Publicidade

Equipe Petrobras Lubrax tenta ampliar seu recorde de vitórias no Rally dos Sertões

Nesta 13¦ edi‡Æo do Rally dos Sertäes a equipe Petrobras Lubrax tentar  chegar a nove vit¢rias na classifica‡Æo geral de uma das trˆs categorias disputadas.

Mesmo sem ter participado das primeiras edi‡äes, a equipe que representa o Brasil no Rally Paris-Dakar j  conquistou oito sucessos no Rally dos Sertäes, sendo trˆs em moto (1995, 2002 e 2004), duas em carro (1997 e 1998) e trˆs em caminhäes (2000, 2002, 2004) al‚m de outros p¢dios no maior evento off-road do Brasil.

Os pilotos tamb‚m estÆo entre os mais bem sucedidos. Andr‚ Azevedo ‚ quem mais vezes subiu ao degrau mais alto do p¢dio, j  que al‚m dos resultados de caminhäes, estava ao lado de Klever Kolberg quando venceram com um Mitsubishi Pajero, chegando a cinco primeiros lugares. Jean Azevedo segue o irmÆo de perto. Al‚m dos t¡tulos que conquistou pela equipe, Jean tamb‚m venceu em 2000 quando disputava pela equipe Gas Gas. Somando com os resultados de Klever chegam a 11 trof‚us.

Publicidade

Mas a equipe sabe que as vit¢rias do passado nÆo garantem os sucessos do futuro, e est  se preparando de maneira intensiva para buscar um resultado nunca conquistado, a vit¢ria nas trˆs categorias. Em 2002 ela esteve pr¢xima disso, quando Andr‚ e Jean venceram e o Mitsubishi L200 Evo de Klever ficou com o vice-campeonato.

Os concorrentes serÆo uma das principais dificuldades da equipe, al‚m de um percurso novo com a maior quilometragem disputada em especiais na hist¢ria da prova. Nas motos este ano o Sertäes faz parte do Campeonato Mundial de Rally, e isso atrair  os melhores do mundo: o chileno Carlo De Gavardo atual l¡der do campeonato mundial na categoria 450cc j  confirmou presen‡a e ser  um grande advers rio.

Nos carros as equipes da Mitsubishi e GM vˆm com trˆs carros cada, com as duplas Guilherme Spinelli e Marcelo V¡volo, atuais vencedores da prova, Ingo Hoffmann / Lourival Roldan, Mauricio Neves / Edgar Fabre, dio Fuchter / JoÆo Gomes, os irmÆos Marlon e Joseane Koerich e Edu Piano / Rog‚rio Almeida.

Na categoria Caminhäes, Andr‚ Azevedo busca sua quarta vit¢ria nos peso-pesados pilotando um Mercedez-Benz 1728 Flex Truck. Esta categoria viu o n£mero de participantes crescer (o grid de largada dever  chegar a 15 caminhäes o segundo maior da categoria em ralis internacionais ficando atr s somente do Rally Paris-Dakar), assim como a evolu‡Æo e qualidade no desempenho dos caminhäes e na estrutura de apoio das equipes. Para se ter uma id‚ia da profissionaliza‡Æo da categoria, serÆo trˆs montadoras de caminhäes na disputa pela vit¢ria. Um dos fortes advers rios da dupla Andr‚ Azevedo / Maykel Vilarta serÆo Carlos e Guido Salvini, pai e filho que competem tamb‚m com um caminhÆo Mercedes-Benz. Yara Azevedo, mulher de Andr‚, tamb‚m estar  pilotando um caminhÆo, o Mercedes-Benz Accelo, ao lado da navegadora M rcia Cury. Esta ser  a segunda participa‡Æo de Yara no Rally dos Sertäes.

Publicidade