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Foto: Honda CBR 125R

Foto: Honda CBR 125R

Vcs sabem se a Honda ou outras montadoras tem interesse em lan‡ar modelos de baixa cilindrada esportivas?. Acho que seria um grande sucesso ja que todos sonham em ter uma super esportiva por‚m as condi‡äes financeiras de nosso pa¡s este sonho ‚ somente para poucos. Navegando pela internet fiquei impressionado com os modelos que a Honda comercializa em Portugal as CBR125, esportiva com a cilindrada que cabe em nossos bolsos.
RAFAEL – BELO HORIZONTE-MG
Rafa, vc pagaria R$ 12.000 em uma 125 esportiva com motor de refrigera‡Æo l¡quida e inje‡Æo eletr“nica? Eu nÆo, nem a maioria dos brasileiros. Acho que isso responde sua pergunta. Na Europa essas motos sÆo destinadas a jovens acima de 15 ou 16 anos. NÆo se vˆ um marmanjo de 30 pilotando uma 125 esportiva porque ele compra uma 250, 500 ou 1.000. E eu j  avisei: entrar em sites europeus pode causar depressÆo profunda!

Sundown
, a Sundown est  matando a pau no marketing! Depois da 1a. supermotard de s‚rie do Brasil e da campanha da super garantia, hoje ela me surpreendeu de novo! Fui fazer o exame pr tico pra obter a CNH-A. Aqui no Distrito Federal todos os aspirantes a motociclistas fazem o exame pr tico no mesmo lugar, e qual nÆo foi a minha surpresa ao me deparar, no meio daquela multidÆo de motociclistas, com um carro que trazia no reboque uma Sundown STX 200 amarela, (muito linda) e uma MAX SED para exposi‡Æo. Mais um ponto pra essa marca que promete mexer com o mundo das duas rodas, n¢s s¢ temos a ganhar!
Wagner – Santa Maria, DF
Eu vejo a Lua, eu vejo o Sol, eu vejo minha filha crescer a cada dia que passa, mas eu nÆo consigo ver a danada da STX 200 no site da sundown, e quando sai o teste completo dela?
Claudius – Indaiatuba/SP
Hahhaha, esse Claudius ‚ um poeta! Por enquanto vai curtindo a foto dela. Tb estou esperando!

Foto: Sundown STX 200

Foto: Sundown STX 200

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Correia
Estou com uma d£vida! Tenho HONDA CG 125cc. Gostaria de saber se ‚ poss¡vel adaptar o sistema de correia dentada na minha moto. Acredito que seja mais eficiente, menos barulho e menos sujeira. Se for poss¡vel. Quais pe‡as? Quais medidas? Vida £til ‚ igual a corrente?
Rodrigo – CTBA, PR

Malucos
Dr. Ttterman, qual seu diagn¢stico para aqueles doentes que adoram enrolar todo o cabo da cegezinha, se deitar no tanque e fazer estripulias no trƒnsito se achando um Rossi, Roberts ou Capirossi ?
Josu‚ – SÆo Leopoldo – RS
SÆo os “neur¢ticos mot¡acos velocistas”, eles acham que cada sem foro ‚ uma largada e na frente deles s¢ admitem a roda dianteira. Geralmente foram crian‡as hiperativas na escola e tiravam nota baixa. De tanto levar pedala dos pais ficaram xaropes. A terapia taxid‚rmica vem com o tempo: uma bela traulitada na traseira de um t xi costuma curar o indiv¡duo!

Aspirado
Tite, voce que ‚ o cara, sabe de “quase tudo”, gostaria que voce me explicasse qual (quais) a (as) principal(ais) diferen‡as entre um motor “normal” e um Aspirado. Te espero para comer aquele rodizio de CamarÆo aqui em jampa! Gustavo – Praia do Po‡o, PB
Como assim “quase tudo”? Eu SEI TUDO! Gus, vai comprando um kilo de lagostim, por favor. Seguinte todo motor que nÆo ‚ turbo Jµ  aspirado. Existe um bando de nego man‚ que acha que motor “aspirado” ‚ um motor preparado. Todo motor convencional funciona por pressÆo atmosf‚rica, ou seja ASPIRA, o ar pelo sistema de alimenta‡Æo, seja carburador ou inje‡Æo. O motor turbo comprime a mistura por meio de uma turbina (ou blower), por isso recebe o nome de TURBINADO, ou TURBOCOMPRIMIDO. NÆo ligue para os pregos que comentam “vou mandar aspirar meu motor”, s¢ se ele passar um aspirador de p¢!

Livro
Tite, comprei o seu livro, e ele chegou em tempo. Minha moto foi pro mecƒnico dar um tapa, por que eu tive uma Atra‡Æo Fatal. Foi ai que eu pude aproveitar pra ler nas longas viagens Guarulhos/ Vila-Ol¡mpia onde trabalho! S¢ ‚ uma pena que eu tenha lido o livro inteiro em um dia e meio de viajem e hoje vou ter que comprar qualquer coisa pra ler! Parab‚ns pelo livro, material de qualidade (papel, capa, impressÆo e textos), bem revisado, e as cr“nicas sÆo excelentes! Pra quem presta aten‡Æo, fica claro que os seus textos novos sÆo muito melhores que os antigos, seu estilo melhorou muito! Aguardo o pr¢ximo livro, mas enquanto isso, vou acessando o motonline!
Leandro – Guarulhos, SP
Vc ‚ um leitor atento! As primeiras cr“nicas sÆo de 1983 a 1990, com o tempo o “escritor” foi apurando a t‚cnica de cr“nica. Foi bom comentar porque eu deveria ter colocado as datas em cada texto! O volume 2 ter  apenas textos in‚ditos, novos e sobre assuntos variados, nÆo s¢ de moto!

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Usada
Dilecto Tio Tite, Lendo as perguntas dos leitores do dia 19/1, me atentei por uma intitulada “USADA”. Gostaria de saber uma coisa, baseado em que e porque vc recomenda comprar uma moto com maior cilindradas usada ao inv‚s de uma menor zera? Seria por questÆo de aprecia‡Æo a alta velocidade? A e como os demais leitores expressarÆo a suas opiniäes aquele macacÆo amarelo ‚ chegay!
Gustavo – Ituiutaba – MG
Baseado em 25 anos de experiˆncia como piloto de teste e instrutor de pilotagem e mais 37 anos como motociclista! Moto grande nÆo ‚ sin“nimo s¢ de maior velocidade, mas de melhores pneus, freios, retomadas de velocidade, capacidade de carga etc. Uma 500 ‚ mais segura que uma 250, que ‚ mais segura que uma 125 e assim por diante. Proporcionalmente a 250 tem suspensÆo e freios dimensionados bem acima da sua velocidade m xima, se comparada com uma 125.

Curioso
Tite, tenho trˆs perguntas que gostaria que vc me respondesse por curiosidade: 1) Quantas e quais sÆo as motos que vc possui; 2) Qual foi a moto que vc andou at‚ hoje que mais gostou (marca/modelo); 3) Vc diz que as motos de pista usam o cƒmbio invertido (primeira marcha pra cima e o resto pra baixo). Como se faz essa altera‡Æo? Tem de abrir a caixa de marchas ou se faz por meio de varetas/engrenagens pelo lado de fora?
Luis – Florian¢polis (SC)
1) Tenho uma SpeedMaster 650 que adoro e s¢! 2) foi a primeira Yamaha XT 600 T‚n‚r‚ que pilotei. Fiquei tÆo impressionado que comprei uma logo depois do teste e me arrependo at‚ hoje de ter vendido. 3) Basta inverter o bra‡o de acionamento, nÆo precisa mexer na caixa.

2T
Cade as 2t de novo? ja faz quase 10 anos que sairam de producao aki no lisarb, sera que ninguem viu (desculpa sr.Genichi) que estes motores podem ter potencia especifica muito maior e com muito mais facilidade/baixo preco que 4t,um exemplo a aprilia rs250 preparada para corridas que tem potencia divulgada de 100cv e peso de 95kg.o que nos da a especifica de 400cv/l, alguem conhece alguma mil com 400cv? pois a maquina eleita como a mais eficiente do mundo HONDA/RCV211 tem aprox 260 cv.
Fernando – SÆo SebastiÆo do Paraiso – M.G
Ih, mais um ¢rfÆo dos motores 2T. Para fazer um motor 2T hoje em dia que se enquadre nas limita‡äes de emissäes ficaria tÆo caro quanto um 4T com mesmo rendimento espec¡fico. Por isso os 2T s¢ sÆo usados em scooters, mas tb vÆo desaparecer quando entrarem normais mais severas. NÆo compare com motos de competi‡Æo que ‚ outro departamento. Hoje as cross 250 4T sÆo mais potentes, econ“micas e resistentes que as 125 2T de poucos anos atr s.