Publicidade

O ano tem sido de franca evolução para Eric Granado. Depois de se sagrar Campeão Brasileiro por antecipação, na categoria GP 600, o jovem talento brasileiro embarcou para a Europa, mais precisamente para a Espanha, tendo pela frente a rodada dupla em Navarra pelo campeonato Europeu de Moto 2. O desafio de Eric era transformar em resultados a velocidade que ele já tinha mostrado em etapas anteriores, mas que “não estavam encaixando” como ele mesmo explicava.

Eric Granado recoloca bandeira brasileira no pódio do Europeu de Moto 2 - foto: Agustin Nubiola

Eric Granado recoloca bandeira brasileira no pódio do Europeu de Moto 2 – foto: Agustin Nubiola

Em busca da velocidade, Eric sofreu um forte acidente na sexta-feira, primeiro dia de treino, dando enorme trabalho para os integrantes da equipe Promoracing Mobil Super Moto, que permaneceram no box até as 3 horas da manhã. A sexta posição no classificatório não refletia a velocidade que Eric vinha obtendo. “Não encaixei a volta rápida, mas tenho bo m ritmo e estou confiante de que poderei fazer boas corridas amanhã”, disse logo após a definição do grid.

Mesmo sem uma boa largada na primeira prova, Eric conseguiu imprimir um ritmo forte e agressivo logo no início, galgando posições até estar em segundo, próximo do líder. Um pequeno erro o colocou em terceiro e, na parte final da prova, foi alcançado e ultrapassado pelo líder do campeonato Edgar Pons. Permaneceu tranquilo, perto de seus oponentes, estudando a melhor maneira de atacar. A duas voltas do final, percebeu que Pons não conseguia se distanciar e apertou o ritmo. Em uma redução de marcha, de terceira para segunda, o câmbio escapou para o neutro para em seguida entrar primeira, resultando em uma travada de roda, derrapada de traseira e queda. Não havia mais o que fazer além de recuperar a moto e controlar a dor no pé esquerdo, e se preparar para a segunda corrida do dia.

Publicidade

Mais uma vez, a largada não foi a melhor, mas o mesmo ímpeto inicial e velocidade o levaram para as primeiras posições. A briga de Eric ficou concentrada entre a terceira que a quinta posições até a volta final. Com calma e depois de muito estudar seus oponentes, conseguiu duas ultrapassagens para terminar na terceira colocação, e recolocar a bandeira Brasileiro no pódio de uma prova Internacional da motovelocidade tão importante como o europeu de Moto 2. Mesmo com este bom resultado, a queda na primeira prova custou a Eric duas posições na classificação do Campeonato.

Eric Granado: “Como é bom poder voltar ao pódio. Antes de falar sobre minhas duas corridas, quero agradecer à minha equipe, em especial aos meus mecânicos, que não pouparam esforços para me devolver a moto perfeita depois de duas quedas, a de sexta-feira muito forte. Dedico este pódio ao empenho deles e ao apoio de meus patrocinadores e das pessoas que torcem por mim.

Eric Granado - foto: Agustin Nubiola

Eric Granado – foto: Agustin Nubiola

Fiz duas boas corridas neste final de semana e, mesmo sem ter conseguido boas largadas, coloquei em prática uma estratégia de atacar logo de cara para não deixar o pelotão da frente escapar. Em poucas voltas já estava lutando pelas primeiras posições. Consegui ser sempre veloz, acompanhar meus adversários e ter calma para estudar as melhores oportunidades de atacar. Na primeira corrida, quando percebi que o Pons não estava fugindo, apertei o ritmo para tentar a ultrapassagem. Na redução de marcha entrou neutro e em seguida a primeira, travando a roda traseira e provocando minha queda. Uma pena. Estávamos todos perto e poderia ter entrado na briga pelo pódio.

Publicidade

Na segunda prova as coisas foram parecidas, mas um pouco mais difíceis. Os dois primeiros foram abrindo pouco a pouco e ficamos 3 pilotos na briga pela terceira posição. Entrei na ultima volta em quinto, mas estávamos todos juntos e eu tinha estudado bastante as possibilidades de atacar. Tive apenas duas pequenas chances e consegui superar os dois, sendo a última ultrapassagem lá na curva da vitória. Mais um pódio no Europeu e uma sensação maravilhosa de colocar nossa bandeira em destaque novamente. Volto ainda mais motivado ao Brasil amanhã para participar de compromissos com meus patrocinadores no Salão das Duas Rodas. Agora é focar novamente na preparação para mais uma etapa do Brasileiro”.

Classificação do Campeonato Europeu de Moto 2
1 – Edgar Pons – 181
2 – Xavi Vierge – 151
3 – Alan Techer – 98
4 – Luca Marini – 92
5 – Steven Odendaal – 91
6 – Eric Granado – 84

Próximos compromissos de Eric Granado no Europeu de Moto 2
01/11/2015 – Jerez de La Frontera, Espanha
15/11/2015 – Valencia, Espanha – rodada dupla

Separador_motos

Publicidade