Foto: Kawasaki ZX 636

Esportiva, tombo, dentes, roubo, capacete etc

Foto: Kawasaki ZX 636

Foto: Kawasaki ZX 636

Tio tite, um amigo meu est  querendo comprar uma super esportiva de 600cc da Honda ou Yamaha!. At‚ entÆo ¤ conhe‡o nenhuma super esportiva da Yamaha! Vc conhece alguma? Considerando que sobrou s¢ a Honda, qual seria melhor no valor de 30 mil? Se tiver alguma outra melhor de outra marca que VALHA A PENA, me fala tb, por favor!
Rodrigo – Bras¡lia-DF
Sim, existe a Yamaha R6 que ‚ espetacular e a Kawasaki 636, mais sensacional ainda, tem at‚ mat‚ria dela aki no Motonline.

Tombo
Tio, Levei um chÆo no £ltimo s bado com a minha Tornado e at‚ agora nÆo entendi o motivo da queda. Uma curva um pouco fechada, entrei a uns 35 km/h, um pouco deitado (nÆo muito) e quando assustei estava no chÆo (foi muito r pido). NÆo sei se a moto saiu de frente ou de traseira. Por sorte estava bem equipado e nÆo tive nada mais que os dois joelhos ralados. Como agradeci ter pago caro por uma boa jaqueta e um bom par de luvas! Ufa! Ah, a moto nÆo estragou nada! Estou esperando ansiosamente pelo seu curso de pilotagem. A t‚cnica do contra-ester‡o melhorou muito a minha pilotagem, mas creio que preciso de muito mais! Grande abra‡o e quando aparecer em BH vou te levar pra comer um Chouri‡o! He he he!
Arthur Mineirim
Primeiro deixa de ser mentiroso porque ningu‚m cai a 35 km/h! Vc tava ‚ a uns 60! Quanto ao curso, aguarde, estou negociando a volta dele.

Foto: Corrente

Foto: Corrente

Dentes
Tite, Gostaria que vc me tirasse uma d£vida: Tenho uma Honda Bros 125 com 10600km rodados e a corrente dela j  est  na £ltima regulagem. O pinhÆo e a coroa estÆo bons, mas a corrente, mesmo na £ltima regulagem j  come‡a a apresentar folga. 1)  seguro mandar tirar 1 ou 2 dentes da corrente? 2)Isso pode ser feito na autorizada? 3) Caso eu fa‡a isso, tem risco da corrente partir-se na nova emenda? 4) posso utilizar lubrificante spray tipo whitelub para lubrificar a corrente?
Guilherme – JoÆo Pessoa – PB
1) NÆo se deve tirar elos de corrente, quando acaba a regulagem ‚ hora de trocar a corrente, mas as vezes pode-se manter a coroa e pinhÆo. 4) NÆo, vc deve usar lubrificante espec¡fico, ou ¢leo 90, ou graxa, se vc nÆo rodar na terra.

Roubo
Ol ! visito este Website com muita freqˆncia, e acho que o conte£do aqui apresentado, ‚ otimo para informar e criar opiniäes. eu dei uma procurada na internet sobre roubo/furto de motos, e nÆo achei algo que ajude a evitar ou mesmo dificultar essa situa‡Æo. acho interessante se fosse disponibilizado algo referente sobre esse assunto.
Ton – Curitiba, PR
E nÆo vai achar mesmo, porque at‚ hoje nÆo conheci nenhum sistema antifurto confi vel e quase morri atropelado quando o alarme da minha desligou em plena avenida!

Capacete
Depois de ler a coluna do Paulo Couto sobre importa‡Æo de produtos, acabei acessando o www.”X” e gostei de um capacete l  (parece o do tacoberry do loucademia de policia). Mas fiquei pensando: os capacetes estrangeiros nÆo tˆm selo do inmetro. e a¡, se usarmos podemos ser multados?
Thiago – Cataguases / MG
Excelente pergunta: realmente alguns anenc‚falos que redigem as leis se esquecem que existem outros ¢rgÆo de inspe‡Æo no mundo tÆo ou mais rigorosos que o nosso Inmetro.  o caso do DOT americano e SAE ou DIN europeus. Mas nÆo se preocupe, basta mandar plotar um adesivo igual ao do Inmetro e colar no seu casco gringo sem problemas. Os donos de capacetes coc“zinhos j  fazem isso h  d‚cadas.

Combust¡vel
Tite, sei que vc ja respondeu no faq sobre o melhor combust¡vel a ser usado, que deve ser o que est  no manual, mas quero saber sua opiniÆo entre os combust¡veis premium, podium, supra ou v-power para motos carburadas e injetadas.
Bruno – Volta Redonda, RJ
De fato j  respondi centenas de vezes essa pergunta, por isso nÆo vou responder mais porque essas petroleiras todas tamb‚m desprezam solenemente o Motonline. Se vc der busca na nossa ferramenta Google encontra as respostas.

Pneu
Tite, tudo bem? Coloquei na roda traseira um Metzeler 120/80-18, e o que eu tinha antes era 100/80-18, agora quando fa‡o as curvas mais abusadas, noto que a roda traseira trepida, isso ‚ normal por o pneu ser novo? a roda j  foi balanceada. e minha moto ‚ uma Cb 450 91, no manual diz que a 5 marcha ‚ at‚ 120 km/h, e realmente ‚ melhor andar em quinta nessa velocidade, mas por minha moto ja ser antiga, existe algum problema maior em andar em 5§ marcha a 110/120 km/h? ou devo sempre andar em sexta acima dos 100?
Murilo – Joinville SC
Viu? Quem mandou desobedecer o Tio Tite e colocar pneu mais largo, agora vai ter de fazer curvas bem devagarinho. Sua moto tem mais de 15 anos, obviamente que tem de respeitar limites menores de velocidade nas marchas.

Vaselina
Estou com uma ENORME d£vida, que nÆo consegui achar a resposta ainda: Moro de frente pra praia. Lavo a moto uma vez por semana. Gostaria de saber se ‚ aconselhavel passar VASELINA LIQUIDA apos as lavagens para evitar o salitre e consequente ferrugem, ou, a QUEROSENE ‚ a melhor maneira? (Ja li a materia sobre lavagem aqui no site)
Leandro – Salvador – Ba
BÆo, a menos que vc nÆo queira ter rela‡äes mais ¡ntimas com sua moto esque‡a a vaselina! Use uma capa protetora quando mantiver a moto parada, lave apenas com  gua pelo menos uma vez por semana e mantenha o querosene longe dos freios! Pode-se aplicar sprays espec¡ficos nas partes cromadas, mas relaxe, a sua moto j  foi projetada pensando em quem vive nos 5.000 km de litoral brasileiro.

Pintura
possuo uma XT 225 e meu £nico problema com ela ‚ o seguinte : pintura do tanque. O antigo dono deixou cair fluido de freio em cima do tanque , estragando a pintura, s¢ que NINGUM consegue pintar sem que dˆ bolha, gostaria que por favor me desse uma ajuda de como pintar ele pois j  nÆo sei mais o que fazer, ou se de repente algum outro tanque (XT, XTZ) poderia ser colocado no lugar desse.
Luiz – Rio de Janeiro
 parece que vc tem problemas, porque nenhuma empresa de pintura de motos anuncia aqui, logo nÆo podemos indicar nenhuma.

Pipocos
E ai Tite blz?Me tira uma duvida tenho uma Tdm 225 2001 com 60.000km so uso gasolina Podium porem fiquei uns 20 dias sem ligar a moto,quando botei pra funcionar pegou na primeira ate ai tudo normal entÆo fui dar uma volta ela mau conseguia chegar a 60km/h e quando eu reduzia ela come‡ava a dar uns pipocos no escapamento depois de uns 30minutos em funcionamento ela melhora um pouco,entÆo o que vc acha que possa ser?Pode ser alguma regulagem que eu mesmo possa fazer? O Filtro de ar ‚ 0km.
Itamar – SÆo Gon‡alo/Rj
As TDM tˆm problemas cr“nicos na bobina, dˆ uma olhada. Se estiver OK, verifique os giclˆs e a filtrinho do tanque de gasolina.

Moto do Ano
Tite! Aqui, quem vos escreve ‚ o “leitor do ano da Revista Duas Rodas de 2005″. Que saudades rapaz! Faz um ano! snif, snif. Fa‡o votos que estejas l  este ano e, por favor, de uma pr‚via pra n¢s pobres mortais; conte das meninas pra n¢s. Bacana saber dos bon‚s e das camisetas. T“ comprando! Grande abra‡o!
Samuel – Jundia¡-SP
Samuca, me tiraram do Moto do Ano, coincidentemente depois de uma viagem dos jornalistas ao JapÆo a convite da Yamaha.