Publicidade

A Passagem de Stelvio (Passo dello Stelvio, em italiano) é um trecho de rodovia localizada no norte dos alpes italianos de Bormio, dentro do Parque Nacional de Stelvio, quase fronteira com a Suiça, a 2.757 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Passagem de Stelvio: vista aérea do trecho de subida da montanha

Passagem de Stelvio: vista aérea do trecho de subida da montanha

Por suas curvas espetaculares o local é procurado pelos motociclistas italianos e dos países vizinhos que não se cansam de trafegar por essa rodovia encantadora, considerada por muitos como “o paraíso das motocicletas”.

Local adorado pelos motociclistas italianos e Suíços

Local adorado pelos motociclistas italianos e Suíços

Publicidade

A estrada original foi construído entre 1820 e 1825 pelo Império Austríaco, para ligar a antiga província austríaca da Lombardia com o resto da Áustria. Suas sessenta curvas fechadas são um desafio para os motoristas, mesmo os mais preparados. Até Stirling Moss saiu da estrada durante um evento de carros antigos dos anos 1990, provando a todos que essa estrada merece muito respeito por quem quer que seja que ouse trafegar por ela, de carro ou de motocicleta.

Localização geográfica

Localização geográfica: a noroeste da cidade de Trento (ITA)

Anualmente, no final de agosto, a estrada é trancada para o tráfego de veículos motorizados, quando é invadida por milhares de ciclistas

Anualmente, no final de agosto, a estrada é trancada para o tráfego de veículos motorizados, quando é invadida por milhares de ciclistas

Para fazer um passeio virtual pela Passagem de Stelvio basta clicar aqui . Durante o vídeo (10 min), observe duas coisas: primeiro a quantidade de motociclistas e depois um costume que está sendo esquecido pelos brasileiros, todos se cumprimentam ao se cruzarem na estrada.

Publicidade

Para ler sobre outra Estrada Fantástica (Lyserbotn Road), clique aqui


Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.