Publicidade
Foto: CaminhÆo da Equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar 2007

Foto: CaminhÆo da Equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar 2007

Mais brasileiros realizarÆo o sonho de participar da maior prova off road do mundo

Em sua 21¦ participa‡Æo no maior rali do mundo, o Dakar, a Equipe Petrobras Lubrax est  de cara nova em duas de suas trˆs categorias. Ela mant‚m JoÆo Franciosi, que foi vice-campeÆo no £ltimo Rally dos Sertäes como piloto para o Dakar 2008, assumindo o comando do Mitsubishi Pajero Full ao lado do navegador Lourival Roldan. “Estou empolgado por mais esta oportunidade da equipe. Nossa parceria foi ¢tima e participar do Dakar ser  um sonho que se tornar  realidade. E ter ao meu lado um navegador com tanta experiˆncia e garra ‚ muito importante “, afirma Franciosi, que tamb‚m possui em seu curr¡culo a vit¢ria no Sertäes 2006.

J  Lourival Roldan volta para casa ap¢s dois anos. “Conhe‡o bem o carro, pois j  competi com ele no Dakar. Al‚m disso, tamb‚m estou empolgado pelo fato de andar ao lado do Franciosi em sua estr‚ia no Dakar.  um bom piloto e gosto do estilo dele. Tenho certeza que nos daremos muito bem nesta competi‡Æo”, explica Roldan.

Publicidade

Outra novidade na Equipe Petrobras Lubrax ‚ mais um refor‡o na categoria Motos: o piloto Rodolpho Mattheis. Ele utilizar  uma KTM 450 e ser  mais um integrante na categoria ao lado de Jean Azevedo, atual piloto. “Sempre tive o sonho de participar do Dakar, principalmente quando tive meu primeiro contato com o Jean, ao visitar a oficina do mecƒnico Geraldo Lima, em Campos do JordÆo, e me deparar com a motocicleta dele. Meu olho encheu de l grima e eu sabia que era isso que queria fazer”, conta Mattheis. A aproxima‡Æo dele com Jean se deu em 2005 ao participar do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). “Encontrei o Jean na competi‡Æo e pedi algumas dicas para ele. Depois participei dos treinos com ele e hoje constru¡mos uma grande amizade”, conclui.

Concentra‡Æo – Os dois novos integrantes da Equipe estÆo em intensa prepara‡Æo para o desafio. “Mudei em maio de Petr¢polis, no Rio de Janeiro, para SÆo Jos‚ dos Campos, interior de SÆo Paulo, para ficar pr¢ximo do Jean e participar de todos os treinos com ele”, explica Mattheis. Franciosi, por sua vez, acredita que concentra‡Æo e cuidado com o ve¡culo sÆo fundamentais para um bom resultado. “Acredito que o Dakar ‚ a prova automobil¡stica mais dif¡cil do mundo, pois nos seus 15 dias de dura‡Æo o competidor deve cuidar de seu ve¡culo em todos os momentos para que seja poss¡vel chegar at‚ o final do rali. Portanto, ‚ necess rio estar 100% concentrado”. Ambos estarÆo presentes no £ltimo treino que a equipe realizar  entre os dias 11 e 12 de dezembro nas dunas de Cabo Frio (RJ).

Na categoria Caminhäes, o trio Andr‚ Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec estÆo confirmados. “O Dakar 2008 ser  hist¢rico j  que a organiza‡Æo comemora a 30¦ edi‡Æo da prova e n¢s, a 21¦ com novidades no formato da Equipe. Al‚m disso, a minha categoria est  com uma nova regulamenta‡Æo, deixando os caminhäes um pouco mais r pidos no deserto pois agora foi permitido recuar a posi‡Æo do motor, e com isso h  um equil¡brio no peso total. Nossa meta ‚ repetir o resultado das duas £ltimas edi‡äes quando conquistamos bons resultados”, afirmou Azevedo. Seu irmÆo, Jean Azevedo, utilizar  uma nova motocicleta, mais competitiva: uma KTM 690 cilindradas. “J  competi com essa nova moto no Rally de Dubai em outubro para fazer alguns ajustes para o Dakar”, explica.

O Rally Dakar 2008 ter  in¡cio em 05 de janeiro em Portugal e t‚rmino previsto para 20 de janeiro na cidade de Dakar, no Senegal. SerÆo 15 etapas distribu¡das em pouco mais de 9.000 quil“metros percorrendo quatro pa¡ses: Portugal, Marrocos, Mauritƒnia e Senegal. No total estÆo inscritos 580 ve¡culos na competi‡Æo, representando 50 nacionalidades distintas.

Publicidade

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio do Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhäes, Renov, Seguros Mercedes-Benz, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, KTM Motocicletas, Capacetes Bieffe, Sparco Am‚rica Latina, Artfix e TIM.