Publicidade
A próxima etapa do campeonato, a quarta da temporada, será no dia 10 de julho, no circuito de Albacete

A próxima etapa do campeonato, a quarta da temporada, será no dia 10 de julho, no circuito de Albacete

Foi por pouco. O brasileiro Eric Granado (#57), 15 anos, quase conseguiu seu primeiro pódio na categoria 125GP do Campeonato Espanhol de Motovelocidade (CEV-Buckler) nesse domingo, 19, durante a terceira etapa do campeonato, no circuito da Catalunya, em Montmeló. Depois de andar parte da prova na terceira colocação, o piloto da MIR Racing chegou em quinto, foi beneficiado com a penalização do quarto colocado e conseguiu a melhor classificação de um brasileiro no CEV.

A corrida
Repetindo as boas largadas das etapas anteriores, logo na primeira volta, o brasileiro saiu da décima para a quarta posição. Na volta seguinte, Granado ultrapassou o terceiro colocado, o que lhe dava o primeiro pódio na categoria 125GP do Espanhol de Motovelocidade. O piloto #57 manteve a posição por mais duas voltas, quando caiu para a nona colocação, depois que seus concorrentes aproveitaram o vácuo deixado pelo piloto e o ultrapassaram.

Granado, no entanto, não desanimou e iniciou a reação. Depois de passar o oitavo lugar, ele mostrou, mais uma vez, uma pilotagem segura e consistente. Pouco a pouco foi pressionando os outros pilotos, que não suportaram as investidas do brasileiro e três deles caíram, o que levou Granado à quinta posição. No final, a jovem promessa brasileira contou ainda com a penalização do quarto colocado, que ultrapassou em bandeira amarela. Dessa maneira o piloto da MIR Racing ficou com a quarta posição, somando mais 13 pontos na temporada.

Publicidade

Muito feliz com o resultado, o chefe de equipe da MIR Racing, Julián Miralles, avaliou a corrida do brasileiro: “Granado foi muito bem, largou em décimo e fez a primeira curva em quarto. Chegou a andar em terceiro. Trabalhou muito durante toda a corrida, chegou entre os cinco primeiros e contou com a desclassificação de um piloto. Gostamos da postura dele. Mais uma vez, ele mostrou todo o seu talento”.

Não menos feliz, o brasileiro contou como o domingo em Montmeló: “Foi uma corrida difícil. A equipe fez um ótimo trabalho, pois caí na primeira volta do warm-up por um problema de falta de aderência, mas eles conseguiram deixar o equipamento em prefeitas condições para a corrida. Cheguei em quinto e ainda fui beneficiado por uma punição a um piloto por ter ultrapassado em bandeira amarela e subi para quarta colocação. Continuo em quinto no campeonato, mas estou bem próximo do quarto e terceiro colocados da classificação geral”.

Com o resultado, Granado está na quinta colocação, com 31 pontos, a 1 ponto do quarto e 11 do terceiro. Vale lembrar que o Campeonato Espanhol de Motovelocidade é um dos mais difíceis do mundo. Cerca de 70% dos pilotos que atualmente correm na MotoGP um dia passaram pelo CEV-Buckler. A próxima etapa do campeonato, a quarta da temporada, será no dia 10 de julho, no circuito de Albacete, na cidade de mesmo nome.

Eric Granado conta com patrocínios: Banco Rural, Grupo Mammoet Irga, Mobil Lubrificantes, Alliance Investimentos, Capacetes Shark, Óculos Oakley, Macacões Arlen Ness, Rush Motorcycles, CPN-Natação, Luna Aerografia, TrendsMotos, SoulMoto e Alpinestars.

Publicidade

Resultado da 3ª etapa do CEV-Buckler (9 primeiros)

PILOTO                   PAÍS/ EQUIPE/ TEMPO
1 – #42 Alex Rins        ESP/ Team Catalunya/ 288:43.455
2 – #95 Miroslav Popv    CZE / Team Ellegi Racing / +16.146
3 – #15 Romano Fenati    ITA/ Team Italia Gabrielli/ +18.157
4 – #57 Eric Granado     BRA/ MIR Racing/ +23.052
5 – #58 Juanfran Guevara ESP / Team Murcia Pramac / +24.220
6 – #91 Mori Syunya      JPN / Team Nobby / +35.262
7 – #32 Ana Carrasco     ESP / Hype Energy Gobayu.com / +35.270
8 – #22 Daniel Ruiz      ESP / Larresport / +37.478
9 – #Niccolo Antonielli  ITA / Team Italia Gabrielli / +42.545

Classificação do CEV-Buckler (cinco primeiros)
1 – #42 Alex Rins     (ESP) – 70 pontos
2 – #23 Alex Marquez  (ESP) – 45
3 – #15 Romano Fenati (ITA) – 42
4 – #9 Jorge Navarro  (ESP) – 32
5 – #57 Eric Granado  (BRA) – 31