Publicidade

Os pilotos da Equipe Honda Mobil de Rally, Felipe Zanol e Dário Júlio, conheceram hoje (23/7) a estrutura que vai acompanhá-los durante o Rally dos Sertões 2012. A 20ª edição de uma das maiores provas de off road do mundo será realizada entre os dias 18 e 29 de agosto, em cinco estados do Norte e Nordeste do país, com largada em São Luis (MA) e chegada em Fortaleza (CE).

Pilotos e patrocinadores são unânimes: a melhor estrutura possível é a do Brazil Moto Tour

Pilotos e patrocinadores são unânimes: a melhor estrutura possível é a do Brazil Moto Tour

Para encarar o percurso de 4.840 quilômetros, Zanol e Dário, que disputam a categoria Super Production, terão como apoio a ASW Racing & Brasil Moto Tour, que inclui o piloto Nielsen Bueno e o chefe de equipe Dimas Mattos. A estrutura conta com três caminhões, dois carros de apoio e um motorhome. Ao todo, serão 14 pessoas que acompanharão os pilotos Honda, sendo seis motoristas, cinco mecânicos, dois cozinheiros e um coordenador. A equipe Brasil Moto Tour (antiga ASW Rally Team) tem 15 anos de experiência com o Rally dos Sertões.

Dimas: experiência de 18 anos para passar aos mais jovens

Dimas: experiência de 18 anos para passar aos mais jovens

Publicidade

“Nossa experiência tem 18 anos – o Rally tem 20 – e isso faz toda a diferença para os pilotos, pois eles podem se concentrar apenas nas etapas e no seu próprio desempenho”, explica o chefe da equipe Dimas Mattos. “Uma estrutura como essa é fundamental para o sucesso. Estar com pessoas mais experientes nos traz dicas e ajudas preciosas durante a competição. Ter também um motorhome à disposição nos deixa mais próximo das motos e do parque de apoio, evitando desgastes e deslocamentos desnecessários”, comenta Zanol. “Essa estrutura é referência no Rally”, concluiu Felipe Zanol.

“Conheço todo o trabalho da equipe e tenho certeza que fará muita diferença no nosso dia a dia nos Sertões. Com um bom suporte como esse, nosso foco e preocupação ficam na pilotagem, alimentação e descanso entre as etapas”, completa Dário. Ambos mineiros, Felipe Zanol e Dário Júlio acumulam no currículo títulos e ótimos desempenhos nas duas últimas edições do Rally dos Sertões. Em 2010, Zanol venceu a categoria Production e Dário terminou em segundo. No ano passado, Zanol foi vice-campeão da Super Production e Dário ganhou na Production Aberta.

Dário, Zanol e Dimas: treino e dedicação é o tom a partir de agora

Dário, Zanol e Dimas: treino e dedicação é o tom a partir de agora

A menos de um mês da competição, os pilotos Honda intensificam a preparação com a Honda CRF-450X. Há duas semanas, Zanol e Dário treinaram juntos em Maricá (RJ), onde o terreno é arenoso, mesmo tipo da maior parte do Rally dos Sertões. A dupla mineira tem reforçado as atividades físicas, principalmente com exercícios aeróbicos e musculação. “A prova deste ano terá muitos trecho de dunas e areia fofa, e consideramos que este ano será o mais difícil de todos”, falou Dimas.

Publicidade

“Os treinos nas areias foram muito proveitosos, porque vou chegar já adaptado ao piso. Diferente dos outros anos que tive que aprender e acostumar com o terreno”, diz Dário. “Após dois vice-campeonatos, estou mais preparado e confiante para encarar mais um Sertões. A experiência adquirida nos últimos ralis vai me ajudar bastante”, destaca Zanol.

Conheça a estrutura da BRAZIL MOTO TOUR (Equipe Honda Mobil de Rally):
– 14 pessoas na equipe, sendo:
– 6 motoristas
– 5 mecânicos
– 2 cozinheiros
– 1 coordenador
– 3 caminhões
– 2 carros de apoio
– 1 motorhome
– 80 pneus
– 70 litros de óleo
– 320 kg de alimentos

Confira o roteiro completo do Rally dos Sertões 2012
18/08 – São Luís (MA) – Prólogo e Super Prime
19/08 – 1ª Etapa: São Luís (MA)/Barreirinhas (MA)
20/08 – 2ª Etapa: Barreirinhas (MA)/Bacabal (MA)
21/08 – 3ª Etapa: Bacabal (MA)/Barra do Corda (MA)
22/08 – 4ª Etapa: Barra do Corda (MA)/Carolina (MA)
23/08 – 5ª Etapa: Carolina (MA)/Palmas (TO)
24/08 – 6ª Etapa: Palmas (TO)/Alto Parnaíba (MA)
25/08 – 7ª Etapa: Alto Parnaíba (MA)/Bom Jesus (PI)
26/08 – 8ª Etapa: Bom Jesus (PI)/Petrolina (PE)
27/08 – 9ª Etapa: Petrolina (PE)/Iguatu (CE)
28/08 – 10ª Etapa: Iguatú (CE)/Fortaleza (CE)

Além da Honda, Pirelli, Mobil, ASW e Brazil Moto Tour, Felipe Zanol tem ainda o patrocínio da Rinaldi, ATS Informática, Vedamotors e apoio de Água Mineral Ingá e Mr Pró.

Publicidade