Publicidade

O circuito de Jerez de la Frontera, em Cadiz, na Espanha, viveu um dia histórico nesse domingo, 17. Eric Granado, 14 anos, tornou-se o primeiro brasileiro a somar pontos no Campeonato Espanhol de Motovelocidade (CEV-Buckler) categoria 125GP, a competição mais disputada do mundo, porta de entrada para o Mundial de Motovelocidade.

O dia já se mostrava bom para Granado antes mesmo do início da corrida. Depois de conquistar a sexta melhor posição no grid do sábado, 16, com o tempo de 1m50s626, a jovem promessa do Brasil conseguiu a segunda melhor volta no warm-up realizado na manhã de domingo, com 1m50s809. Granado ficou atrás apenas do espanhol Josep Rodrigues, da Wild Wolf-Racc, com 1m50s386.

A corrida
Demonstrando domínio da moto e ousadia, Granado atacou seus concorrentes logo na largada. Já na primeira curva, o brasileiro saltou da sexta para a segunda colocação da corrida. Ao longo da prova, no entanto, o jovem piloto da MIR Racing teve problemas com falta de aderência e perdeu três posições. Nas últimas voltas da corrida, de forma inteligente, Granado preferiu garantir a quinta colocação a tentar ultrapassar seus rivais. “Como a moto estava escorregando demais, deixei o primeiro pelotão abrir, achei melhor manter minha posição e somar pontos em vez de arriscar uma possível queda comprometendo a minha temporada no Espanhol”, disse o brasileiro após a prova. Eric ainda enalteceu sua equipe “estou muito contente com o trabalho dela (MIR Racing) nesta primeira etapa e sei que podemos melhorar ainda mais”.

O surpreendente resultado de Eric Granado foi ainda mais expressivo porque há 40 dias o único representante do Brasil no campeonato sofreu uma queda em um dos treinos oficiais da pré-temporada do CEV-Buckler e fraturou a mão e o pé esquerdo. “Ainda senti dores para correr, principalmente no pé. O intenso trabalho de fisioterapia, acompanhado pelo Dr. Marcelo Baboghluian, do Instituto Marazul, foi muito importante para o meu desempenho na prova”, assegurou Granado.

Publicidade

Com o tempo de 29m46s020, o jovem piloto, da MIR Racing, ficou com a quinta colocação, a 14s673 do vencedor da prova, o espanhol Alex Rins, da Team Catalunya. O segundo lugar ficou com o companheiro de equipe de Rins, o também espanhol Alex Marquez, +3s376. O terceiro posto foi de outro piloto do país ibérico, Jorge Navarro, da Curvacero, +3s577. Na quarta colocação chegou o italiano Romano Fenati, da Team Italia Gabrielli, +3s899.

Com o quinto lugar, Granado somou 11 (onze) pontos na competição. A próxima etapa do CEV-Buckler será no dia 8 de maio, no circuito de Motorland Aragón, em Alcañiz, na Espanha. Eric Granado permanece na Europa até a segunda etapa.

Resultado da 1ª etapa do CEV-Buckler
PILOTO/ PAÍS/ EQUIPE/ TEMPO
1 – Alex Rins/ ESP/ Team Catalunya/ 29m31s347
2 – Alex Marquez / ESP/ Team Catalunya/ +3s376
3 – Jorge Navarro/ ESP/ Curvacero/ +3s577
4 – Romano Fenati/ ITA/ Team Italia Gabrielli/ +3s899
5 – Eric Granado/ BRA/ MIR Racing/ +14s673