Equipe Petrobras Lubrax comemora resultados do Rally Dakar 2011

Equipe Petrobras Lubrax comemora resultados do Rally Dakar 2011

Equipe Petrobras Lubrax comemora resultados do Rally Dakar 2011

Esta foi a 24ª participação da Equipe Petrobras Lubrax no Rally Dakar.

E existem motivos de sobra para comemorar. Ela completou 23 pódios no maior e mais difícil desafio off road do planeta, sendo dez na primeira posição. Resultados estes conquistados pelas categorias Moto e Carro, com a vitória de Jean Azevedo na Motos Super Produção e da dupla Marlon Koerich/Emerson Bina Cavassin na Carros Rookie Challenge.

Além disso, no retorno de Jean Azevedo às motos nesta edição da prova ele foi o melhor brasileiro em todas as categorias do rali, conquistando a sétima posição na classificação geral acumulada. “Fazendo um balanço este foi um Dakar duro, com muitas horas em cima da moto, exigindo bastante dos pilotos. Estou bastante feliz por voltar para a moto, completar mais um Dakar e ficar entre os dez primeiros ganhando na minha categoria. Sem dúvida, foi um rali muito legal para mim”, contou Jean que pilotou uma motocicleta KTM 690. Com o resultado de 2011, o piloto acumulou o tricampeonato em categorias, pois era bicampeão na categoria Produção (1997 e 2003).

Marlon Koerich foi o único estreante brasileiro no Rally Dakar. Logo em sua primeira participação conquistou a vitória na categoria destinada aos melhores novatos nas quatro rodas. “Todos os objetivos foram atingidos e ficamos muito felizes com isso”, comemorou. Marlon contou com a navegação de Emerson Bina Cavassin, que fez seu segundo Rally Dakar. “Foi show de bola, estamos realmente muito animados. Foi um rali difícil, mas a sensação de concluir um desafio como esse é indescritível”, acrescentou Bina. A dupla de carro Marlon Koerich/Emerson Bina Cavassin também conquistou outro grande resultado, a 14ª colocação no acumulado.

Embora o caminhão Tatra da Petrobras Lubrax não tenha terminado a prova por conta da quebra da caixa de direção na sexta etapa do rali, o trio André Azevedo/Maykel Justo/Mira Martinec não abandonou o restante da equipe. “Resolvemos continuar e dar força para nossos companheiros no apoio. Acho que deu certo e estamos compartilhando esta felicidade”, ressaltou o piloto André Azevedo.

O Rally Dakar teve cerca de 9.500 quilômetros de percurso e fez jus à fama de mais difícil desafio fora de estrada do mundo. Dos 407 veículos (170 motos, 30 quadriciclos, 140 carros e 67 caminhões) que largaram em 1º de janeiro em Buenos Aires, apenas 204, sendo 94 motos, 14 quadriciclos, 55 carros e 41 caminhões, retornaram à capital argentina.

Veja os resultados gerais do Rally Dakar 2011:
Motos
1º Marc Coma (Espanha);
2º Cyril Despres (França);
3º Helder Rodrigues (Portugal);
4º Francisco Lopes (Chile);
5º Juan Pedrero Garcia (Espanha);
6º Pal Anders Ullevalseter (Noruega);
7º Jean Azevedo (Brasil) – 1º na categoria Super Produção.

Carros
1º Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Timo Gottschalk (Alemanha);
2º Giniel De Villiers (África do Sul)/ Dirk Von Zitzewitz (Alemanha);
3º Carlos Sainz (Espanha)/Lucas Cruz (Espanha);
14º Marlon Koerich (Brasil)/Emerson Cavassin (Brasil) – 1º na categoria Rookie Challenge.