Publicidade

Apresenta‡Æo especial acontece durante curso para engenheiros das  reas de petr¢leo e g s, promovido pela SMARTtech, de 11 a 15 de setembro, na UFRJ.

Como estÆo os avan‡os da engenharia para ajudar a ind£stria mundial a oferecer produtos mais confi veis e dur veis ao consumidor. O assunto ‚ o tema da palestra ‘Fadiga’ que o professor John Draper, uma das maiores autoridades do mundo no processo de fratura progressiva em produtos, ministra no dia 11 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista da universidade inglesa Safe Technology, John Draper vai apresentar os £ltimos avan‡os na  rea de fadiga de materiais utilizados pela ind£stria.

A palestra de John Draper abre um curso especial sobre fadiga e durabilidade, que se estende at‚ dia 15, na Coppe (Coordena‡Æo dos Programas de P¢s-gradua‡Æo de Engenharia), da universidade, e tem como p£blico-alvo engenheiros do segmento de petr¢leo e g s interessados em aprender como tirar melhor proveito das novas tecnologias e processos de fabrica‡Æo.

O estudo da Fadiga est  diretamente ligado … necessidade humana de produzir produtos e bens dur veis e confi veis destinados a desempenhar, com eficiˆncia, a expectativa do consumidor. Com o avan‡o de outras tecnologias, como a computacional, principalmente, a  rea da durabilidade ganhou novas ferramentas que tˆm permitido aos engenheiros projetar produtos inteiros diretamente em uma tela de computador e por meio de modelos matem ticos que simulam o mundo f¡sico real.

Publicidade

O encontro ‚ uma iniciativa da SMARTtech Mecƒnica, empresa do Grupo SMARTtech, fornecedora de softwares de simula‡Æo para engenharia e representante exclusiva do ABAQUS no Brasil. O ABAQUS ‚ uma ferramenta de simula‡äes mecƒnicas complexas e nÆo-lineares, considerando os mais diversos fen“menos f¡sicos necess rios para a realiza‡Æo de prototipagem digital de mecanismos estruturais. A tecnologia permite realizar diversas an lises acopladas, como estruturais, t‚rmicas e el‚tricas.

O curso faz parte de uma s‚rie de atividades sobre simula‡Æo na ind£stria de petr¢leo e g s a serem realizadas na universidade at‚ o fim do ano. As inscri‡äes para os cursos estÆo abertas e podem ser feitas com Jacqueline, na SMARTtech ([email protected] ou 11.3168-3388).

“Estes cursos constituem uma oportunidade para os profissionais aprenderem mais sobre o tema com quem mais entende do assunto”, ressalta Anselmo Fioranelli J£nior, engenheiro da SMARTtech Mecƒnica.