Publicidade

Acessíveis e com custo relativamente reduzido, os dispositivos para evitar o roubo ou furto e também para facilitar a recuperação de motocicletas quando ocorrer o roubo ou furto tornaram-se grandes aliados dos motociclistas. Sobretudo porque o preço do seguro ainda é muito caro e muitas seguradoras e corretoras sequer oferecem seguro para motos.

A opção pelos dispositivos de segurança – alarmes, rastreadores e bloqueadores – é uma boa solução. Contudo, o tema ainda coloca muitas dúvidas aos motociclistas, que acreditam que o uso destes dispositivos podem interferir no funcionamento da moto.

Para esclarecer estas dúvidas, Motonline ouviu três empresas especializadas que atuam no setor – Pósitron, Sascar e Tracker – para esclarecer algumas das dúvidas mais comuns dos consumidores. As perguntas são iguais a todas as empresas e cada uma respondeu da forma que entendeu mais adequada.

A utilização diária da motocicleta, nos mais variados terrenos, pode ocasionar problemas no alarme?

Publicidade

A motocicleta trepida mais que um automóvel e, pensando nisso, os fabricantes utilizam no desenvolvimento de seus alarmes soluções para garantir mais resistência ao equipamento, evitando danos ao dispositivo. Importante destacar que os equipamentos foram totalmente desenvolvido para motos e são resistentes a temperaturas altas, trepidações, poeira e água. No caso de rastreadores, mesmo se a moto estiver submersa é possível proceder com o rastreamento.

O Alarme ou outro dispositivo pode danificar a central de ignição da moto?

Alarmes ou rastreadores não danificam a central de ignição e nem outro componente da moto. Devido ao grau de sofisticação implementado no sistema de ignição, é fundamental que a instalação seja realizada em lojas especializadas. Normalmente os fabricantes oferecem treinamentos para os lojistas.

Por ser um veículo com uma bateria menor se comparado aos automóveis, instalar um alarme pode ocasionar perda da carga da bateria principal da moto?

Publicidade

Os alarmes e rastreadores foram projetados para ter um consumo mínimo e que não afete a carga da bateria principal da moto. Caso a motocicleta não seja utilizada por vários dias, o dispositivo diminui o consumo para valores seguros. A maioria destes dispositivos apresentam consumo de energia equivalente a uma lâmpada de led.

Caso a moto seja removida por um guincho ou mesmo uma picape, o alarme será acionado?

Sim. O sensor que detecta os movimentos laterais da motocicleta pode ser acionado e provocará o disparo do alarme. Há também alarmes que possuem o dispositivo conhecido como “acelerômetro”, sistema que monitora o movimento na moto, tanto horizontal quanto vertical, e que, da mesma forma, dispara o alarme caso aconteça uma tentativa de violação. Se a motocicleta estiver em uma situação em que seja necessário movimentá-la, pode-se ligar o alarme e desativar o sensor de movimento de forma provisória. Para transportá-la, aconselha-se utilizar o mesmo procedimento ou desligar o alarme. No caso de rastreadores, eles detectam o  movimento, mesmo com a ignição da moto desligada. Assim, as centrais de rastreamento e controle são informadas que a moto apresenta algum tipo de deslocamento. Deve-se destacar que há produtos cuja comunicação de rastreamento é baseada na radiofrequência, que permite localizar a moto mesmo em lugares fechados, ao contrário de produtos cuja comunicação é baseada em GPS / GPRS, que podem sofrer perda de sinal.

Pode-se instalar dois dispositivos diferentes numa mesma motocicleta sem que eles interfiram um no outro?

Publicidade

Apesar de ser tecnicamente possível, não se recomenda a instalação de dois alarmes em uma mesma motocicleta e que utilizem sistema de radiofrequência (controle remoto) pois, além de aumentar consideravelmente o consumo da bateria, um pode provocar interferência no outro e certamente o espaço físico limitado prejudicaria tal instalação.

É possível utilizar o controle do alarme para abrir o portão automático?

No caso de alarmes sim. Alguns alarmes foram desenvolvidos com controle de quatro botões que permitem abrir o portão da garagem. Mas é necessário adquirir um módulo de comando especial para portão eletrônico. Para rastreadores não se aplica tal funcionalidade.

Celulares podem desativar o alarme a distância?

Os alarmes possuem uma codificação própria para cada controle remoto e cada fabricante possui sua própria tecnologia para isso. No caso de rastreadores, por questões de segurança qualquer ação sobre os rastreadores de moto deve ser feita através das centrais de atendimento.

Existe algum alarme para motocicletas que corte o combustível?

Não. Os alarmes foram desenvolvidos com a funcionalidade de realizar o corte do start do motor de partida, seguindo a resolução 37/98 do Contran. Conforme essa norma, só é permitido realizar o bloqueio quando a ignição for desligada. Para evitar acidentes, não se recomenda o bloqueio ou corte de combustível da moto, pois qualquer acionamento indevido ou por equívoco do condutor poderia causar danos graves. Além disso, esta opção não é considerada para preservar a garantia da motocicleta, pois a instalação é sempre realizada de maneira a manter a garantia original da fábrica.

Instalar rastreador e alarme na moto pode ocasionar interferência no funcionamento desses dois equipamentos?

Não. Rastreadores e alarmes operam com tecnologias diferentes. Dessa forma, esses dois produtos podem ser instalados em uma mesma moto sem qualquer problema. O que precisa ser avaliado é a capacidade da bateria e o espaço disponível na motocicleta.

Ondas de rádio frequência podem interferir no funcionamento do alarme?

Não. Os alarmes são submetidos a testes de laboratório que simulam essas interferências. Testes práticos e em vários modelos de motocicletas também são exaustivamente executados, inclusive em regiões com alto índice de campos eletromagnéticos, como a Avenida Paulista, em São Paulo.

A instalação de alarme ou rastreador pode interferir na parte elétrica da moto?

Se forem seguidos todos os procedimentos presentes no manual, não há como o dispositivo interferir na parte elétrica da moto. Pode ocorrer o inverso caso a motocicleta esteja com velas, bobina, cabos e/ou gerador com algum problema. Por isso, é fundamental que a instalação seja realizada em lojas especializadas. Além disso, as empresas especializadas conhecem as motocicletas disponíveis no mercado de modo a conhecer o local ideal para a instalação do produto e garantir que não ocorra qualquer interferência no funcionamento da moto.

Alarmes e rastreadores podem ser instalados em qualquer moto?

Não existe qualquer restrição quanto a cilindrada, potência ou tamanho da motocicleta. Os alarmes e rastreadores são oferecidos para todos os tipos de motos e a instalação independe da cilindrada.

Como fica a garantia da fábrica se for instalado um alarme ou rastreador numa moto zero km?

Importante atentar para o fato de que qualquer componente não proveniente da linha de montagem das montadoras, como alarmes e travas podem interferir na garantia da moto se não instalados de maneira adequada. Recomenda-se consultar o fabricante da motocicleta para saber detalhes sobre este assunto. Entretanto, as empresas especializadas conhecem as motocicletas e desenham os processos de instalação de maneira a manter a garantia original da fábrica.

13. E o seguro, diminui o valor com a instalação de um rastreador ou alarme?

Muitas seguradoras oferecem descontos para motos que tenham dispositivos de segurança instalados. Algumas até recomendam que se instale algo. No entanto, descontos também podem depender da avaliação de perfil do segurado feito por cada uma das seguradoras.