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Equipe Petrobras Lubrax pronta para sua 23ª participação no Rally Dakar

A equipe brasileira Petrobras Lubrax está preparada para mais uma participação consecutiva no maior rali do mundo, o Dakar. A prova, que possui cerca de nove mil quilômetros e é considerada a maior e mais difícil do mundo, será realizada pela segunda vez na América do Sul entre os dias 1 e 17 de janeiro.

Competindo em três categorias simultaneamente – moto, carro e caminhão – a Petrobras Lubrax alcança sua 23ª participação no Dakar. Na moto, representada por Rodolpho Mattheis, o piloto quer conquistar o bicampeonato na categoria Marathon. Reinando como a única dupla brasileira entre os Caminhões estão André Azevedo e Maykel Justo, os melhores colocados na última edição do Dakar, realizada em janeiro de 2009, com a sexta posição na geral. E a grande novidade da Petrobras Lubrax é a contratação de Emerson Cavassin como navegador do carro de Jean Azevedo.

De Curitiba para o Dakar – Emerson “Bina” Cavassin começou a sua carreira em 1989 como piloto de moto, participando de enduros de regularidade. “Já tenho alguma semelhança com a trajetória do Jean, já que ambos temos experiência em duas rodas”, brinca. Uma fratura no joelho, em 1996, foi o motivo da mudança de categoria. “A partir daí, comecei a amadurecer a ideia de traçar novos caminhos e em 2001 fui navegador do piloto Rafael Tulio nas provas de rali de velocidade. E, logo na estreia, fomos campeões da categoria N2”, acrescentou.

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A parceria Jean/Bina terá início em janeiro de 2010, com a realização do Rally Dakar na Argentina e Chile. “Será uma estreia dupla com muita responsabilidade: no Dakar e como navegador do Jean”, contou Bina. Confira abaixo mais informações dos outros integrantes da Petrobras Lubrax:

Piloto Rodolpho Mattheis (KTM 450)
Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, é o integrante da Equipe Petrobras Lubrax na categoria Motos. Foi atleta de downhill por dez anos e após ter conhecido Jean Azevedo decidiu ser piloto de moto. Desde 2005 participa de competições off road, conquistando vitórias em sua categoria. Seus principais resultados são: a vitória na categoria Maratona até 450 cc no Rally Dakar 2009, a liderança da categoria Production no Sertões 2009 e o primeiro lugar na Brasil Aberta do Sertões de 2008.

“Existem três fatores muito importantes durante um Rally Dakar: equipamento, preparo físico e psicológico. Sem equipamento não se chega ao final da prova. Caso o competidor não consiga manter um bom equilíbrio psicológico é muito provável que ele cometa erros, resultado muitas vezes no abandono da corrida. E, finalmente, sem preparo físico o rali torna-se puro sofrimento por conta de sua longa duração”

Piloto Jean Azevedo (Mitsubishi Pajero Full)
Em 2008 Jean troca a moto pelo volante do Mitsubishi da Equipe Petrobras Lubrax, após uma excelente carreira no motociclismo nacional (seis títulos no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e cinco vitórias no Rally dos Sertões). Logo em sua estreia na nova categoria, venceu o Campeonato Brasileiro entre os Carros, e em 2009 conquista por antecipação o bicampeonato. 100% de aproveitamento.

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“O resultado que conquistamos em cada prova é resultado do trabalho de uma equipe inteira. O planejamento para se fazer um Dakar acontece com quase um ano de antecedência, logo que terminamos a prova já pensamos na seguinte”

Piloto André Azevedo e navegador Maykel Justo (caminhão Tatra)
Engenheiro de formação, André Azevedo deixou a paixão pela velocidade falar mais alto quando, em 1988, foi um dos primeiros brasileiros a competir no Rally Dakar. A partir daí, seu nome entrou definitivamente para a história do off road mundial. Em janeiro de 2009 conquistou a melhor posição para o Brasil: 6º lugar.

Maykel participava de provas de raid e foi convidado para ser o navegador de André Azevedo no Rally dos Sertões 2005. Logo em sua primeira participação no Dakar, obteve o quarto lugar entre todos os caminhões inscritos na prova.

“O Rally Dakar tem a fama de ser a cada ano mais difícil. Então em toda a edição que se inicia eu imagino que esta será a mais complicada da minha vida. A última edição, realizada em janeiro de 2009, deixou lembranças de que a América do Sul é digna para receber uma prova desse porte. Já para janeiro de 2010 teremos mais etapas no Deserto do Atacama, dificultando ainda mais o percurso”. (depoimento de André Azevedo)

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A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Pirelli, KTM do Brasil, Renov, BorgWarner, Mahle, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real e Artfix.