Publicidade

Os jovens que se preparam para solicitar est gio ou emprego devem tomar cuidado com a utiliza‡Æo da internet: as agˆncias e as empresas j  estariam pesquisando o Orkut e outros sites de relacionamento em busca de referˆncias dos candidatos …s suas vagas.

Vincula‡äes ou relacionamentos com comunidades de internet mal vistas podem comprometer boas oportunidades profissionais.
O alerta foi feito por especialistas em treinamento durante o II Ciclo de Depoimentos Profissionais, do Programa de Educa‡Æo do Adolescente para o Trabalho (PEAT), da Prefeitura de SÆo Bernardo, realizado na sexta-feira, 1§ de junho, na Faculdade de Direito de SÆo Bernardo.

Criado em 1991, o programa busca inserir jovens pobres no mercado de trabalho, com apoio em trabalho formativo e em bolsa est gio em ¢rgÆos da Prefeitura.

Da mesma forma que os adolescentes, os especialistas tamb‚m disseram ser oriundos de fam¡lias pobres e deixaram sugestäes para ˆxito profissional. A principal sugestÆo foi a de que os jovens devem continuar a fazer o projeto de carreira profissional de acordo com os pr¢prios sonhos e anseios.  a melhor forma de enfrentar as r pidas transforma‡äes do mercado de trabalho.

Publicidade

Como enfrentar o medo e formar conceito- Um depoimento que chamou muito a aten‡Æo dos adolescentes no II Ciclo de Depoimentos Profissionais foi o da assistente social Marta Aparecida de Oliveira Fran‡a, que atua na Mahle Metal Leve, em SÆo Bernardo, como profissional de Recursos Humanos. Ou seja, ela decide sobre contrata‡äes.

Marta relatou aos jovens situa‡äes de conflito nas empresas, por inveja ou outras posturas, que eles devem habituar-se a enfrentar com paciˆncia, pois contribuem para a maturidade e a conquista de confian‡a. Ela recomendou que todos os adolescentes, antes de iniciarem um curso t‚cnico ou superior, procurem os servi‡os de teste vocacional oferecidos gratuitamente pelas faculdades.

A assistente social falou dos medos que os jovens enfrentam durante o processo de procura do emprego e das entrevistas. Alguns dos truques sÆo o de aprender a trabalhar com a respira‡Æo, seja antes de sair de casa, seja na hora da entrevista, para conter o nervosismo. A boa prepara‡Æo tamb‚m ajuda a conter a ansiedade, pois isso d  confian‡a. Outro elemento de confian‡a ‚ o jovem acreditar que ‚ capaz e mostrar entusiasmo em tudo o que faz.
Na hora da contrata‡Æo, segundo ela, os aspectos que mais pesam na an lise dos candidatos sÆo a postura, o relacionamento interpessoal, demonstrar vontade de aprender, iniciativa, conhecimentos de inform tica, trabalho em equipe e entusiasmo.

Ela aconselhou os adolescentes a serem cuidadosos nos seus grupos no Orkut para nÆo prejudicarem suas imagens perante as empresas.

Publicidade

Como come‡ar a “fazer dinheiro” – A professora Sandra Roseli Leite Dotto, da Secretaria de Educa‡Æo e Cultura, indicou oportunidades no mercado de trabalho para que os jovens levantem dinheiro para seus projetos ou mesmo iniciem carreiras profissionais. Uma dessas  reas ‚ a de lazer, recrea‡Æo e festas, em que ela tem atuado, pois possibilita presta‡Æo flex¡vel de servi‡os em buffets, restaurantes, viagens, hot‚is, escolas, agˆncias de turismo, com hor rios flex¡veis, trabalho em fins de semana, entre outros aspectos