Publicidade

A mais importante plataforma t‚cnica e de neg¢cios orientada para o segmento OEM dos setores automotivo e aeroespacial da AL, o Congresso acontecer  de 21 a 23 de novembro, em SÆo Paulo.

Ajudar a preparar o estudante para assumir a engenharia da mobilidade no futuro.  com este objetivo que o XV Congresso e Exposi‡Æo Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, a ser realizado de 21 a 23 de novembro, no Transam‚rica Expo Center, em SÆo Paulo, criou agenda especial para estudantes de engenharia. As principais atividades para este p£blico serÆo realizadas no dia 22 de novembro, com palestras gratuitas sobre a participa‡Æo do estudante de engenharia no desenvolvimento de tecnologias, al‚m de outros temas como motor biocombust¡vel e agroneg¢cio. O acesso de estudantes de quarto e quinto ano de engenharia ao Congresso no dia 22 ‚ gr tis com a apresenta‡Æo de carteira de identidade escolar.

No dia 22, a partir das 13h, haver  apresenta‡äes de projetos de empresas juniores da Poli/USP e da Unicamp. O painel inclui palestra com o professor S‚rgio Mascarenhas, coordenador geral da Rede de Inova‡Æo e Prospec‡Æo Tecnol¢gica para o Agroneg¢cio, da USP, intitulada “A importƒncia do agroneg¢cio tropical para energias alternativas, log¡stica e transportes”.

Os estudantes terÆo, ainda, o painel ‘Futuros Engenheiros’, a partir das 15h, com apresenta‡Æo de G bor J nos De k, presidente da SAE BRASIL, sobre o papel da SAE BRASIL na abertura de perspectivas para estudantes. Besaliel Botelho, presidente do Congresso SAE BRASIL 2006, falar  sobre participa‡Æo dos estudantes de engenharia no desenvolvimento de novas tecnologias. A palestra “Motor a Biocombust¡vel” est  a cargo do professor Francisco Nigro, diretor do Instituto de Pesquisas Tecnol¢gicas da USP, …s 16h15.

Publicidade

Para ilustrar o talento do estudante de engenharia brasileiro, o Congresso SAE BRASIL 2006 conta com um estande exclusivo de projetos desenvolvidos por alunos de diversas institui‡äes de ensino, que expäe um ve¡culo Baja, um aviÆo em escala reduzida e um carro do tipo F¢rmula SAE, campeäes de competi‡äes nacionais e internacionais, al‚m de um prot¢tipo de helic¢ptero e minilaborat¢rio de ve¡culos e motores.

VISITA · FORD – No dia 24 de novembro, um grupo com 25 estudantes visitar  as instala‡äes da Ford Caminhäes, em SÆo Bernardo. Interessados em participar da visita devem se inscrever pelo site www.saebrasil.org.br at‚ dia 10 de novembro.

Segundo o eng§ Ariel Jos‚ Soares, diretor do Comitˆ de Atividades Acadˆmicas, a participa‡Æo do estudante no Congresso SAE BRASIL 2006 vai permitir ao futuro profissional interagir com o que existe de mais moderno em tecnologia da mobilidade. “O Congresso SAE BRASIL ‚ uma grande janela, pela qual o estudante pode enxergar as mais diversas  reas de atua‡Æo da engenharia, al‚m de ter contato com profissionais j  consagrados do mercado”, comenta.

Neste ano, o Congresso SAE BRASIL ‚ presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a Am‚rica Latina da Bosch, e tem como tema central ‘Sustentabilidade e a Matriz Energ‚tica Mundial – Contribui‡Æo da Engenharia Brasileira’. Assim, desde o in¡cio do ano, cerca de 150 volunt rios estÆo envolvidos na organiza‡Æo do evento, que contar  ainda com atividades voltadas aos setores Acadˆmico, Caminhäes e ânibus, Ferrovi rio, Manufatura, M quinas Agr¡colas e de Constru‡Æo, Motorsport, Tecnologia da Informa‡Æo e Ve¡culos de Passeio.

Publicidade

O Congresso SAE BRASIL re£ne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnol¢gico automotivo e aeroespacial do Brasil. “Nesta edi‡Æo temos a oportunidade de mostrar a excelˆncia da nossa engenharia em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que sÆo os combust¡veis e as fontes de energia para o futuro”, afirma Botelho.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro G bor J nos De k, ressalta a importƒncia desta edi‡Æo como um marco na hist¢ria da associa‡Æo. “Nos £ltimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnol¢gico da ind£stria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfei‡oamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto per¡odo, transformamos o Congresso no mais importante evento da engenharia da mobilidade em todo Hemisf‚rio Sul e em uma referˆncia para a troca de informa‡äes sobre novas tecnologias e tendˆncias de mercado”, afirma De k.

SERVI€O
Data: de 21 a 23 de novembro de 2006
Hor rios: dia 21, das 9h …s 19h; e dias 22 e 23, das 12h …s 20h30
Local: Transam‚rica Expo Center (rua Dr. M rio Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)
Como chegar: acesso pela av. das Na‡äes Unidas (Marg.Pinheiros), 18.591 – Pte. Transam‚rica.