Eric Granado vence na Espanha

Eric Granado venceu etapa do Europeu de Motovelocidade

Ontem foi um domingo histórico para a motovelocidade brasileira, pois o paulista Eric Granado pôs a bandeira nacional no ponto mais alto do pódio. Ele venceu a primeira etapa do Campeonato Europeu de Motovelocidade na categoria Moto2, realizada no circuito Ricardo Tormo, em Valencia, na Espanha. É a primeira vez que um brasileiro ganha essa prova.

“Finalmente, o hino nacional no lugar mais alto do pódio”, disse o piloto de 19 anos ao abraçar a mãe assim que a corrida terminou. Eric corre pela equipe Promo Racing, da Honda, e cruzou a linha de chegada na frente dos demais, empinando. Ele conquistou a pole ao ser o mais rápido no sábado, largando na frente no domingo. Mesmo assim a corrida foi tensa, pois o brasileiro sofreu uma queda logo na segunda volta da segunda bateria, quando sua moto chicoteu e o arremessou. Eric levantou e seguiu em frente, para vencer a corrida.

O Campeonato Europeu de Motovelocidade tem um grande peso porque representa a última categoria antes da MotoGP. Pela equipe de Eric, por exemplo, já passaram Alex Márquez (irmão de Marc) e Aleix e Pol Espargaro. A competição ainda tem mais seis etapas, e em paralelo, o piloto disputa o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o Moto1000GP, onde corre com uma Honda CBR 600RR.

A próxima etapa do Campeonato Europeu de Motovelocidade ocorrerá nos dias 27 e 29 de maio em Aragon, na Espanha. A Moto1000GP, por sua vez, inciará no dia 1º de maio, realizando a primeira das oito etapas da temporada no Autódromo Internacional de Curitiba, no Paraná.

Piloto é o primeiro brasileiro a vencer a prova e assume a ponta do campeonato. Foto: Reprodução / Facebook Eric Granado

Piloto é o primeiro brasileiro a vencer a prova e assume a ponta do campeonato. Foto: Reprodução / Facebook Eric Granado

Emoção para a família

O pai de Eric, Marco, acompanhou a corrida pela televisão. “São quase 14 anos de trabalho com o Eric. Algumas coisas acertamos; outras, erramos. Mas sempre estamos buscando o caminho correto. Antes da vitória existe um trabalho muito grande, de muito sacrifício, de treinamento. Esse campeonato (Europeu) é o último degrau antes de chegar no Mundial. Nessa equipe, a Promo Racing, uma das mais importantes para a formação de pilotos, já passaram o Alex Márquez (irmão de Marc), Aleix e Pol Espargaro, e tantos outros que já estão no mundial. Eles já estão preparando o Eric para o Mundial 2017, para que ele fique entre os 10 primeiros”, afirmou Marco.

Sobre a corrida, Eric disse que “foi um final de semana difícil. As condições não estavam boas, mas eu fiz o melhor possível a cada treino, a cada volta e consegui fazer a pole, no sábado. Hoje (domingo) não larguei bem, mas, aos poucos, durante a corrida, fui crescendo e melhorando o ritmo. Consegui fazer ultrapassagens e assumir a liderança até vencer a prova. Fiquei muito, mas muito feliz quando recebi a bandeirada. Realmente é incrível escutar o hino e levar a bandeira do Brasil até o lugar mais alto do pódio. Muito feliz mesmo. Agradeço a todos os patrocinadores e a todos que acreditam em mim. Essa vitória é para vocês!”, disse ainda no aeroporto de Valencia, de onde embarcou para um voo para Madri e, depois, para o Brasil.Separador_motos



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.