Tianmen_destaque_02_07

Estradas Fantásticas: Passagem de Tianmen – China

Em setembro de 2011 o mundo ficou conhecendo um lugar fantástico da China, até então desconhecido, quando foi divulgado um vídeo em que Jeb Corliss, utilizando uma roupa-asa, saltou de um helicóptero e atravessou planando um grande buraco em uma pedra situado na Montanha Tianmen, no Parque Nacional de Tianmen Mountain, Zhangjiajie, no noroeste da província de Hunan, China, local onde está instalado o “teleférico de passageiros em montanha mais longo do mundo”, com 98 carros, comprimento total de 7.455 metros e subida de 1.279 metros.

Jebb Corliss passa planando pela Caverna Tianmen com sua roupa-asa

Jebb Corliss passa planando pela Caverna Tianmen com sua roupa-asa

Além do teleférico – ou planando como fez Jeb Corliss -, existe outra forma de se chegar ao topo da montanha, que é utilizando-se uma estrada que leva os visitantes para a Caverna Tianmen, como é chamado o buraco natural na montanha, com altura de 131,5 metros, em cuja base há um grande templo construido originalmente na Dinastia Tang (618 a 907 DC). Hoje uma construção mais recente ocupa o local que recebe anualmente uma legião de turistas que vai até lá atraído também pela oportunidade de caminhar muitos quilômetros em passarelas suspensas nas altura, fixadas nas paredes da montanha, que inclui até piso de vidro que dá a exata noção da altura dos precipícios.

Quilômetros de passarelas que permitem caminhar nas alturas; em alguns pontos o piso é de vidro

Quilômetros de passarelas que permitem caminhar nas alturas; em alguns pontos o piso é de vidro

Mas vamos ao que realmente interessa, a Passagem Tianmen, estrada que por si só já é uma atração que justifica a visita à montanha Tianmen. São apenas 11 quilômetros e 99 curvas fechadíssimas, pois seu leito serpenteia nos paredões de pedra da montanha, verdadeira obra de arte da engenharia chinesa, construída em oito anos – 1998 a 2006. É o tipo de estrada em que o piloto (ou motorista) não pode desconcentrar de forma alguma, sob o risco de morte ao cair pelas altas encostas às margens do caminho. Lembra muito a nossa Serra do Rio do Rastro, localizada nas Serras Catarinenses, que foi objeto da série Estradas Fantásticas publicada no Portal Motonline.

Em seu ponto mais sinuoso essa estrada lembra a nossa Serra do Rio do Rastro

Em seu ponto mais sinuoso essa estrada lembra a nossa Serra do Rio do Rastro

Viajar por essa estrada seria o sonho de qualquer motociclista, suas curvas são um convite tentador para se conhecer a China, lugar recheado de estradas fantásticas, como o Túnel de Guoliang, outra matéria da série Estradas Fantásticas.

O difícil relevo da região exigiu muita criatividade dos engenheiros chineses

O difícil relevo da região exigiu muita criatividade dos engenheiros chineses

Localização geográfica:

Veja outras matérias da série Estradas Fantásticas:  clique aqui



Mário Sérgio Figueredo

Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.