Publicidade

Equipe Petrobras Lubrax apresenta veículos para o Rally dos Sertões 2006

Durante evento realizado em uma pista off-road em Itu (SP), a Equipe Petrobras Lubrax apresentou para a imprensa os ve¡culos com os quais ir  competir na 14¦ edi‡Æo do Rally dos Sertäes.

As m quinas foram reunidas no £ltimo treino da equipe antes do embarque para Goiƒnia (GO), local do in¡cio da prova, cujo pr¢logo (defini‡Æo da ordem de largada dos competidores) ocorre no pr¢ximo dia 26 de julho. Nos Sertäes, a Equipe Petrobras Lubrax possui o maior n£mero de t¡tulos na hist¢ria da prova (nove) e, a exemplo do que ocorre no Dakar, ‚ a £nica a competir simultaneamente nas trˆs categorias de ve¡culos: moto, carro e caminhÆo.

Jean Azevedo, representante entre as motos, apresentou-se a bordo de sua KTM 525, com motor de 510,4 cilindradas, 58 HP de potˆncia e seis marchas. O piloto ‚ recordista de vit¢rias nos Sertäes, com cinco t¡tulos conquistados, e agora corre em busca do hexacampeonato. Desde 2005, o Rally dos Sertäes passou a ser considerada uma etapa v lida pelo Mundial de Rally Cross Country na categoria motos. O resultado ‚ um n£mero ainda maior de renomados concorrentes estrangeiros, como os franceses Ciryl Despres (campeÆo do Dakar 2005 e vice no Dakar 2006) e David Casteu (8§ no Dakar 2006 e atual l¡der do Mundial), ambos pilotos oficiais da KTM, e o chileno Carlos de Gavardo (5§ no Dakar 2006). Jean, por‚m, est  confiante em mais um t¡tulo, e vem realizando um forte treinamento f¡sico e t‚cnico, j  de olho na edi‡Æo 2007 do Dakar.

Publicidade

Nos carros, a equipe Petrobras Lubrax compete com o Mitsubishi L 200 Evolution da dupla Klever Kolberg (piloto) e Eduardo Bampi (navegador). Ser  a primeira vez que os dois correm juntos nos Sertäes. A dupla j  defendeu as cores do Brasil em janeiro no Rally Lisboa-Dakar e busca o tricampeonato da equipe na categoria – Klever Kolberg sagrou-se campeÆo em 1997 e 1998, ao lado de Andr‚ Azevedo, e foi vice em 2002 tendo Lourival Roldan como navegador. Para esse ano, al‚m de um novo co-piloto, o L200 Evolution traz uma nova suspensÆo, novo cƒmbio e a mais recente evolu‡Æo dos pneus Pirelli Scorpion Rally.

Nos caminhäes, ap¢s faturar o t¡tulo em 2000, 2002 e 2004, a equipe Petrobras Lubrax parte em busca de sua 4¦ vit¢ria na categoria a bordo do novo caminhÆo da Mercedes-Benz, o modelo Atego T 1725. Andr‚ Azevedo (piloto) e Maykel Justo (navegador) desta vez terÆo mais um companheiro na cabina, o mecƒnico Ronaldo Pinto, que ir  auxiliar na manuten‡Æo da m quina durante as longas etapas do Rally. O trio vem animado com a posi‡Æo de lideran‡a no Campeonato Paulista de Cross Country.

Os pilotos da equipe destacaram algumas novidades da prova. A principal delas ‚ o Sentinel, um sistema de alerta de proximidade entre os competidores. Ele funciona da seguinte maneira: ao perceber que h  um ve¡culo … frente que esteja mais lento, as tripula‡äes dos Sertäes poderÆo acionar o Sentinel, avisando ao ve¡culo da frente que h  gente atr s querendo ultrapassar. O aviso ocorre a partir do momento em que a distƒncia entre os ve¡culos seja menor que 300 metros, e ‚ feito atrav‚s de um sinal luminoso instalado no painel dos ve¡culos competidores. “Isso ajudar  muito na seguran‡a dos pilotos. Os carros, por exemplo, largam depois das motos e sempre precisam ultrapassar as mais lentas. Por causa da poeira, por‚m, quase nunca quem est  na frente pode enxergar o ve¡culo que vem vindo atr s”, explicou Klever Kolberg.