Publicidade

Na £ltima segunda-feira (24) foram assassinados quatro turistas franceses em Aleg, cidade 250 km ao Sudeste de Nouakchott, capital da Mauritƒnia. O motivo dessas mortes ainda nÆo foi explicado, mas duas hip¢teses estÆo sendo estudadas: assalto ou um ataque de militantes islƒmicos.

O problema preocupa a organiza‡Æo do Rally Dakar 2008, que ter  oito de suas quinze etapas no pa¡s africano em janeiro. Hoje (27) os dirigentes da competi‡Æo se encontram em Nouakchott junto com a Embaixada da Fran‡a e o Governo local com o objetivo de checar as questäes de seguran‡a para garantir a realiza‡Æo da prova.

Andr‚ Azevedo, piloto do caminhÆo da Equipe Petrobras Lubrax – uma das confirmadas no rali-, j  est  na Fran‡a realizando os £ltimos ajustes do time brasileiro para a prova e acompanha o fato nos notici rios locais. “Segundo muitos canais de televisÆo aqui na Fran‡a, o ocorrido tem liga‡äes com atentados terroristas. Com certeza, isso preocupa o bom andamento do Rally Dakar, pois pelas imagens vi que aconteceu em uma estrada de asfalto que j  passei v rias vezes durante a competi‡Æo”, afirmou.

A respeito da ida dos organizadores do Dakar … Nouakchott, Azevedo, que j  tem 20 participa‡äes no rali, acredita que irÆo pedir mais seguran‡a do ex‚rcito da regiÆo. “J  ocorreram assaltos na Mauritƒnia. Em 1999, por exemplo, teve um verdadeiro arrastÆo perto do oasis de Tichit onde mais de 30 ve¡culos foram parados e assaltados quando anoiteceu. As edi‡äes posteriores a esse assalto contaram com um bom contigente do ex‚rcito”.

Publicidade

A Equipe Petrobras Lubrax compete em todas as categorias do Rally Dakar: moto (Jean Azevedo, Rodolpho Mattheis), carro (dupla JoÆo Franciosi/Lourival Roldan) e caminhÆo (Andr‚ Azevedo/Maykel Justo). O Dakar 2008 ser  a sua 21¦ participa‡Æo na prova.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio do Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhäes, Renov, Seguros Mercedes-Benz, MANN-FILTER, Sadia, BorgWarner, Kaerre, KTM Motocicletas, Capacetes Bieffe, Sparco Am‚rica Latina, Artfix e TIM.