Publicidade

Esse mercado não está "legal"!

Vez por outra tento, disse tento, trocar minha moto ou carro, e observo que temos j  h  algum tempo uma pr tica comercial muito interessante, silenciosa, rasteira, e quase popular.

Na passagem por sites de venda, jornais e outras publica‡äes especializadas, j  nÆo sÆo dif¡ceis em se encontrar an£ncios de ve¡culos com pre‡os bem baixos e com condi‡äes bem especiais, aparentemente “grandes oportunidades”.

Buscando maiores detalhes podemos constatar :

Publicidade

Ve¡culos vendidos com o valor de multas chegando a ser at‚ superior ao pr¢prio valor do bem.
Ve¡culos vendidos com documentos porem nÆo em nome do vendedor, e cabendo ao comprador buscar “formas” de passar a documenta‡Æo em seu nome.
Ve¡culos sem nenhum documento, e at‚ com a informa‡Æo pelo vendedor em nÆo se emitir recibos.
Ve¡culos vendidos com placas porem somente com as famosas notas de leilÆo.

Tudo isso aparentemente inofensivo e atualmente bem comum, porem gerando problemas a curto e m‚dio prazo que fatalmente por  em cheque todo o modelo comercial veicular existente.

A partir do momento em que se menospreza o sistema comprobat¢rio da propriedade, toda uma situa‡Æo ‚ gerada e suas complica‡äes agu‡adas.

Tente imaginar um circulo vicioso se formando com o inicio na compra de ve¡culos em leilÆo, compra de ve¡culos roubados, venda de pe‡as de modo ilegal, e assim por diante.

Publicidade

A situa‡Æo socioecon“mica no pa¡s realmente nÆo est  exemplar e em muitos casos somos impelidos a procurar pre‡os competitivos e assim, a causa gera o efeito, compramos o pre‡o e nÆo conseguimos enxergar que estamos fomentando a criminalidade.

Reclamamos contundentemente sobre os altos valores dos seguros, e pelos altos pre‡os praticados pelo setor de auto / moto pe‡as, agradecendo a Deus aquele “desmanche” amigo da esquina, ou aquela lojinha de pe‡as usadas e/ou “recuperadas” da regiÆo.

Estamos tapando o sol com a peneira; o pr¢ximo veiculo a ser roubado poder  ser o nosso, toda e qualquer multa que nÆo pagamos e deixamos acumular ir  fazer com que as corre‡äes futuras da carga tributaria seja majorada, as pe‡as ou partes adquiridas de forma irregular ir  gerar uma redu‡Æo no recolhimento de impostos lesando a na‡Æo na figura de seus contribuintes.

S¢ apontar nÆo basta; faz-se necess rio apresentar algum tipo de solu‡Æo, e no meu entendimento, as autoridades deveriam vincular os “nus gerados em um veiculo ao CPF do propriet rio e nÆo ao veiculo, como ‚ feito hoje.

Publicidade

Quando se for fazer um leilÆo de ve¡culos apreendidos, e j  se tendo o “nus anterior agregado ao CPF do antigo propriet rio, o novo comprador teria o referido veiculo com um novo RENAVAN de ficha limpa, podendo document -lo sem problemas.

Tenho plena no‡Æo que nÆo ter¡amos o fim de praticas il¡citas porem acredito que assim haveria uma redu‡Æo consider vel.

Fora isso, a popula‡Æo teria uma maneira honesta para adquirir ve¡culos usados a um custo baixo, e document veis …