edge EESC-USP.
Melhor Acelera‡Æo – equipe Solid Edge EESC-USP.
Melhor Consumo de Combust¡vel – equipe F¢rmula Unip, da Universidade Paulista (percorreu 21 km com apenas 2,25 litros de gasolina).
Melhor Equipe Estreante – equipe F-SAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Compareceram … competi‡Æo 13 equipes, de um total de 15 inscritas. Foram 3 dias de avalia‡Æo, em que ju¡zes da ind£stria automobil¡stica puderam analisar 12 carros tipo f¢rmula, projetados e constru¡dos por estudantes, principalmente de engenharia mecƒnica, de 5 estados brasileiros – SÆo Paulo, Rio de Janeiro, Paran , Minas Gerais e Cear  – e Bras¡lia.

Est ticas e dinƒmicas, as avalia‡äes levaram em conta desde a capacidade dos futuros engenheiros desenvolverem projeto completo de um carro de competi‡Æo, convencerem executivos da ind£stria de que o produto ‚ vi vel ao mercado e mostrarem o pr¢prio desempenho do ve¡culo na pista. O resultado foram carros com suspensäes avan‡adas, muita eletr“nica embarcada e sistemas de inje‡Æo eletr“nica, e equipes com dom¡nio sobre motores e habilidade para lidar em um ambiente de competi‡Æo.

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Origem – Nascidos na d‚cada de 70, os ve¡culos F¢rmula SAE sÆo projetados por estudantes de gradua‡Æo e p¢s-gradua‡Æo de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores de 4-tempos tˆm cilindrada m xima de 610 cmü e a constru‡Æo do ve¡culo deve obedecer …s normas do regulamento da competi‡Æo. Atualmente, a prova ‚ realizada, tamb‚m, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, It lia, JapÆo e Austr lia.

“O projeto F¢rmula SAE ‚ um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o conv¡vio com as mais avan‡adas tecnologias automobil¡sticas, muito similares …s usadas em ve¡culos de grande porte”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto F¢rmula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na pr tica o aprendizado que receberam na sala de aula.